google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Hoje eu estava com tempo de sobra e resolvi visitar velhos amigos na Vila Mariana, saindo de São Bernardo do Campo. Pouco depois de chegar a São Paulo, presenciei esta cena logo no começo da rua Vergueiro, uma das mais movimentadas da cidade.

Reparem que não foi preciso sequer editar a placa da Veraneio: como se não bastasse estar apinhada de monitores de computador (como é que o sujeito faz para amarrar tudo isso e trafegar sem derrubar nenhum???), a placa ainda estava encoberta com pano ou papelão. Não basta desrespeitar a lei, é preciso também ser ousado e fugir da fiscalização.
Subindo um pouco mais na mesma rua, no cruzamento com a rua Muriaé, me deparo com o que restou desse posto de combustível:

Fora o desleixo, nenhuma surpresa, já que quase todos sabem que o grupo Ultra (dono da rede Ipiranga) comprou os postos da rede Texaco. Mas o que realmente assusta é o preço do álcool: apenas R$ 1,19 o litro, muito abaixo do que é cobrado pela cidade.
Alguém se habilita e abastecer aí?
FB


Trinta anos atrás a Chevrolet divulgou este anúncio em revistas e jornais sobre o Corvette 1980.
O anúncio diz o seguinte:

Nesse mundo em constante mudança, algumas coisas perduram.
Um bom vinho tinto, a neblina suave de uma tarde de outono, e o Chevrolet Corvette.
Agora com 26 anos e ainda o único esportivo verdadeiro da América em produção.
Mas tradição pode viver lado a lado com evolução.
Para 1980, ar condicionado, vidros elétricos e direção telescópica são itens de série. Há um novo e intimidante design na frente assim como uma entrada de ar integrada. Um novo spoiler traseiro foi incorporado e há um novo capô, de perfil mais baixo. Luzes para iluminar dentro das curvas foram incorporadas (vejam na lateral do para-choque onde há uma luz branca abaixo do refletor obrigatório).
A grande tradição de dirigibilidade continua: com suspensão independente nas 4 rodas, freios a disco nas 4 rodas, pneus radiais e barra estabilizadora de maior diâmetro na frente - tudo de série.
Porém além da máquina, há o sonho - Corvette e uma estrada aberta. Para milhares, o sonho continua.
Chevrolet.

 Claudia Schiffer se prepara para a filmagem do seu "acidente"

A grande culpada: a bela alemã Claudia Schiffer, 39 anos hoje, num comercial do Citroën Xsara (foto acima) uns anos atras, a bolsa inflável acariciando-lhe o belo rosto. Com isso, todo mundo achou que o airbag era a salvação do mundo. "Agora posso abusar mais que estou mais protegido", alguns devem pensar. Ou então quem pense em "mandar colocar" airbag no carro que veio sem, buscando se proteger.
O fato é que agora ferrou: o airbag será obrigatório a partir de 2014. É mais uma que nos foi enfiado goela abaixo (como a tal história do chip de identificação, que deu briga)..
Para se ter uma ideia da "eficiência" do airbag, em 20 anos foram salvas, no país que tem a maior frota do mundo -- 8,3 vezes a nossa! -- os EUA, 14.000 vidas. Setecentas  por ano. Isso num país onde sabidamente grande parte dos motoristas não afivela o cinto de segurança. Se fosse como aqui,  onde praticamento todo mundo usa (nos bancos dianteiros, bem entendid\o) o "milagre" do airbag seria muito mais fracote.
Fora que é a velha questão: tem airbag no carro quem quer. Essa de obrigar cheira mal, já chega o que se ouve falar da Ilha de Fantasia.
Digam-me: como pode se exigir airbag se passageiros ainda viajam de pé nos ônibus urbanos? Hipocrisia da pior espécie!

A outra ferroada
Tem outra ferroada a caminho: o ABS. De maneira escalonada. Começa em 2011 e em 2014 todos  os carros terão de trazer o equipamento -- que foi criado pensando-se numa região onde tem neve e gelo na pista. Aqui, no patropi, é piada, e de muito mau gosto.

