google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Dei uma espiada hoje no meu controle de manutenção dos carros (uma simples planilha Excel) e vi que um deles havia feito a última troca em novembro de 2007. A quilometragem até que não era tanta desta vez, só 11.000 km. Dei um pulo ao posto Shell aqui perto de casa e fiz a troca, com filtro.

Uso o Shell Helix HX5 15W50 API SL mais pelo atendimento no posto do que pelo óleo em si, pois não existe óleo ruim atualmente.

Mas não tem uma vez que eu mande trocar o óleo que não me assalte a idéia de como se troca óleo sem necessidade. O normal é trocarem a cada 5.000 km ou 6 meses, e isso não é só aqui. Leio muito em publicações americanas as opiniões de "experts" de trocar a cada 3.000 milhas.

Se o manual manda 1 ano ou 15.000 km, é como aquele velho axioma da aviação: "Em caso de dúvida, confie na bússola". E qualquer fábrica que mandar trocar com menos quilometragem está informando mal, ou mesmo contribuindo para a lesa do "propriotário".

Agora, quem gosta de jogar dinheiro fora na lata de recolhimento de óleo, é só seguir os "experts"...

BS


Estive pensando sobre porque tantos entusiastas literalmente amam a GM. Infelizmente uma de minhas conclusões é que não se trata apenas de ela ter feito tantos carros entusiastas no passado (e alguns mais recentemente). Talvez o maior responsável por nos fazer apaixonados pela marca seja a maneira como a GM "vende" o sonho do automóvel, sempre com muito entusiasmo.

Percebi isso ao ver o vídeo abaixo onde carros bem sem graça como o pequeno Aveo, o Malibu Maxx e a Colorado até que entusiasmam com a produção de alta qualidade desse vídeo.

O vídeo foi produzido pelo diretor/produtor Michael Bay, que trabalhou nos filmes "A Rocha", "Bad Boys 2", "A Ilha" e "Transformers". Todos esses filmes têm perseguições de automóveis incríveis. Notem que a carreta do vídeo da GM foi claramente inspirada na cena de perseguição do filme "Bad Boys 2".

Caso queira assistir o vídeo com uma qualidade melhor ou fazer o download, clique AQUI.

AQUI tem um outro vídeo parecido, mas feito só com Colorados.

Mosca branca (foto en.wikipedia.org)

Aproveitando uma pesquisa sobre "moscas brancas" que estou fazendo em edições antigas da Quatro Rodas, respondo, com mais informações, à pergunta feita pelo leitor Marlos Vidal sobre a existência de Corcel II conversível de fábrica.

Nunca existiu Corcel II conversível feito pela Ford. O fato é que de meados dos anos 1970 ao final dos anos 1980 houve uma enxurrada de modelos preparados por grandes concessionárias de São Paulo na tentativa de entrar em alguns nichos de mercado não atendidos pelos fabricantes. Podemos dizer que esse período foi muito fértil nas tentativas de personalização. Dacon, Souza Ramos, Sonnervig e Cia. Santo Amaro de Automóveis fizeram muitas tranformações. Além delas também existiam os fabricantes de veículos especiais e transformadores, sendo um dos mais conhecidos a Envemo.

Com relação ao Corcel conversível, encontrei duas reportagens na Quatro Rodas. Uma de 1978 sobre o Corcel II conversível feito pela Sonnervig, onde o jornalista Claudio Carsughi destaca a beleza, o desempenho inferior ao modelo original e um grande problema de vibração.




Donos de Bugatti Veyron que se cuidem. Pelo menos nos semáforos.

A preparadora americana Switzer Performance Innovations está comercializando kits de preparação para o modelo Porsche 997 biturbo, elevando a potência para 800 hp (811 cv) nas rodas traseiras, e mais de 1.000 hp (1.014 cv) no motor.

Com isso, o 911 SPI Sledgehammer pode acelerar de 0 até 96 km/h em 2,5 segundos e cobrir o ¼ de milha em 9,79 segundos a 235 km/h, como mostra o vídeo abaixo.