SP-150, Via Anchieta, São Paulo. A foto mostra como era assim que foi inaugurada, em 1947. Pista dupla, duas faixas cada, como manda o figurino.
Mas o Estado cresceu, o país cresceu e o tráfego aumentou, era inevitável. Aconteceu aqui e no resto do mundo.
Claro, a Anchieta precisou ser ampliada para poder, ao mesmo tempo, continuar a servir de ligação entre a capital paulitsta e o litoral e acolher e distribuir o tráfego para as vias e edificações que foram construídas ao longo dos anos.
A lógica diz que seriam necessárias pistas laterais em complemento às principais. E isso foi feito:
Ficou perfeito, certo? É o que mostra o trecho próximo do viaduto que leva a São Bernardo do Campo e Piraporinha.. Só que continuando a viagem rumo sul, o ou a motorista se depara com um desvio:
Continuando, ele ou ela é jogado para a pista lateral, sem alternativa:
E a Via Anchieta, de pistas centrais e laterais, passa a ter só uma para quem segue no rumo sul.
Digam-me: o que se pode esperar que aconteça no momento em que a frota brasileira cresce a passos longos? Congestionamento, seguido da esfarrapada e propalada desculpa "excesso de veículos".
Não é o único caso. O trecho inicial da BR-116 Rodovia Presidente Dutra, na região de Guarulhos, tem o mesmo problema de desvios em sucessão. Não por acaso é um dos trecho sempre presente nas rádios que falam de trânsito, notadamente a Sulamérica, pelos constantes engarrafamentos.
Já passou da hora de o Brasil rever seu sistema viário e as pessoas designadas a cuidar dessa parte fundamental da infra-estrutura, só que acho que essas pessoas ainda não nasceram.
BS