google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Chamou a atenção a propaganda da Nissan, onde mostra o seu Livina lado a lado com Meriva e Idea em comparação direta, sem chavões do tipo "o volante mais redondo da categoria" e outras aberrações. Oferece um pacote aparentemente com melhor custo-benefício e chama os consumidores para testarem os carros e decidirem o embate. Apesar de ser um bom produto segundo o Bob, e de ter recebido algumas indicações de compra pela imprensa especializada, ainda vende bem menos do que seus concorrentes.

Já discutimos um bocado aqui no blog sobre preços dos carros, margens dos fabricantes e carga tributária. Tudo isso ainda é uma "caixa preta" para todos nós, então nos resta comparar o que nos é oferecido. Penso o seguinte: se a Nissan admite vender a Livina em pacote básico a R$ 43.900,00, com uma margem de lucro X, por que não a Grand Livina em versão similar e com margem semelhante? Num exercício comparativo, digamos que custasse por volta de R$ 49 mil reais. E por que a sugestão? Ora, em tempos de cintos de segurança para todos e cadeirinhas de bebê obrigatórias, uma família com dois filhos que resolvesse viajar levando mais dois amiguinhos dos filhos já se veria impossibilitada de fazê-lo dentro da lei com a esmagadora maioria dos modelos oferecidos no mercado.

A procura provavelmente seria grande, basta ver a quantidade de Kangoos e Berlingos com 3a. fileira de bancos adaptada que anda por aí. Na faixa de preço proposta, só encontramos o Doblò com um banco na 3a. fileira - 6 lugares - ou o Kangoo 7-lugares (esse, mosca branca, difícil de encontrar), ambos pequenos furgões nascidos para transporte de carga e adaptados para o transporte de passageiros. Com jeitão de carro de passeio, a faixa de preço começa por volta de R$ 60 mil com a veterana Zafira e acima disso com alguns modelos importados.

A Nissan oferece agora o Tiida sedã em pacote mais enxuto e com menor preço que a versão hatch, numa clara tentativa de abocanhar uma fatia dos sedãs pequenos mais equipados, com preços logo acima dos R$ 40 mil. A Grand Livina "básica" reinaria absoluta, ajudaria a consolidar o modelo como boa opção no mercado e alavancar também as vendas das versões mais bem equipadas e de maior margem de lucro. Enquanto isso, o mercado segue com os caixotinhos sobre rodas e as Zafiras seminovas.

AC
Caros leitores,

Neste mês de agosto estamos completando dois anos de blog. Foram dois anos de muito movimento e envolvimento dos colunistas do blog e dos leitores. Vocês também são parte integrante do AUTOentusiastas! Seus comentários valiosos, sejam apresentando bons contrapontos ou compartilhando experiências e conhecimento, ajudam a enriquecer nosso contato e assim multiplicar o autoentusiasmo. Muitos leitores se manifestam por e-mail falando sobre como o AUTOentusiastas é um estímulo para que eles mantenham sua paixão acesa. Essa troca é fantástica.

Ao longo do segundo ano tentamos nos aproximar mais da comunidade blogueira e das redes sociais como o Twitter e recentemente, o Facebook. O blog também convidou a todos os leitores da comunidade blogueira que enviassem os endereços de seus blogs sobre carros para serem listados na página inicial com a ideia de facilitar o contato e o relacionamento entre todos nós. Afinal sofremos todos da mesma paixão.

Quando o blog completou um ano de vida algumas personalidades do mundo automobilístico foram convidadas a falar sobre o seu autoentusiasmo. Alexander Gromow, Fabrício Samahá, Fernando Calmon, Jason Vogel, José Luiz VieiraJosé Resende Mahar contaram suas histórias em postagens exclusivas e espetaculares.

Neste segundo ano, para comemorar o aniversário, o AUTOentusiastas vai prestigiar a nossa comunidade com textos de blogueiros de destaque e exposição de fotos de dois fotógrafos autoentusiastas. Convidamos os blogueiros - em ordem alfabética - Fernando De Gennaro (De Gennaro Motors), Flavio Gomes (Blog do Flavio Gomes), Juliano "Kowalski" Barata (Blog do Mulsanne) e o  Renato Bellote (Garagem do Bellote) a escreverem sobre o seu autoentusiasmo. E convidamos os fotógrafos automobilísticos Fabio Aro e Leo Sposito a fazerem uma exposição de suas melhores fotos aqui no blog.

Além disso, aproveitamos a ocasião para melhorar a formatação da nossa página. Para facilitar a leitura aumentamos a largura da coluna central e o tamanho da fonte dos textos. Com isso esperamos deixar a sua leitura mais fácil e prazerosa.