Demonstração de funcionamento do ABS

O pior é que não dá para desligar a desgraça, tirar o fusível, pois aí advêm o travamento das rodas traseiras,  já que não existe válvula limitadora de pressão da ou das linha traseiras quando há ABS..
De novo: quem gosta deve poder pedir o carro com o ABS. Como é hoje. Quem não gosta tem de ter o direito de comprar o carro sem o equipamento. Chega de patrulhamento!
Será que ninguém nota como o ABS é impróprio sobre piso irregular? Tem até informação  a respeito no manual do proprietário de todos os carros no mercado.
O pior de tudo mesmo é o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, falar em frota brasileira de 56 milhões de veículos, quando é metade exata disso. Fim do mundo.
Acho que esse negócio de "país tropical abençoado por Deus" do Jorge Ben é conversa para boi dormir...Somos é amaldiçoados, isso sim. Vejam-se as tragédias na passagem do ano.
Aqui se começa pelo fim. Em vez de se dar um jeito definitivo na nossa malha rodoviária, tornando-se segura e competente para evitar acidentes verdadeiramente, prefere-se deixá-la o lixo que está e impor airbag e ABS.
Há momentos, como esse, em que acho que o Brasil só tem jeito se formatar o HD...
BS

(Atualizado em 7/01/10 às 16h30)
A foto abaixo mostra um dos cofres de motor mais bonitos de todos os tempos. Trata-se do novo motor 5.0-litros do Mustang 2011. Isso mesmo, a Ford já apresentou, no final de 2009, o Mustang 2011, com início de vendas previsto para março/abril de 2010. Agora em janeiro deve estar bom de comprar um Mustang 2010 com fabricação em 2009 com algum desconto!

Foto: divulgação

Mas eu achei esse cofre muito bacana porque a Ford não escondeu todo o motor com uma capa plástica. É muito legal ver os componentes do motor e todos os outros componentes alojados no cofre. A capa plástica apenas dá um acabamento, mas não cobre as tampas de válvulas e os lindos dutos de admissão que se intercalam a cada cilindro no meio do "V".

Em alguns comparativos entre o novo Camaro e o Mustang (e o Challenger) o Mustang acabou levando vantagem sobre o Camaro mesmo tendo uma performance inferior. Isso porque na avaliação geral o Camaro tem um habitáculo claustrofóbico para manter seu teto baixo. Isso se chama forma sobre função, algo que eu não gosto muito mas aceito em alguns casos.

Suspeito que o Mustang 2011 com seus novos motores passe a aumentar a folga em relação ao Camaro.

O modelo 2010 do Mustang tem motores V-6 4,0-litros com 213 cv (já tive um desses) e V-8 4,6-litros com 320 cv, os mesmo do Mustang 2009, antes da mudança estética. Já o Camaro tem um V-6 3,6-litros com 308 cv e um V-8 6,2-litros com 432 cv.

Agora, no modelo 2011 o Mustang diminui a diferença com novos motores: um V-6 3,7-litros com duplo comando e 309 cv e um V-8 5,0-litros (ou 302 polegadas cúbicas) também com duplo comando e com 418 cv.

Eu adoro o Camaro, mas o Mustang me seduz cada vez mais, tanto que o meu dream car é o Shelby GT500 2010. Em 2009 o Mustang vendeu mais que o Camaro nos Estados Unidos. Foram 66.623 unidades do Mustang contra 61.648 do Camaro. Mas o Camaro foi lançado em abril com o primeiro mês cheio de vendas em maio. Em 2010 com as melhorias no Mustang, os dois modelos num ano cheio de vendas e a crise em recuperação, a briga será boa.

O Challenger ficou muito atrás com 25.852 unidades vendidas em 2009. É uma pena que a Chrysler esteja numa situação tão ruim.

PK