google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: Divulgação Ford


A Ford apresentou hoje em Brasília as linhas do novo EcoSport. Para isso reuniu a imprensa automobilística brasileira e mostrou uma maquete em argila do utilitário esporte, enquanto fazia o mesmo na Índia, lá com a presença do presidente executivo mundial da empresa Allan Mulally. O presidente da filial brasileira, Marcos de Oliveira, fez as honras da casa.

O evento foi cercado de certa pompa, com a presidente Dilma Rousseff convidada, mas se fez representar pelo ministro de Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante Oliva, por estar de férias na Bahia.

Nada foi dito sobre dimensões e mecânica, nem a plataforma usada, se continua a com a de Fiesta ou se passa à de Focus. Apenas que é um projeto global e desenvolvido na fábrica de Camaçari, BA  Por isso o governador do estado, Jaques Wagner, estava também presente.

O estilo apela nitidamente para a robustez visual, como pode se notar na grade "de caminhão". Ao menos por enquanto, nada de pára-choques. E foi mantido o "estepe aventureiro" localizado externamente na traseira, como no EcoSport atual – solução a que a Dacia e a Renault sabiamente não recorreram no Duster. Já cansou.


É nítido o objetivo de conferir linhas modernas ao pequeno utilitário e um dos traços mais marcantes é o vidro traseiro envolvente. Os faróis, pelo que foi mostrado, terão LEDs como lâmpadas.


Resta ver, no lançamento que deverá ocorrer no segundo semestre, como o mercado reagirá e se o novo EsoSport derrotará o triunfante Duster – 9.167 vendidos nos último trimestre de 2011, com vendas iniciadas em outubro, contra 7.858 do até então sozinho EcoSport.

BS
Foto: G1

No primeiros 80 minutos de 2012, uma tragédia entre tantas nesse trânsito violento que estamos vivenciando e assistindo todos os dias. Dois carros colidem num quase cruzamento, com semáforo, de duas avenidas importantes e conhecidas no bairro Jardim da Saúde, zona sul da capital paulista. e uma mulher e seu filho por nascer morrem. 

Digo quase cruzamento porque a av. Bosque da Saúde não é perfeitamente alinhada nos dois lados da av. Abraão de Morais, larga, de quatro faixas de rolamento. Quem vem pela av. Bosque da Saúde, de mão dupla, e quer continuar nela, precisa dobrar à direita na av. Abraão de Morais, andar alguns metros e pegar a esquerda, sempre com semáforo. Depois de passar pela av. Abraãode Morais, a av. Bosque da Saúde se torna mão única num pequeno trecho.

Tanto que quem trafega por ela no sentido contrário e deseja continuar pela av. Bosque da Saúde  é obrigado a sair à direita na rua Poranbaga, andar uns 50 metros, dobrar à esquerda na Tristão Mariano para logo chegar à av. Abraão de Morais, de onde pode atravessá-la para pegar a av. Bosque da Saúde. A travessia é controlada por semáforo também.

Foto: estadao.com.br/J B Neto



Água, morre-se sem ela ou por excesso dela. É tudo assim na vida. A virtude está no meio-termo. Não foi exatamente o que o governo de São Paulo fez ao permitir que uma grande aglomeração de veículos, especialmente ônibus, literalmente bloqueassem o acesso ao aeroporto internacional de São Paulo, no município de Guarulhos, na tarde de domingo 1° de janeiro.

Os ônibus levaram cerca de 150.000 pessoas para a cerimônia de inauguração de um templo religioso e, por não terem onde estacionar, usaram para isso, sem a menor cerimônia ou constrangimento, as rodovias Presidente Dutra e Hélio Smidt, esta a que leva diretamente ao aeroporto. Muitas pessoas perderam vôos em razão da impossibilidade de acesso na parte da tarde e que estendeu até às 20 horas.
O retorno à capital pelas rodovias Dutra e Ayrton Senna, normalmente complicado nos grandes êxodos como o deste réveillon, piorou ainda mais.
 Foto: vwfuscabrasil.blogspot.com

Farol "Tremendão" para Fusca e DKW-Vemag

Depois de publicado o post Moda Automobilística, convidei os leitores a escrever mandando mais itens relacionados ao tema. O resultado foi um  enorme volume de recordaçõe sobre o que já foi moda nos nossos automóveis.

Eu mesmo, enquanto compilava os inúmeros comentários, me lembrei de mais alguns:

  Farol “Tremendão” para Fusca, Kombi e DKW-Vemag, uma unidade com farol sealed beam inserido num enorme aro cromado com lanterna na parte inferior (foto acima)
   Em carros de tração dianteira, colocar rodas mais largas atrás, visto em Gol e Kadett
   Passar as rodas traseiras para a dianteira para que se sujem de pó de pastilha também e pareça que o carro tem freios a disco nas quatro rodas (vi um vizinho fazendo isso)
   Grupo ótico em forma de semáforo aplicado ao vidro traseiro que acende o verde quando se acelera, o amarelo, quando se tira o pé e vermelho, quando se freia
   Adesivo no vidro traseiro “Não estudo em nenhuma faculdade”
   Adesivo na lateral que dizia “Surfin’ makes the best lovers” (O surfe produz os melhores amantes)

Mas leia o que os leitores do AE mandaram:

   Modinha boba da “Família feliz” no carro (Marcelo Silva)
   Boneco Bundão; carros rebaixados e adesivos “Turbo” (Anônimo)
   Toca-fitas de gaveta, alguns com amplificador acoplado (Eduardo)
   Encher o tampão traseiro com caixas de som enormes, década de 1990 (Anônimo)
   Encher a coluna A, lado motorista, com um monte de instrumentos (Anônimo)
   Adesivo ‘Interceptor’ no topo do pára-brisa (Sandoval Quaresma)
   “Antena de GTI”; brake light sob o pára-choque; pintura branco Pérola (Álvaro)