google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Trinta anos atrás a Chevrolet divulgou este anúncio em revistas e jornais sobre o Corvette 1980.
O anúncio diz o seguinte:

Nesse mundo em constante mudança, algumas coisas perduram.
Um bom vinho tinto, a neblina suave de uma tarde de outono, e o Chevrolet Corvette.
Agora com 26 anos e ainda o único esportivo verdadeiro da América em produção.
Mas tradição pode viver lado a lado com evolução.
Para 1980, ar condicionado, vidros elétricos e direção telescópica são itens de série. Há um novo e intimidante design na frente assim como uma entrada de ar integrada. Um novo spoiler traseiro foi incorporado e há um novo capô, de perfil mais baixo. Luzes para iluminar dentro das curvas foram incorporadas (vejam na lateral do para-choque onde há uma luz branca abaixo do refletor obrigatório).
A grande tradição de dirigibilidade continua: com suspensão independente nas 4 rodas, freios a disco nas 4 rodas, pneus radiais e barra estabilizadora de maior diâmetro na frente - tudo de série.
Porém além da máquina, há o sonho - Corvette e uma estrada aberta. Para milhares, o sonho continua.
Chevrolet.

 Claudia Schiffer se prepara para a filmagem do seu "acidente"

A grande culpada: a bela alemã Claudia Schiffer, 39 anos hoje, num comercial do Citroën Xsara (foto acima) uns anos atras, a bolsa inflável acariciando-lhe o belo rosto. Com isso, todo mundo achou que o airbag era a salvação do mundo. "Agora posso abusar mais que estou mais protegido", alguns devem pensar. Ou então quem pense em "mandar colocar" airbag no carro que veio sem, buscando se proteger.
O fato é que agora ferrou: o airbag será obrigatório a partir de 2014. É mais uma que nos foi enfiado goela abaixo (como a tal história do chip de identificação, que deu briga)..
Para se ter uma ideia da "eficiência" do airbag, em 20 anos foram salvas, no país que tem a maior frota do mundo -- 8,3 vezes a nossa! -- os EUA, 14.000 vidas. Setecentas  por ano. Isso num país onde sabidamente grande parte dos motoristas não afivela o cinto de segurança. Se fosse como aqui,  onde praticamento todo mundo usa (nos bancos dianteiros, bem entendid\o) o "milagre" do airbag seria muito mais fracote.
Fora que é a velha questão: tem airbag no carro quem quer. Essa de obrigar cheira mal, já chega o que se ouve falar da Ilha de Fantasia.
Digam-me: como pode se exigir airbag se passageiros ainda viajam de pé nos ônibus urbanos? Hipocrisia da pior espécie!

A outra ferroada
Tem outra ferroada a caminho: o ABS. De maneira escalonada. Começa em 2011 e em 2014 todos  os carros terão de trazer o equipamento -- que foi criado pensando-se numa região onde tem neve e gelo na pista. Aqui, no patropi, é piada, e de muito mau gosto.

Demonstração de funcionamento do ABS

O pior é que não dá para desligar a desgraça, tirar o fusível, pois aí advêm o travamento das rodas traseiras,  já que não existe válvula limitadora de pressão da ou das linha traseiras quando há ABS..
De novo: quem gosta deve poder pedir o carro com o ABS. Como é hoje. Quem não gosta tem de ter o direito de comprar o carro sem o equipamento. Chega de patrulhamento!
Será que ninguém nota como o ABS é impróprio sobre piso irregular? Tem até informação  a respeito no manual do proprietário de todos os carros no mercado.
O pior de tudo mesmo é o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, falar em frota brasileira de 56 milhões de veículos, quando é metade exata disso. Fim do mundo.
Acho que esse negócio de "país tropical abençoado por Deus" do Jorge Ben é conversa para boi dormir...Somos é amaldiçoados, isso sim. Vejam-se as tragédias na passagem do ano.
Aqui se começa pelo fim. Em vez de se dar um jeito definitivo na nossa malha rodoviária, tornando-se segura e competente para evitar acidentes verdadeiramente, prefere-se deixá-la o lixo que está e impor airbag e ABS.
Há momentos, como esse, em que acho que o Brasil só tem jeito se formatar o HD...
BS

