google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
foto: Paulo Keller

Com o anúncio da desativação organizada da Saab, feito pela GM Europa nesta sexta-feira, 18 de dezembro de 2009, a General Motors mata mais uma marca importante na história do automóvel.
Depois de Oldsmobile e Pontiac, a vez da Saab chegou.
Triste dia aquele em 1990, quando a ex-maior do mundo colocou as mãos sobre uma fábrica de carros que era regida pela engenharia, e passou a comandá-la financeiramente.
Nunca entenderam o que a Saab significava, acabaram com as origens, passaram a utilizar os projetos base da Opel, e a personalidade sueca se foi, ficando apenas detalhes inteligentes que ainda eram criados e levados adiante pelos suecos.
Uma lástima.
JJ
Fui obrigado a compartilhar isso com vocês. É simplesmente inacreditável, um verdadeiro desafio aerodinâmico, uma brincadeira que mostra o quanto é séria logo na primeira passagem lado a lado com o Ferrari Enzo.

Haja motor (e coragem), no caso, um V10 do Dodge Viper, com dois turbos, obra da Legendary Motorcar Company.

FB







Numa época em que tudo era fotografado em filmes e que só se via o resultado após o processo de revelação, um cara de muita sorte tirou esta foto. É muito antiga, mas a expressão do piloto deve ter sido muito parecida com a do fotógrafo quando viu o resultado. Essa foto já foi publicada ad nauseum na Hot Rod e em diversas outras revistas de performance voltadas a drag racing. Faz parte de uma sequência, o que não a torna nada menos espetacular.
Abaixo outra foto com um significado histórico muito importante: foi o acicente do Don Garlits, que lhe custou a amputação de meio pé, por conta de uma explosão de embreagem no seu dragster ainda com motor dianteiro.
O acidente fez com que ele pensasse muito na segurança e causou a maior revolução na categoria Top Fuel, a mudança de posição do motor, que saiu da parte dianteira e foi para a central-traseira do dragster, fazendo com que o piloto ficasse localizado na frente do motor. Em caso de explosão ou quebra catastrófica da mecânica, a chance de ferimentos seria menor.




O Antes:



O Depois!






Esta foto foi tirada num show aéreo nos EUA, pelo meu amigo RT, ano passado. Uma sensacional caminhonete Dodge sem restauração, mas com mecânica impecável e um enorme Hemi debaixo do capô...
MAO