google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
"A Fiat anuncia que o seu próximo carro-conceito será desenvolvido juntamente com os consumidores. O projeto Fiat Mio convida as pessoas a participar da idealização e criação do protótipo FCC III, o terceiro Fiat Concept Car a ser criado no Centro Estilo Fiat Brasil, que será apresentado no Salão do Automóvel em outubro de 2010, em São Paulo. No portal http://www.fiatmio.cc, qualquer pessoa poderá contribuir para a construção do carro conceito em diferentes questões, como propulsão, segurança, design, materiais e infotainment. Todas as sugestões serão consideradas pelo Centro Estilo da Fiat, que fica em Betim (MG), onde serão determinadas as especificações técnicas do protótipo, que estará aberto e licenciado pelo Creative Commons para que todos tenham acesso às informações."
Muito bacana a iniciativa da Fiat. Acho que todos gostaríamos de dar opiniões sobre como achamos que os próximos lançamentos devem ser.
Curioso é que em fevereiro de 2009 este blog enviou para a Fiat todas as sugestões dos leitores sobre como deveria ser o novo Uno/Mille e não recebemos nem uma resposta. Pode ser que a Fiat tenha gostado da ideia e agora resolveu dar a chance para todo mundo opinar sobre o próximo carro conceito.
Veja o post das sugestões: UNO/MILLE - SUGESTÕES ENVIADAS.
Mas acho que se depender da maioria dos leitores desse blog a Fiat terá que fazer um muscle car com alma italiana. Hum, me fez lembrar um tal de GTO, Gran Turismo Omologato. E agora, sendo dona da Chrysler, com um Hemi sob o capô. Eu já cadastrei meu e-mail lá no site: http://www.fiatmio.cc/.
Porém, como a grande massa vai palpitar, podem esperar por algum SUV pequeno, com uma excelente "visão de comando" e uma boa altura do solo para trafegar em nossas ruas e estradas esburacadas e atravessar enchentes. Vamos esperar pra ver.

Recebi o cartão postal com a foto acima em 2001, do Paulo Keller.
Mostra o Pontiac GTO 1969 na versão The Judge, e o GTO conceito de 1999. Quem dera não tivesse este evoluído para um modelo de produção, e a história da marca seria diferente hoje.
Notem que, mesmo sendo outro carro, outra época, outra administração da GM, o conceito nos remete visualmente ao novo Camaro. Sinal que muito do histórico da GM nunca foi perdido pelos estilistas.
Que venha um novo Chevrolet Nova. Simples, barato, bonito e com possibilidade de alterações entusiáticas.

JJ


A maioria já deve ter visto esse vídeo, ou lembram de ter visto na época. Mas a verdade é que ele mostra um dos, senão o maior duelo da F-1 de todos os tempos.

E olha que nem a vitória estavam disputando, era briga pelo segundo lugar. Arnoux passa Gilles, que ataca de todas as formas e Arnoux se defende como pode e chega a recuperar a posição, mas Gilles passa e se defende até o fim e garante o "caneco" de segundo lugar.

Será que veremos isso novamente? Não. No primeiro toque entre os carros em uma disputa atual, a direção de prova já interferiria e acabava com a brincadeira. Os tempos mudaram, a segurança reina e os carros são tão frágeis que acho difícil suportarem os toques. Não podemos culpar os diretores de prova por colocar ordem na casa, pois os carros são muito mais rápidos e toques assim seriam bem perigosos, mesmo com toda a evolução das células de sobrevivência dos carros.

Mas eu acredito que a Fórmula 1 perdeu mais sua graça por não ter um piloto do tipo show man, como foi o grande Gilles e o maluco do Nigel Mansell. Mesmo com os carros atuais que são o primor em tecnologia e velocidade de contorno de curva, uma disputa mais acirrada não seria impossível. Claro, não é mais possível competitivamente fazer curvas com o carro de lado, perde-se muito tempo e um piloto com o carro alinhado e na mão vai ser mais rápido, mas um piloto com menos juízo seria bem vindo.

Isto é um assunto de certa forma polêmico, os carros não podem andar muito próximos por conta do efeito aerodinâmico e etc etc, mas tenho certeza que todos querem mesmo é ver a briga por uma posição, e um novo show man não seria uma má idéia.



Outro dia fiz um breve post sobre a alta demanda pelo Camaro e a cobrança de ágio. Depois desse dia resolvi procurar o Camaro em alguma concessionária GM. Na primeira em que parei não havia nenhum. Já na segunda havia três unidades expostas (ambas estavam fechadas, pois isso foi num domingo).

As três unidades expostas estavam com o window sticker, um papel com as descrições do veículo incluíndo todos os equipamentos e com o preço sugerido pelo fabricante (preço de tabela). Porém ao lado do window sticker estava colado um outro papel mostrando o preço de tabela e mais uma anotação mostrando um valor de market adjustment. Isso mesmo, justamente o ágio. De 7.500 dólares para o SS amarelo completo e 5.000 dólares para os dois pratas, também SS, porém "básicos".


Vai ver que por isso esse concessionário tinha três unidades em estoque de um carro que está falatando. Ao lado dos Camaros estavam dois Vettes Z06 apenas com os preços de tabela.

Fiquei rodeando e fotografando os carros por uns 40 minutos. Durante esse tempo entraram mais três pessoas para olhar os Camaros. Um senhor de uns 65 anos com sua esposa dirigindo um SUV. Uma mulher de uns 45 anos dirigindo um Santa Fé. E por último um homem de uns 40 anos dirigindo uma Silverado. Tomara que o Camaro tire vendas desses carros! Mas me chamou a atenção o perfil tão diversificado das pessoas interessadas.

Ainda no mesmo post anterior mencionei os volumes de vendas de maio dos três muscle cars modernos, onde o Mustang liderou, seguido pelo Camaro com o Challenger na lanterna. Como a GM previa, com uma produção maior em junho o Camaro desbancou o Mustang. As vendas em junho foram: Camaro 9.320 unidades, Mustang com 7.632 unidades e Challenger com 1.369 unidades.

Visitei também concessionárias Ford e Dodge para ver o Mustang 2010 e dar uma olhada de perto no Challenger (que já conheço bem), mas nas duas em que parei não havia esses modelos disponíveis.