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas pretende evoluir e se consolidar definitivamente como um dos melhores blogs sobre carros do Brasil.

E esperamos conseguir isso junto com vocês.

Um abraço dos colunistas do AUTOentusiastas.


A maioria dos entusiastas faz grande esforço para despertar em seus filhos o gosto pelo automóvel. Eu procuro evitar exagero, porque acredito que este tipo de coisa deve ser vocação e não algo imposto. Mas obviamente gostaria muito que um dos meus filhos seguisse meus passos.

Mas por enquanto parece que não acontecerá. A mais velha quer um VW New Beetle quando fizer 18 anos, e nem eu me oferecer em criar um lindo Fusca 1968 com um confiável e injetado motor de Kombi, freio a disco, som, teto de lona, e tudo mais, faz ela desistir desta idéia. Até fiz o impensável, e me ofereci a pintar o 68 como um Herbie, mas nada.

O João Pedro, por sua vez, tem apenas 5 anos ainda, e portanto ainda há esperança. O grande interesse da vida dele no momento são os "Bichos Bravos": leões, cobras, tubarões, águias, dinossauros carnívoros de todas as espécies, dragões, basiliscos, quimeras, e enfim...qualquer bicho que seja sedento de sangue. Carros, nem um interesse de passagem.

Mas outro dia, consegui usar isto a meu favor. Passeando com ele em uma exposição de carros antigos, notei que ele já estava ficando sem paciência, bem ao mesmo tempo em que chegávamos a um grupo de Pumas em exposição. Falei para ele que o nome do carro era Puma.

- Sabe o que é Puma, João?
- Não...
- É um leão do deserto, muito, mas muito bravo, sem juba, que é enorme e malvado.
- !!!!!! (cara de espanto, olhos arregalados) Nossa!
- E olha em cima do capô, no símbolo, a cara dele de boca aberta com os dentes para fora!

Foi o que bastou. O menino depois de ver todos os logos de Puma num raio de dois quilômetros, quis saber o que significavam os símbolos de todos os carros da exposição. Ficou feliz em ver a cobra e a cruz da alfa, o cavalo empinando e os chifres de veado no escudo da Porsche, a gravata borboleta da Chevrolet, e por aí vai. Passamos um tempo bem agradável vendo carros juntos, pela primeira vez.

Será que consegui despertar algo? Duvido, mas com certeza foi divertido!

MAO
Foto: autor

Há muitos anos vi no SBT uma matéria sobre o que faz o excesso de população, no caso de ratos. Começava com um número reduzido ocupado determinado espaço ordenadamente. Depois havia mais ratos e se notava alguma alteração de comportamento, uma certa hostilidade. Na terceira parte da matéria, uma quantidade enorme de ratos no mesmo espaço. Resultado: convívio impossível, um rato querendo acabar com outro.

Pensei nisso ao atravessar a rua na esquina daqui de casa coisa de dois meses atrás. Vi esse Peugeot estacionado sobre duas faixas de pedestres e na curva, sendo que no local carros vinham da transversal e podiam dobrar à direita.

Fiz a foto só para ter um exemplo de mau comportamento, mas a motorista  não gostou, perguntou seu eu não tinha mais o que fazer, ao que respondi polidamente.

O que tráfego denso, complicado e sem planejamento é capaz de fazer! Uma motorista assumir uma postura totalmente anti-social ao procurar resolver o seu problema. Não estava nem aí se os pedestres tivessem que desviar para efetuar a travessia da rua ou se motoristas tivessem que calcular a trajetória para fazer uma simples conversão à direita.

Sempre digo que essas coisas só acontecem porque o policiamento eficaz, educativo, pertence ao passado. Hoje o que interessa à autoridade de trânsito é ficar de olho - eletronicamente, claro - na velocidade e, no caso de São Paulo,  no cumprimento da restricão à circulação segundo o esquema da algarismo final da placa. No país todo,  olho em quem está se comunicando por telefone. Aí é olho mesmo, não tem câmera para isso.

Sabe o leitor o que é misoneísmo? É o medo, o pavor da novidade. Para muitos, e não é só no Brasil, o telefone celular é obra do demônio, capaz de causar as maiores tragédias, perdas de muitas vidas humanas. Mas no fundo, no fundo não é nada disso, é uma proveitosa fonte de arrecadação para prefeituras sedentas de dinheiro. Os três - velocidade, restrição à circulação e falar ao celular enquanto dirige -- devem representar tranquilamente mais de 90% da multas em São Paulo (60% no resto do país).

Eu duvido que, se a fiscalização de trânsito não se concentrasse nesses três pontos, essa moça do Peugeot fizesse o que fez.

BS