(Atualizado em 7/01/10 às 16h30)
A foto abaixo mostra um dos cofres de motor mais bonitos de todos os tempos. Trata-se do novo motor 5.0-litros do Mustang 2011. Isso mesmo, a Ford já apresentou, no final de 2009, o Mustang 2011, com início de vendas previsto para março/abril de 2010. Agora em janeiro deve estar bom de comprar um Mustang 2010 com fabricação em 2009 com algum desconto!

Foto: divulgação

Mas eu achei esse cofre muito bacana porque a Ford não escondeu todo o motor com uma capa plástica. É muito legal ver os componentes do motor e todos os outros componentes alojados no cofre. A capa plástica apenas dá um acabamento, mas não cobre as tampas de válvulas e os lindos dutos de admissão que se intercalam a cada cilindro no meio do "V".

Em alguns comparativos entre o novo Camaro e o Mustang (e o Challenger) o Mustang acabou levando vantagem sobre o Camaro mesmo tendo uma performance inferior. Isso porque na avaliação geral o Camaro tem um habitáculo claustrofóbico para manter seu teto baixo. Isso se chama forma sobre função, algo que eu não gosto muito mas aceito em alguns casos.

Suspeito que o Mustang 2011 com seus novos motores passe a aumentar a folga em relação ao Camaro.

O modelo 2010 do Mustang tem motores V-6 4,0-litros com 213 cv (já tive um desses) e V-8 4,6-litros com 320 cv, os mesmo do Mustang 2009, antes da mudança estética. Já o Camaro tem um V-6 3,6-litros com 308 cv e um V-8 6,2-litros com 432 cv.

Agora, no modelo 2011 o Mustang diminui a diferença com novos motores: um V-6 3,7-litros com duplo comando e 309 cv e um V-8 5,0-litros (ou 302 polegadas cúbicas) também com duplo comando e com 418 cv.

Eu adoro o Camaro, mas o Mustang me seduz cada vez mais, tanto que o meu dream car é o Shelby GT500 2010. Em 2009 o Mustang vendeu mais que o Camaro nos Estados Unidos. Foram 66.623 unidades do Mustang contra 61.648 do Camaro. Mas o Camaro foi lançado em abril com o primeiro mês cheio de vendas em maio. Em 2010 com as melhorias no Mustang, os dois modelos num ano cheio de vendas e a crise em recuperação, a briga será boa.

O Challenger ficou muito atrás com 25.852 unidades vendidas em 2009. É uma pena que a Chrysler esteja numa situação tão ruim.

PK

O carro das fotos pertence à um grande amigo meu: Paul H.
Ele tinha um problema no trambulador desse carro e eu o ajudei. Desnecessário dizer que existe uma irmandade entre donos de Corvette.
Estamos em janeiro, mês que neva muito. Há semanas temos muito sal nas ruas.
Ver isso me deixa triste. Mas o fato é que 70% dos donos de Corvette compram o carro, ficam 2, 3 anos com ele, usam muito (é um carro forte e confiável) e depois compram um novo.
Usam muito: essa é a parte ruim.
A rajada de sal que um carro desses toma é terrivel para toda a parte de baixo: motor, chassis, suspensão.
O C6 convencional tem chassis de aço, não de aluminio como no Z06 ou ZR1. Nos três casos NUNCA você coloca um carro desses no sal.
Essas fotos, são fresquinhas de uns minutos atrás.
Essa foi minha conversa com o Paul hoje de manhã no estacionamento, sem legendas. Dá para entender minha frustação.
Paul: "Hey dude, what's up?"
Eu: "Paul, WTF?"
Paul: "Yep buddy. I know, I know... But I'm getting a new Grand Sport soon."