google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
O post do Alexandre Cruvinel de ontem sobre carrinho de rolimã me fez lembrar do início do curso pilotagem de avião, quando é dada aos alunos uma instrução importante em relação aos pedais usados para comandar o leme, mostrados no desenho acima.
Um dos textos dizia: "Quando se exerce pressão sobre o pedal direito do leme de direção, o avião gira ao redor de seu eixo vertical, deslocando-se o nariz do avião para a direita do piloto; quando a pressão é aplicada no pedal esquerdo, o nariz do avião se desloca para a esquerda do piloto. O uso do leme de direção confudir alguns alunos devido à experiência com trenós, onde o método de dirigir com os pés é exatamente oposto. Todavia, tal confusão desaparece com a prática".
Na mesma página, uma nota de rodapé esclarecia "Os carrinhos, tão conhecidos das crianças, também são dirigidos como os trenós".
O desenho digitalizado e as instruções acima constam do Boletim Técnico n° 4 publicado pela Diretoria de Aeronáutica Civil (atual Departamento de Aviação Civil) do Ministério da Aeronáutica, em 1947. Por ser uma tradução de obra americana, os instrutores daqui sempre lembravam que os carrinhos citados eram os de rolimã.
BS
Para quem achou que ia ser um passeio dos 908 HDi em cima dos carros da Audi, grande engano. 2010 foi o ano da revanche da Audi.
A velocidade dos Peugeots não foi o suficiente para vencer a resistência e competência dos alemães a bordo do R15 Plus, deixando os quatro rivais franceses para trás, e conquistando assim um incrível 1-2-3, liderados pelo carro 9.
Vencedores de Le Mans 2010
Largada
Desta vez, o "Mr. Le Mans", Tom Kristensen, ficou em terceiro, mas novamente no pódio da mais importante e incrível corrida de resistência do mundo.
Os 908 HDi eram em média dois segundos mais rápidos por volta que os R15 Plus, mas problemas mecânicos foram eliminandos os franceses, um a um, ao longo da corrida, até que na 17ª hora de prova, os R15 já estavam liderando em primeiro e segundo.
Aqui temos o resultado final que pode ser baixado em pdf.
Pela categoria GT1, uma incrível vitória da Larbre Competition com um Saleen S7R, indo contra os favoritos Aston Martin e Corvette. Na GT2, vitória da Porsche com a equipe Felbermayr Proton, deixando o brasileiro Jaime Melo fora da prova.
Mais detalhes da corrida ao longo da semana.
MB

Ou melhor, primeiras voltas. Acho que os mais jovens nunca devem ter andado em um carrinho de rolimã, mas para quem tem 40 ou mais, era uma das maneiras de se iniciar sobre 4 rodas. Eu nunca desci ladeiras com eles, por falta de uma perto de casa. Nossas corridas eram com alguém empurrando, o que limitava bastante a brincadeira, mas já nos dava uma primeira noção de velocidade nas curvas, ainda que o comando do "motor" fosse de boca e nem sempre conseguíamos diminuir a tempo. Guiar com os pés não era a melhor coisa (havia quem usasse cordinhas amarradas ao eixo dianteiro), mas era o que dava para fazer num carrinho básico. Era bem divertido, eu conseguia os rolamentos usados ali mesmo nesse concessionário VW, que nos fins de semana servia como parte da pista de testes. Bob com certeza conhece bem essa pista.
Quem aqui já pilotou um?
Foto: Divulgação Renault

Como eu só havia andado no Mégane de 2 litros no lançamento em 2006, pedi um à fábrica. Queria com câmbio manual e hoje os 2-litros só são disponíveis com caixa automática de quatro marchas. Para me atender, cederam-me uma station Grand Tour série especial Extreme, 2-litros a gasolina e seis marchas manuais, que ainda está na frota de imprensa mas em vias de desativaçào. A versão Extreme ainda existe, mas com motor 1,6-litro flex e caixa manual de cinco marchas somente.

Apesar da versão que está comigo não existir mais, confirmam-se as minhas impressões: que carro agradável, que engenhraria sadia! Tudo está visivelmente acertado, tudo no lugar. Da suavidade dos comandos de embreagem e câmbio à suspensão (McPherson dianteira, eixo de torção, traseira) que tudo filltra e ao mesmo tempo garante um comportamento esportivo na hora de exigir dela, com os corretos pneus 205/55R16. Ou seja, carro europeu na sua essência.