google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)



SP-150, Via Anchieta, São Paulo. A foto mostra como era assim que foi inaugurada, em 1947. Pista dupla, duas faixas cada, como manda o figurino.
Mas o Estado cresceu, o país cresceu e o tráfego aumentou, era inevitável. Aconteceu aqui e no resto do mundo.
Claro, a Anchieta precisou ser ampliada para poder, ao mesmo tempo, continuar a servir de ligação entre a capital paulitsta e o litoral e acolher e distribuir o tráfego para as vias e edificações que foram construídas ao longo dos anos.
A lógica diz que seriam necessárias pistas laterais em complemento às principais. E isso foi feito:

Ficou perfeito, certo? É o que mostra o trecho próximo do viaduto que leva a São Bernardo do Campo e Piraporinha.. Só que continuando a viagem rumo sul, o ou a motorista se depara com um desvio:


Continuando, ele ou ela é jogado para a pista lateral, sem alternativa:


E a Via Anchieta, de pistas centrais e laterais, passa a ter só uma para quem segue no rumo sul.
Digam-me: o que se pode esperar que aconteça no momento em que a frota brasileira cresce a passos longos? Congestionamento, seguido da esfarrapada e propalada desculpa "excesso de veículos".
Não é o único caso. O trecho inicial da BR-116 Rodovia Presidente Dutra, na região de Guarulhos, tem o mesmo problema de desvios em sucessão. Não por acaso é um dos trecho sempre presente nas rádios que falam de trânsito, notadamente a Sulamérica, pelos constantes engarrafamentos.
Já passou da hora de o Brasil rever seu sistema viário e as pessoas designadas a cuidar dessa parte fundamental da infra-estrutura, só que acho que essas pessoas ainda não nasceram.
BS

SP-160, Rodovia dos Imigrantes, trecho do planalto paulista, penúltimo dia de 2009. Fora a retenção causada pelo pedágio, passando por ele, tudo parado. Viagem de 1 hora feita em 4. Por que será?
Porque uma mente doentia qualquer imaginou que de 120 km/h a velocidade cair para 80 km/h, caso da descida da serra (projetada para 110 km/h), nada de anormal iria acontecer, que a fluidez seria assegurada de qualquer jeito.
Mas o caos não é para todos. Pelo menos é o que mostram as reportagens televisivas, motoristas e passageiros presos nos carros, mas felizes da vida com a ida ao litoral. Isso é que é mais triste, a passividade exacerbada do brasileiro.
BS

Parte 1 > aqui
Parte 2 > aqui
Parte final dos carros que considero mais bonitos.
Um livro que li, cujo autor começou a escrever tarde na vida, explica que ele foi aconselhado a não descrever algo como "bonito" ou "feio", e todas as suas variações. Isso porque é uma opinião pessoal, e não explica nada na verdade. O que é bonito para alguns, é horrível para outros.
Tomem essas listas apenas como pessoal de fato, recheadas de carros que mexem com meu desejo de ao menos olhar fotos deles quando não há mais nada para se fazer, algo difícil hoje em dia.
21- Bugatti Type 57 Atlantic
Um dos grandes desenhos da história, raro, caríssimo, pequeno e impressionante. Estive em uma exposição em 1995 e puder vê-lo bem de perto. Havia um silêncio inacreditável na sala do Museu de Belas Artes de Montreal, onde havia apenas esse carro, e nada mais. É inesquecível a sensação de estar na presença de uma obra dessa categoria.


22 - Jaguar XJ13
Apenas um exemplar construído. Destruído em acidente e reconstruído. Impossivelmente baixo, parecendo uma barata pisada, mas maravilhoso, agressivo sem ser grotesco.


23- Ferrari 250LM 1964
Pouco a ser dito, é o melhor da marca italiana, até a chegada do F40, que é de outra época.



24- Porsche 962
Iria fazer uma outra lista só com carros de corrida, mas esse Porsche é tão incrível que eu usaria um na rua, para ir até no supermercado, murchando as flores pelo caminho a arrepiando a todos com a imagem de uma espaçonave do planeta Germânia (como diria MAO).


25- Chevrolet Bel Air 1957
O melhor da linhagem 55/56/57. Daquele tempo bom em que um Chevrolet era mais do que transporte.


26- Jaguar E-Type
Já foi considerado mais de uma vez como o carro mais belo de todos os tempos. Não sei se concordo, mas passo perto. Quase não precisava nem andar, de tão perfeito nas linhas externas.


27- Ford Torino Talladega 1969
Aerodinamizado para vencer os Plymouth Superbird e Dodge Daytona, conseguiu dar uma canseira neles na temporada de 1970 da Nascar, mas não foi campeão, pois os guerreiros alados eram algo mais. Ford na sua melhor forma, pois era mais equilibrado que os Mopar na questão estilo.


28- Mustang Shelby GT350 1965
Coisa linda, não tenho palavras, é um carro para se ter na garagem para toda vida, e deixar como herança.


29- TVR Sagaris
Um monstro da lagoa negra, nascido em Blackpool (nome de acordo com o filhote). Aguardamos a ressurreição da TVR, morta por um moleque russo abobado e irresponsável.

30- Corvette Stingray 1959
Me contento com uma miniatura 1:18, já que há poucos dele, valendo alguns milhões de dinheiros, isso quando algum louco se dispõe a vender. Agressividade e beleza ímpares, fruto de uma GM rica e criativa.

JJ

Faz muito tempo que não publico uma foto de Corvair no Blog, e por causa disto achei oportuno colocar aqui esta agradável imagem automobilística. Uma companhia agradável encostada ("squeezing left") , um tranquilo conversível de 1965, e uma estrada cheia de possibilidades.

Espero que o ano de 2010 seja algo exatamente assim para vocês: uma interminável estrada lisa e perfeita, uma companhia agradável e carinhosa, um grande carro deslizando sem capota por um cenário de sonho, toda a gasolina do mundo e nenhum celular para interromper a viagem. Todas as possibilidades abertas à sua frente.

Juízo no Réveillon, e um Feliz 2010 a todos!

MAO