Já que nosso amigo
Bob Sharp comentou sobre os
novos motores FPT para o
Fiat Punto, podemos fazer uma avaliação do modelo antigo, equipado com motor
GM 1,8-litro.
No caso em específico, falamos do modelo
HLX,
intermediário entre o
ELX 1,4-litro e o Sporting 1,8-litro. Acima deles ainda há o T-
Jet 1,4-litro
turboalimentado, já na tendência do
downsizing, a de motores menores e
sobrealimentados.
O
Punto foi um dos últimos grandes lançamentos da
Fiat no Brasil de um modelo inteiramente novo no mercado, em 2007. Desenhado por
Giugiaro, foi um sucesso de público no
quesito design e interesse geral, e com as duas opções de motorização aspiradas, especialmente a
ELX de menor valor, fez suas vendas irem muito bem, obrigado.
Fora o
design da
carroceria, o interior é muito bem-resolvido, com um painel muito agradável e funcional. Os detalhes como molduras cromadas e acabamento em
piano black (preto brilhante) no console central mostram boa qualidade e preocupação com a aparência. Os bancos são confortáveis, mas poderiam prover um pouco mais de apoio lateral para reter melhor o corpo nas curvas um pouco mais rápidas. O espaço interno na frente é muito bom, mas se os ocupantes da frente forem altos, o pessoal do fundão vai ficar um pouco apertado, mas nada crítico. O espaço prático do porta-malas é um pouco melhor que de um Palio.
A posição de dirigir é um dos pontos altos do carro. O volante, equipado opcionalmente com os comandos do rádio e com
regulagem de altura e disttância, tem bom desenho e é confortável para longas viagens, sempre achamos uma boa posição que não cansa. O grande curso do movimento de ajuste de distância e a
regulagem de altura do banco permite que qualquer pessoa dirija o carro em
ótima posição. Curiosamente, a
logomarca do carro sugere uma pessoa sentada dirigindo, mas com os braços totalmente esticados, posição completamente errada de se dirigir.
O motor 1,8-litro é o mesmo da linha
GM, como da
Montana e do Corsa, com 114
cv no álcool, suficientes para o tamanho do carro. O motor não é tão liso como no Palio 1.8R, mesmo sendo (teoricamente) da mesma geração, mas no
Punto ele está um pouco mais áspero. O
torque em baixa rotação é bom para o trânsito de grandes cidades, para manobrar rápidas de mudança de faixa. Na estrada ainda falta um pouco, pois o carro em velocidade de cruzeiro, ao redor dos 120 km/h não fica tão responsivo quanto em velocidades menores, mas não chega a incomodar.
Em cidade, o consumo utilizando o álcool como combustível varia entre 7 e 8 km/l e na estrada chega aos 11 km/l. Na gasolina, faz respectivamente 9 e 14 km/l, em condição normal com um pouco de carga.
No geral, o
Punto agrada bastante, por ser um carro com desenho
atual, interior muito agradável e de bom gosto, e desempenho normal sem
pretensões. É uma boa opção para quem procura um
hatch um pouco mais refinado e de preço mediano.
MB