google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Está sendo definido o grid de largada para a 24 Horas de Le Mans deste ano, que se realiza neste próximo fim de semana.
Novamente, os leões diesel da casa estão levando a melhor sobre os visitantes germânicos. As quatro primeiras posições são de Peugeots 908, seguidos de três Audis R15 Plus, e só depois começam os carros a gasolina, com os três Lola-Aston Martin.
Mais uma vez, a diferença de melhor volta é favorável aos 908, com quase quatro segundos de vantagem entre o melhor carro de cada marca.
A Aston Martin lidera a busca pela pole na categoria GT1, enquanto que na GT2 o brasileiro Jaime Melo foi o mais rápido de Ferrari, "apenas" quarenta segundos atrás do pole.
Vale lembrar que atualmente o traçado possui 13.629 metros, e a pole do 908 foi no tempo de 3:19.711, assim entendemos por que há uma diferença tão grande entre os tempos de volta. Mesmo a famosa reta de Mulsanne sendo quebrada por dois "S" para reduzir velocidade, o trecho de aceleração e velocidade máxima é muito grande, e os carros P1 mais potentes disparam na frente dos demais.
Os tempos da primeira sessão de qualificação podem ser vistos aqui em PDF.
Mais informações ao longo dos dias!

Atualizado: correção, ainda não é o grid definitivo.
MB
Foto: Autor
Uma noite dessas, ao desembarcar no aeroporto de Congonhas, a maior zona na área de embarque/desembarque, como mostra a foto. Por que? Não tinha polícia ou fiscal de trânsito.no local. Coisa de criança, tem de ter adulto vigiando senão apronta.
Depois reclamamos quando o trânsito é uma bagunça, caótico. Por exemplo, há coisa pior do que motorista usar o acostamento quando o trânsito para numa estrada? Eu já disse que essa infração deveria passar de gravíssima a hedionda: primeira vez, um ano sem dirigir. Na reincidência, cassação definitiva da habililtação
Voltando ao aeroporto, hoje, com o telefone móvel, não é mais preciso ficar parado à espera da pessoa numa área que não é estacionamento. Basta ficar perto e aguardar  a ligação do passageiro. É fácil. Celular é para isso tambem.
BS

Finalmente uma imagem boa de como eram as fixações de manga de eixo dos carros de corrida do início do século passado.
Esse Bugatti mostra bem como a cambagem dianteira é positiva, e podemos ver como a manga de eixo é fixada na roda, mais precisamente, no suporte do tambor de freio.
Como a manga era externa à roda e ao freio, o pino mestre não podia ser muito deslocado para sua linha central apontar para a área de contato do pneu com o solo. A manga, parafusada numa face plana, era limitada por esta, não permitindo melhor posicionamento do conjunto articulado. Assim a forma de compensar era a cambagem positiva, já bastante comentada tempos atrás.
Assim deve ser mais fácil visualizar o conceito de construção da manga e a posição do pino, e entendemos por que até um próximo desenvolvimento de suspensão, freios, rodas e geometria de direção, os carros adotavam a cambagem não usual para nós.
MB

Fotos: Supercars
Durante os três meses de verão na Suécia, junho, julho e agosto, saem muitos carros antigos pelas estradas. Em vários lugares tem encontros ”fixos” onde tudo mundo na área sabe que, se não chover, vem bastante carros interessantes para ver, e gente para conversar.

Um lugar assim fica em Trollhättan (uma hora de carro de Gotemburgo) no Slussarna (eclusas, onde se levanta barcos de um nível de água até um outro). Então, toda quarta-feira, nas horas depois do trabalho, vêm bastante carros e motos.

Semana passada fui para lá com a minha Ducati 1981. Era uma tarde bonita com sol, e tinha bastante gente. A variedade de carros era boa.

Eu levei uma câmera pequena e simples para tirar algumas fotos turísticas. Vejam:

Indigo 3000, carro sueco feito em 1996-97. Só 40 e poucos foram construídos antes da empresa falir. Ainda um pouco do site deles está vivo: http://www.jossecar.com/specifications.html

O carro tem bastante peças do Volvo 960 por dentro, incluido o motor 3-litros de 6 cilindros em linha. A carroceria é de compósito plástico reforçado com fibra de vidro.




O "morro inglês". Aqui entusiastas de Jaguar, MG, Morgan, Triumph, TVR etc. estacionam os carros deles.



Uno 001. Um único carro feito em 1989 por uma pessoa que se chama Uno. Tudo feito à mão com chapas de aço. O carro ficou bastante pesado mas o motor lá atras é um Saab 900 turbo 16V com bastante potência.



Rolls-Royce 1934. Em Trollhättan há uma empresa que faz restaurações de Bentley e Rolls, veja: http://www.rohdins.se/ Esse carro tem dono norueguês e ele era para levar o carro embora no dia seguinte. Por que ele não quer ter o Spirit of Ecstasy em cima do radiador, não sei.



Volvo ÖV4, 1927. O primeiro Volvo tem o apelido "Jakob" mas ninguém sabe por quê. O motor é de 4 cilindros em linha, 1944 cm³ e 28 cv a 2.000 rpm. Velocidade máxima 90 km/h, mas era recomendado dirigir a 60 km/h. Freios dianteiros não tinha, não. Ao lado do Volvo há um Saab 900 conversivel de primeira geracão (86 a 93).



No caso de ter muita neve (nunca vi no verão) e você fica parado, deve ter bom ter esquis…



Tinha vários Saab 92 neste dia. Interessante ver um com pintura original e gasta, ao lado de um restaurado e ”perfeito”.



Esse Saab Sonett é uma réplica dos primeiros 6 Sonettes que foram construídos em 1956. Muito parecido com o original por fora e por dentro. Na foto, é so a repetidora do pisca na lateral que diz que é uma réplica (a repetidora é algo que um carro “novo” tem que ter agora).



Amilcar 1927. De longe e com essa cor, a primeira vista parece um Bugatti de miniatura. Mais de perto dá para ver que ele é bem diferente. Também é carro francês. Motor de 4 cilindros em linha, válvulas laterais, 1.078 cm³ e 35 cv. Pesa 730 kg, três marchas e três bancos para sentar.



Carros americanos da época 50, 60 e 70 são bastante populares na Suécia e tem muitos em qualquer encontro. E modernos tambem tem… Viper de última geração, Corvette Z06 etc.



Um hot rod mesmo, com duas suequinhas do lado… A lei na Suécia permite carro “feito em casa” mas tem que passar várias inspeções e seguir regras apropriadas sobre carros feitos assim.


Motos também tinha. Aqui uma “Chopper” muito bem feita.


E aqui a minha Ducati 900 MHR no lado de uma Norton.


HJ