google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Estive no evento comemorativo dos 15 anos da Audi e lançamento do A4 no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Confesso que tinha uma grande expectativa sobre esse evento e esperava algo diferenciado com requinte e luxo, mas achei bem pobre e não reflete o que a marca representa (ou representou) no Brasil. O local é impróprio e apertado e a ambientação é pobre. Saí de lá com a sensação de que estava faltando algo e que a Audi não explorou devidamente a oportunidade para contar sua história com mais detalhes e mostrar a evolução tecnológica da marca de uma maneira didática.

Talvez algo mais grandioso não possa ser justificado pela média de vendas de apenas 120 carros por mês em 2008 dos quais 100 são A3. A Audi encolheu muito!

Mas isso não tem problema, pois o meu tempo foi muito bem gasto observando e fotografando os modelos expostos.

Entre eles estão as últimas novidades da marca e alguns modelos históricos que não vemos todos os dias nas ruas ou em museus.

Logo na entrada o primeiro modelo exposto é um GT Malzoni que se relaciona diretamente com uma das argolas do logotipo da Audi, a DKW, de quem o GT herdou a base mecânica.

No mesmo ambiente está um impecável (restaurado) Type R Imperator de 1929, o primeiro V-8 da marca. Um carro enorme com toda a robustez esperada de um carro alemão.

No corredor estão os A5, A3 Sportback, Q7, TT Roadster e um S8 V10. Mais adiante o novo A4, que perto do A5 e do S8 nem chama muita atenção. Todos fechados e sem acesso ao interior. Novidade para os meus olhos é o pequeno A1 Project Quattro com propulsão híbrida, sendo um possível concorrente do Mini. A grade dianteira — na verdade uma grelha mesmo — é gigante e o capô com a borda arredondada não causam boa impressão.

No final do ambiente estão os outros modelos especiais, o "911 killer" R8, que também é o carro do Homem de Ferro, e o incrível Type C de Grand Prix de 1935/36.

O Type C apresenta algumas curiosidades. Desenvolvido por Ferdinand Porsche, ele surpreendeu a todos com seu enorme motor V-16 montado entre o piloto e o eixo traseiro. O V-16 de 6 litros é superalimentado com um compressor Roots e tem potência de 520 cv a 5.000 rpm, proporcionando uma velocidade máxima de 340 km/h. O Type C foi invencível durante a temporada de 1936.

Os carros ainda estarão lá neste sábado e domingo, das 10h às 22h, com entrada franca. Vale a pena conferir.

15 Anos da Audi no Brasil

PK
Eu sei, eu sei, prometi registrar aqui dicas e truques pAra um bom planejamento de viagem. Como timing é tudo, embarco hoje pra mais uma dessas road trips, espero eu, memorável como as anteriores. Os dias que antecedem qualquer viagem são caóticos e não sobrou tempo suficiente pAra elaborar adequadamente o que eu havia prometido.

Em menos de duas semanas estarei de volta, com ânimo renovado e cheio de fotos e histórias.

Agradeço novamente a paciência.

Um abraço a todos! Navegar é preciso, viver...



Com a chegada do Dodge Challenger e do Chevy Camaro, a Ford, que reinava absoluta como o único representante dos pony cars no mercado americano, já está se mexendo.

Aos poucos, a Ford está revelando novidades sobre o Mustang 2010 que deve ser apresentado no Salão de Detroit em janeiro de 2009.

Além de mudanças no design da carroceria, é também esperada uma revisão nos motores V-8 e V-6, com melhoria de desempenho e redução de consumo de combustível, e a introdução de um novo motor 4-cilindros turbo visando a redução da dependência americana do petróleo importado.

O emblema do cavalinho galopante também terá suas formas revisadas sutilmente.


PK
 


Aí vai uma dica pra quem pensa em viajar para Los Angeles ou proximidades.

Bem perto da famosa Rodeo Drive, a avenida onde se concentram todas as marcas de moda mais luxuosas do mundo, fica o museu automobilístico Petersen.

O museu foi fundado por Robert E. Petersen, que também foi o responsável pelo lançamento das revistas americanas Hot Rod, em 1948 e, mais tarde, a Motor Trend.

São aproximadamente 300 carros que representam a história do automóvel nos Estados Unidos. Os carros estão separados por épocas e temas dispostos em espaços específicos. Alguns temas são: os primórdios do automóvel, corridas, combustíveis alternativos, design e hot rods.

Estive lá em julho e alguns dos modelos que mais me impressionaram foram o Rolls-Royce Phantom I 1925, customizado pela Jonckheere em 1934, que ganhou o Peeble Beach em 2005; o Jaguar XK SS que foi do Steve McQueen; o GT40 MkII; e o Veyron. Na verdade, fiquei impressionado com quase tudo.

Sem dúvida, um programão para autoentusiastas.

Se preferir ver as fotos numa galeria clique aqui:
ÁLBUM MUSEU PETERSEN

Para mais informações, veja o site do museu:
PETERSEN AUTOMOTIVE MUSEUM
 
PK