google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)




Em 2006 a GM exibiu outros carros-conceito além do Prisma Y. O Autonomy com seu chassi "skateboard" alojando a célula a combustível, e o musculoso Camaro Coupe que será lançado nos EUA em 2009. Apesar do Camaro apresentado não ser funcional, ver suas formas e proporções ao vivo e de perto foi suficiente para que ele ocupasse uma porção do cérebro onde guardo todos os meus desejos.
Em 2007, no Salão de Detroit, ocupei mais um espacinho nesse lugar após me deparar com o Camaro conversível com um "paint job" especial na cor laranja hugger com faixas pretas.
Agora, no Salão de 2008, vou matar a saudade, pois o Camaro conversível estará presente no estande da GM.



Em 2006 uma importadora (Autoeuropa) trouxe alguns Lamborghinis Gallardo e Murciélago para o Salão. Para provocar os Ferraris que estavam no estande da Via Europa bem próximo dali, os Lamborghinis eram acelerados de tempos em tempos causando um frenesi nos visitantes que corriam para escutar o ronco metálico. O pessoal da Ferrari reagia com urros do 599, levando a multidão para seu estande. Se não me engano, no segundo dia do Salão a Polícia Federal baixou lá e apreendeu todos os Lambos por irregularidades na importação e a brincadeira acabou.
Onde será que foram parar os Lambos?

photo of the day: Salão 2006






Em 2006 a Renault trouxe para Salão de São Paulo o elegante conceito Fluence.

Agora, em 2008, a Renault apresentou no Salão de Paris o novo Laguna Coupé, que se originou do Fluence.

Como destaque, o Laguna Coupé tem um sistema de direção nas quatro rodas. Esse sistema, embora jé tivesse sido usado em modelos como o Nissan 300ZX, Mitsubishi GT3000 e Honda Prelude entre meados dos anos 80 e meados dos anos 90, andava em desuso nos modelos mais recentes.

O sintema esterça as rodas traseiras em até 3,5 graus no sentido contrário às dianteiras em velocidades inferiores a 60 km/h, ajudando a diminuir o diâmetro de giro em 10%, facilitando as manobras e requerendo menor ângulo de esterço no volante. Em velocidades acima de 60 km/h as rodas traseiras esterçam no mesmo sentido das dianteiras melhorando a estabilidade e a segurança. Curiosamente, o sistema do Laguna é forncido pela Aisin, uma empresa japonesa.

Veja no filme abaixo o sistema do Honda Prelude em atuação.

photo of the day: Salão 2006

Não muito tempo atrás, foi levantada pela Porsche uma grande discussão sobre o tempo de volta do Nissan GT-R em Nürburgring, em que dizia que o GT-R não era capaz de fazer uma volta com um modelo de rua totalmente standard em 7min29s, como a Nissan declara ser possível. A Porsche comprou um GT-R e levou-o para a pista, mas só conseguiu um tempo 25 segundos pior e acusou a Nissan de trapacear com o uso de pneus slick ou semi-slick. A resposta da Nissan foi que o carro utilizou os pneus Dunlop opcionais e insinuou que os pilotos da Porsche não eram tão bons como se esperava.

Depois desse bate-boca todo, o GT-R volta a ser notícia polêmica, quando a Nissan não aceitou trocar na garantia a transmissão de um cliente que foi danificada, de acordo com as declarações desta, por "uso inapropriado do Launch Control e do desligamento do Controle de Tração". Detalhe: só é possível utilizar o Launch Control com o Controle de Tração desligado.

E ai? A Nissan afirma que no manual do carro há um termo afirmando que a fábrica não se responsabiliza por "mau uso" do veículo. O Launch Control é um recurso original do carro e feito para proporcionar ao condutor uma rápida aceleração.

Temos uma controvérsia aqui, pois o carro é capacitado para fortes arrancadas e possui um modo especial para tal, mas esse pode danificar a transmissão, e a Nissan não se responsabiliza. Então por que diabos o condutor pode habilitar tal função? Deve ser para que ocorram quebras e a Nissan ganhe dinheiro com mão-de-obra de oficina e peças de reposição.