google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

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Parte final dos carros que considero mais bonitos.
Um livro que li, cujo autor começou a escrever tarde na vida, explica que ele foi aconselhado a não descrever algo como "bonito" ou "feio", e todas as suas variações. Isso porque é uma opinião pessoal, e não explica nada na verdade. O que é bonito para alguns, é horrível para outros.
Tomem essas listas apenas como pessoal de fato, recheadas de carros que mexem com meu desejo de ao menos olhar fotos deles quando não há mais nada para se fazer, algo difícil hoje em dia.
21- Bugatti Type 57 Atlantic
Um dos grandes desenhos da história, raro, caríssimo, pequeno e impressionante. Estive em uma exposição em 1995 e puder vê-lo bem de perto. Havia um silêncio inacreditável na sala do Museu de Belas Artes de Montreal, onde havia apenas esse carro, e nada mais. É inesquecível a sensação de estar na presença de uma obra dessa categoria.


22 - Jaguar XJ13
Apenas um exemplar construído. Destruído em acidente e reconstruído. Impossivelmente baixo, parecendo uma barata pisada, mas maravilhoso, agressivo sem ser grotesco.


23- Ferrari 250LM 1964
Pouco a ser dito, é o melhor da marca italiana, até a chegada do F40, que é de outra época.



24- Porsche 962
Iria fazer uma outra lista só com carros de corrida, mas esse Porsche é tão incrível que eu usaria um na rua, para ir até no supermercado, murchando as flores pelo caminho a arrepiando a todos com a imagem de uma espaçonave do planeta Germânia (como diria MAO).


25- Chevrolet Bel Air 1957
O melhor da linhagem 55/56/57. Daquele tempo bom em que um Chevrolet era mais do que transporte.


26- Jaguar E-Type
Já foi considerado mais de uma vez como o carro mais belo de todos os tempos. Não sei se concordo, mas passo perto. Quase não precisava nem andar, de tão perfeito nas linhas externas.


27- Ford Torino Talladega 1969
Aerodinamizado para vencer os Plymouth Superbird e Dodge Daytona, conseguiu dar uma canseira neles na temporada de 1970 da Nascar, mas não foi campeão, pois os guerreiros alados eram algo mais. Ford na sua melhor forma, pois era mais equilibrado que os Mopar na questão estilo.


28- Mustang Shelby GT350 1965
Coisa linda, não tenho palavras, é um carro para se ter na garagem para toda vida, e deixar como herança.


29- TVR Sagaris
Um monstro da lagoa negra, nascido em Blackpool (nome de acordo com o filhote). Aguardamos a ressurreição da TVR, morta por um moleque russo abobado e irresponsável.

30- Corvette Stingray 1959
Me contento com uma miniatura 1:18, já que há poucos dele, valendo alguns milhões de dinheiros, isso quando algum louco se dispõe a vender. Agressividade e beleza ímpares, fruto de uma GM rica e criativa.

JJ

Faz muito tempo que não publico uma foto de Corvair no Blog, e por causa disto achei oportuno colocar aqui esta agradável imagem automobilística. Uma companhia agradável encostada ("squeezing left") , um tranquilo conversível de 1965, e uma estrada cheia de possibilidades.

Espero que o ano de 2010 seja algo exatamente assim para vocês: uma interminável estrada lisa e perfeita, uma companhia agradável e carinhosa, um grande carro deslizando sem capota por um cenário de sonho, toda a gasolina do mundo e nenhum celular para interromper a viagem. Todas as possibilidades abertas à sua frente.

Juízo no Réveillon, e um Feliz 2010 a todos!

MAO
Outro dia fiz o levantamento das matérias da Car and Driver que participei com o Arnaldo e que saíram no site da revista e ficou faltando essa do Fiat 509A.

Um exemplar impecável restaurado pelo Oppi (veja na penúltima foto). Essa matéria foi muito difícil de fazer. O motivo é que um carro de 1927 não se locomove com muita facilidade nas ruas de São Paulo. Foi muito difícil achar uma locação legal. Sempre tenho receio de andar percursos longos e ficar manobrando muitas vezes esses clássicos, que por melhor que sejam cuidados sempre tem algum probleminha de combustível, arrefecimento e etc.

O que acho mais legal nesse caro é a baixa altura da carroceria. Isso o deixa mais esportivo principalmente quando comparado a um Ford T ou A. Não deu para dirigi-lo, mas ao seguir o Oppi ao volante com o Arnaldo sentado no banco traseiro eu podia vê-lo sendo castigado pela suspensão com feixe de molas e amortecedores de cinta, estes quase inoperantes.

Matéria feita em dezembro de 2008: FIAT 509 A



Outro fato interessante é que esse 509 foi feito na "Officine Lingotto". Uma fábrica da Fiat onde havia uma pista de testes na cobertura do prédio. Veja o post do Carlos Zilveti sobre ela - Lingotto.



Essa é uma das grandes armadilhas aprontadas pela "brilhante" engenharia rodoviária do Brasil-sil-sil: que vem do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, e deseja pegar a SP-070 rodovia Ayrton Senna rumo leste (no lado direito da foto do Google Earth), tem de pegar uma alça de acesso cujo engenheiro que a desenhou deveria ser preso e condenado a no mínimo 20 anos de prisão em regime fechado.
Notem que a alça tem três raios: grande no início, diminui bem no meio e abre ligeiramente no fim.
Sem querer dar uma de Rede Globo e não dar o nome, um colega pegou um Audi A3 Sportback no Hotel Caesar Park ali perto, evento de lançamento, e ficou na curva, lambendo todo o lado esquerdo do carro no guard-rail. Foi traído bonito pela curva defeituosa.
Portanto, autoentusiastas, olho vivo nessa alça.
BS