google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)





























































Para que serve  a buzina?

Muita gente não suporta um ruído de buzina. Não podemos julgá-las. É chato mesmo estar naquele cochilo de sábado a tarde e escutar uma irritação dessas. Mas isso não é hora de dormir, dirão muitos. O que dizer então, de quem aciona a buzina à noite?

Mas a buzina é um avisador acústico, um item que todo carro deve ter obrigatóriamente, para poder rodar no Brasil. Se é um item para avisar, já se pode deduzir que foi feito para ser usado. Quando e quanto, depende de inúmeros fatores.
Razão e emoção apontam para o Smart, mas nem assim ele vende bem.


Ontem li uma notícia que me fez refletir um pouco e cheguei a essa afirmação acima. O diminuto Smart venderá menos que 100.000 unidades em 2010. Considerando que as vendas de automóveis no mundo são da ordem de 60 milhões de unidades por ano o Smart corresponde a apenas a uma pequena fração disso. É muito pouco! Tanto é que a Smart está pensando em ressuscitar o For Four. A última marca que vendia menos que 100.000 unidades por ano faliu, a Saab.

Foto: Autor
Este post poderia ter vários títulos e depois de lê-lo o leitor pode adotar o que achar mais pertinente:

- O céu está logo ali
- Autobahn na América do Sul
- Não somos criminosos
- Meu deus, como somos atrasados!
- ¡Macaquitos sí!
- Eles não nos roubam
- País de autoentusiasta
- Eu não serei você amanhã

Bastou um fim de semana em Buenos Aires para voltar à pátria amada deprimido. Isso sempre acontece após andanças pelo Primeiro Mundo, mas para mim foi a primeira vez após estar na Argentina.

Começa pelo aeroporto de Guarulhos, velho, feio, imigração em que um agente grita "Próximo" e só há três deles para liberar a entrada de brasileiros no próprio país. Qualquer aviãozinho hoje carrega 150 passageiros, portanto é fácil imaginar o tamanho das filas e, principalmente, a baixa velocidade com que se movem. Desrespeito absoluto.