google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Mais um modelo da Bentley foi apresentado recentemente, agora na versão conversível, o Azure T. Sim, o T é de Turbo. Não apenas um, mas dois turbos. Equipado com o mesmo motor 6 ¾ litros do Arnage e do Brooklands, com 500hp e torque suficiente para arrastar a Inglaterra mais para longe do continente europeu, o Azure T é capaz de acelerar até os 100 km/h em cinco segundos e atingir 290 km/h.

O carro pesa quase o mesmo que o porta-aviões Minas Gerais, mas ainda assim a Bentley anuncia o novo sistema de freios como "uma versão lightweight do sistema convencional" para reduzir a inércia e aprimorar o desempenho (!). São os maiores discos de freios instalados em carros de produção do mercado, com pinças de oito pistões que podem ser instalados em um Airbus A380 em caso de falta de componentes no ramo aeronáutico.

Alguns detalhes da bela carroceria diferenciam o novo modelo do tradicional Azure, como as saídas de ar laterais e detalhes na grade dianteira. O teto pode ser recolhido automaticamente em questão de 25 segundos, deixando assim à mostra o interior refinado do carro. Tudo é forrado de couro, madeira e alumínio, para ressaltar a esportividade do Azure T. Ah sim, existe um botão Sport no painel, sabe-se lá para que.

O preço? Algo em torno de 250 mil libras esterlinas, muito condizente com o resto do carro e com o pensamento de quem o fabricou. Você pode pagar? Não, mas não ligamos, assim como o consumo (estimado de 6 km/l), o aquecimento global e a busca por carros ecologicamente corretos. Mais uma demonstração do desnecessário e exagerado, para quê serve uma coisa destas? Eu não sei, mas eu quero um.

Gosto de descobrir coisas diferentes, e numa navegada sem rumo pela internet dei de cara com esse motor. Não é coisa nova, a primeira unidade ficou pronta em 1950. Mas pra quem está acostumado com motores em linha, em "V" ou boxer, ou no máximo um radial de avião, esse aí chama a atenção. É o Napier Deltic, um diesel dois-tempos com um arranjo incomum, que nasceu como uma alternativa a motores a gasolina para barcos de patrulha da Royal Navy, já que a gasolina é altamente inflamável.

Motores a diesel apresentavam uma relação peso-potência baixa, e o caminho seguido foi em cima de um motor em que a Napier já tinha trabalhado, para uso em aviões, o Napier Culverin, versão licenciada do Junkers Jumo 204 (tem um desse no Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro), que usava esse arranjo de dois pistões num mesmo cilindro, comprimindo a mistura entre eles e dispensando um pesado cabeçote. Como ficava 'chatinho', era interessante para uso dentro de uma asa de avião grande, por exemplo.

O Deltic nada mais é do que três Culverin juntos, formando um triângulo. Ficou conhecido pela boa relação peso-potência: pesava aproximadamente um quinto dos motores de potência similar da época. Foi usado em várias embarcações pequenas, em vários países, e até em locomotivas. Exótico, não ?


Depois de uns dias com o Nissan X-Trail, a certeza de que a Nissan sabe fazer automóvel. Todos aqui sabem que não sou apreciador de utilitários esporte -- prefiro sedãs notch/hatchback e station wagons -- mas o X-Trail me surpreendeu.

A suspensão independente na frente e atrás é perfeita, confortável mas precisa, o mesmo com a direção de assistência elétrica e variável, de calibração exemplar. O grande esterço das rodas torna o manobrar com pouco espaço além da imaginação. O entreeixos de 2.630 mm e o comprimento de 4.630 mm falam muito bem entre si. Até parece a "Fórmula Omega", 2.730/4.730 mm...


Piquet dizia que tudo que existe entre o kart e a Fórmula 1 só serve para estragar piloto. Exageros à parte, alguma coisa de verdade deve haver nessa frase. Vejamos: Ayrton Senna tinha um kartódromo em sua fazenda; pilotos de categorias-topo do mundo todo, nas férias, se juntam em provas calorosas de kart ao redor do mundo. A grande maioria dos pilotos nunca deixa de andar de kart, usam para afinar os reflexos entre as temporadas.

Com exceção de um Fórmula 1, nada muda de trajetória como o kart com motor 2-tempos de 125 cm³. Poucas coisas aceleram tanto e têm a pilotagem tão nervosa. Em nenhum outro veículo é tão barato bater rodas com os amigos.

Por isso, se você ainda tem idade para agüentar o tranco (sim, é um tranco) procure um kartódromo próximo, converse com os mecânicos sobre como alugar um kart 2-tempos e vá acelerar. Não se assuste com o preço, no final a brincadeira sai mais barato do que psicanalista.


*Título retirado do livro "Eu me lembro muito bem", de Nelson Piquet.