fotos: GM Media e particular.
O Heritage Center da General Motors, localizado em Sterling Heights, próximo a Detroit, é algo de espetacular, porém inacessível para a maioria dos entusiastas das marcas da GM.
Foi inaugurado em junho de 2004, mostrando não apenas carros, mas também o que os americanos chamam muito apropriadamente de memorabilia, que entende-se como tudo que lembra o assunto em questão.
Temos alguns amigos que visitaram a coleção restrita a funcionários GM, escolares, pesquisadores e convidados.
Infelizmente, ainda não há notícias de tornar essa coleção de acesso público, o que, sem dúvida, reforçaria a imagem da empresa e lhe permitiria ganhar algum dinheiro.
Após a crise de setembro de 2008, que atingiu a GM na pior fase possível de sua história, o Heritage Center continuou sendo mantido, mas cerca de 300 veículos foram leiloados em janeiro e abril de 2009, arrecadando cerca de US$ 5 milhões. Não eram todos raridades de valor inestimável, como os conceitos únicos e históricos Firebird I, II e III, por exemplo, mas apenas carros já existentes nas mãos de colecionadores particulares e alguns conceitos "leves", como séries especiais, que entraram em produção ou foram apenas propostas.
Mesmo assim, foi triste constatar que uma empresa desta importância pode tomar a decisão de se desfazer de carros que contam parte de sua história, apenas para incrementar o caixa.
Voltando à melhor parte do assunto, um lugar como esse é um sonho tornado realidade, para usar um bordão tipicamente americano, muito bem empregado, pois não vejo outra forma de descrever um ajuntamento de carros como estes.
As palavras da maior patente do Design da GM, o vice-presidente Ed Welburn, quando da inauguração, explicam de forma simples o que esse acervo representa.
“Great ideas are timeless, and that is nowhere more apparent than at the General Motors Heritage Center. The remarkable vehicles and artifacts showcased there provide vivid reminders of a passion for creativity and design that mirror the Corporation's strength. As GM prepares for its Centennial in 2008, these milestones serve as the inspiration for future accomplishments."
Ed Welburn, GM Vice President, Global Design.
Traduzindo:
"Grandes idéias são atemporais, e em nenhum outro lugar isso é mais aparente do que no Heritage Center da General Motors. Os importantes veículos e artefatos mostrados aqui proporcionam um lembrete vivo da paixão pela criatividade e desenho que espelham a força da corporação. Com a GM se preparando para o centenário em 2008, esses marcos servem como inspiração para futuras realizações."
Um acervo que não é de brincadeira. Dos cerca de 1.000 carros de antes da crise, baixou-se para 700, podendo ser expostos dentro do grande galpão mais ou menos 175 por vez. Deste total, 350 são considerados fundamentais para entender a evolução da General Motors.
Os leilões, comandados pela festejada empresa Barrett-Jackson, venderam modelos interessantes da GM. Segundo o diretor do Heritage Center na época, muitos deles eram exemplares em duplicata dentro da coleção, como um Corvette 1978 Pace Car de Indianápolis e um Pontiac GTO 1967, utilizado no filme "XXX." (Triple X).
Para muita gente, como nós, é muito mais importante e agradável possuir uma parte da história da GM ou de qualquer outra marca importante, do que um belo quadro na parede, ou uma escultura. Por isso esses leilões foram muito concorridos, mesmo sendo de conhecimento público que muitos carros não poderiam ser dirigidos nas ruas, já que por serem conceituais, não possuem nem ao menos registro do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Mesmo assim, nada impede de serem usados dentro de propriedades privadas, ou levados a exposições em carretas.
Isso gerou uma certa confusão com o NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), o órgão que zela pela segurança de tráfego nos Estados Unidos, que não queria liberar vários modelos para a venda, pois não haviam documentos de registro oficiais. Após alguns dias de diálogo, tudo foi explicado, e as condições de não-circulação em vias públicas de carros sem homologação governamental foram aplicadas aos carros conceituais. Sem decisões autoritárias. Prova que os americanos são extremamente evoluídos no que se refere a preservação da sua história, e com a sapiência de colocar os automóveis dentro dessa ótica.
Com a recuperação das vendas de veículos novos agora em 2010, esperamos que a GM não se desfaça de mais nenhum item desse acervo maravilhoso, digno de ser visitado por todo entusiasta dos automóveis ou da história americana.
Esperamos conseguir passar por lá, com a coleção aberta ao público, em um futuro próximo.
JJ