google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Tenho alguns amigos que se queixam sobre a mesmice de alguns assuntos. Mas como eu posso deixar de falar de muscle cars? Aos que preferem supercarros europeus, eu peço desculpas.

Sem muita enrolação com comentários, vejam direto o vídeo abaixo, que vale pelos burnouts e pela tocada que todos nós gostaríamos de fazer com esses carros.


Hoje é possível comprar um Mustang fastback 1968 zero-km. Ou melhor, montar o seu próprio partindo do zero e sem ter que ficar se desgastando na busca por um usado a contento.

É claro que para nós brasileiros isso é bem mais complicado. Mas para os que moram na terra da Disneylândia, e que podem se endividar sem grandes problemas (ops, isso já não dá mais) não é uma tarefa difícil.

Nos Estados Unidos existem empresas que fabricam carrocerias de diversos modelos antigos. São verdadeiras linhas de montagem onde de um lado entra uma chapa e do outro sai uma carroceria inteira, como na Dynacorn Classic Bodies.

foto: Marc Langsam(Dynacorn)

Depois compra-se um moderno kit de suspensões independentes e freios ultraeficientes prontinhos para serem fixados na carroceria. Em seguida se escolhe entre inúmeras configurações de motor e transmissão nos sites da Ford Racing, GM Performance Parts, ou Mopar (enquanto existirem) para dar vida à nova criação.

Depois disso, ao dar a partida pela primeira vez, dá para sentir a alma do bicho se formando.

Para fazer uma coisa dessas aqui seria necessário muito dinheiro e tempo. Mas nada nos impede de sonhar.

Em março, no post 7 x Seven além de mostrar sete discípulos do Lotus Seven eu também falei um pouco sobre a experiência de andar num outro discípulo feito aqui no Brasil.


"Outro dia tive a oportunidade de dirigir um modelo como esses lá em Interlagos. Confesso que a experiência superou muito minhas expectativas. O acelerador leve e sensível me assustou com respostas diretas e empolgantes proporcionadas pela relação peso-potência do modelo. Potência de sobra, transmissão precisa, direção rápida, meu traseiro a poucos centímetros da pista e o vento batendo em todo o meu corpo completaram a experiência alucinante. Pena que durou apenas uma volta na pista. Afinal, eu estava lá para fotografar, e não para me divertir. Na verdade o carro estava sendo testado pelo seu criador e pelo Arnaldo Keller para fazer os últimos acertos de suspensão. Com certeza eu e o Arnaldo vamos voltar a falar e mostrar esse carro aqui no Ae."


Trata-se do Projeto Raptor que originou o Motiva 416R construído pelo engenheiro Eduardo Polati, dono da Motiva Motorsports. Eu admiro muito o Polati (que faz parte dos AUTOentusiastas, porém não está no blog) por ele ter conseguido realizar o seu sonho de construir um carro esporte a partir do zero. E o mais interessante é que ele realmente projetou o carro pensando em produzi-lo e utilizou todo o seu conhecimento de engenharia. Não se trata de mais um aventureiro que juntou peças e componentes em algum chassi existente ou em alguma estrutura tubular feita no "achismo". O 416R é coisa fina, foi estudado e desenvolvido utilzando o Sofware CAD da SolidWorks que permitiu fazer testes dimensionais e simulações para definir o desenho da estrutura tubular e geometria de suspensão, por exemplo.


A recriação do Polati usa o motor Ford Zetec Rocam 1.6 a álcool com 140 cv de potência e 18 mkgf de torque. Com apenas 540 kg de peso acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Diversão garantida.


A matéria com as impressões do Arnaldo Keller está na Car and Driver número 17 que já está nas bancas.

Francamente eu não ligo muio para prêmios dados pela imprensa, salvo alguma exceções. Mas esse post não se trata disso.

Acabei de receber o release da Fiat comunicando que ela foi a vencedora do Prêmio Consumidor Moderno em Serviços ao Cliente. De cara eu já não conheço a revista e muito menos a metodologia de avaliação em detalhes. Também não tenho uma percepção definitiva sobre o atendimento da Fiat, pois não tenho e nunca tive carros da marca.

Minha tendência é achar que o atendimento não é lá essas coisas. Recentemente, na época do lançamento do Linea, visitei duas concessionárias para avaliar a promessa da Fiat de que os consumidores do Linea receberiam um tratamento diferenciado. Como eu imaginava o tratamento foi o padrão, bem abaixo da minha expectativa (que é alta). Numa delas eu nem fui atendido!

Qual é a percepção de vocês quanto ao atendimento e os serviças da Fiat?

Abaixo segue o release integral.

"Fiat é premiada por excelência no atendimento ao cliente

Pelo segundo ano consecutivo, a Fiat foi a grande vencedora do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente na categoria Automóveis. A premiação será entregue no dia 25 de maio, em São Paulo. A Fiat também é uma das finalistas do Prêmio Empresa do Ano, promovido pela mesma publicação.

O processo de seleção avalia quesitos como o relacionamento com os clientes (externos e internos) e estratégias de retenção. Os finalistas de cada categoria foram também submetidos ao teste do "cliente misterioso". Trata-se de um cliente fictício que utiliza mecanismos de atendimento (como 0800, web etc) para fazer reclamações ou enviar sugestões. Nesta fase, são avaliadas a qualidade do atendimento, coerência e consistência das informações prestadas e o nível de respostas.

O Prêmio Consumidor Moderno é considerado o mais importante do mercado brasileiro por analisar os diferenciais competitivos das corporações. Em sua décima edição, ele reconhece as empresas que privilegiam a excelência no atendimento, não só conquistando novos clientes, mas, principalmente, mantendo alto índice de satisfação e fidelidade.
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