google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Neste final de ano meus amigos elaboraram um monte de wish-lists, objetos de desejo diversos, carros que apreciam ou que gostariam de ter em suas garagens.
Eu poderia discorrer aqui sobre uma infinidade de carros de todos os cantos do mundo, carros que me fazem sonhar, carros que eu realmente gostaria de ter, carros que me fascinam por um ou outro detalhe. Sem dúvida alguma, material para uma wish-list gigantesca ou mesmo inúmeros posts. Mas são 4 horas da manhã de segunda-feira e prefiro falar sobre o veículo que tira meu sono neste exato momento.
O veículo que vocês estão vendo acima tem 6,75 metros de comprimento por 2 metros de largura e é tão ou mais alto que um SUV moderno. Pesa mais de duas toneladas e é dotado de um balanço dianteiro tão pronunciado que provavelmente seria incapaz de rodar em São Paulo (a terra das valetas a cada esquina).

Apesar disso, o desenho é dotado de uma proporcionalidade própria, uma vez que não é possível determinar se é um carro esportivo reforçado ou um caminhão esportivado. A parte posterior da cabine é uma coisa absolutamente bizarra, indescritível, digna de figurar em qualquer obra de Salvador Dali.


Realmente surreal, tudo pintado em um lindo e germânico azul. Trata-se do Mercedes-Benz Racing Car Transporter, uma amálgama baseada no chassi tubular em forma de "X"" do modelo 300 "Adenauer" e impulsionada pelo motor de seis cilindros em linha do esportivo 300 SL "asa-de-gaivota", devidamente amansado para a função de carregar carros de corrida.

Devidamente carregado (com peso bruto em torno de 3 toneladas), era capaz de atingir e manter por horas a fio velocidades em torno de 160 a 170 km/h. Para estancar tamanha massa, freios a tambor de comando hidráulico auxiliados por um freio a disco no cardã, antes do diferencial. As suspensões obedeciam a escola Mercedes, com braços sobrepostos na dianteira e o terrível semi-eixo oscilante na traseira, amainado pelo pivotamento úniico que abaixava o centro de rolagem. Apesar de não ter certeza, para mim não restam dúvidas de que havia o dedo de Uhlenhaut aqui.

Por se tratar de um exemplar único, não há como incluir esse veículo em wish-list nenhuma. Por isso ele será incluído na minha lista de experiências desejáveis: quero guiar esse bicho de qualquer maneira. Se algum amigão tiver um conhecido na Mercedes (ouviu Maluhy?!?!), por favor, digam que eu desejo muito colocar as mãos nesse trambolho.

FB



Para celebrar o "Ano da França no Brasil", o Canal Brasil, apresenta desde outubro a mostra "Um Certo Olhar Francês", na qual exibe filmes ilustres de grandes diretores franceses, como Jean-Luc Godard, Roger Vadim e Agnès Varda, entre outros.

Confesso que eu não estava nem um pouco ligado na programação (não sou nem nunca fui cinéfilo), mas ontem pela manhã fui surpreendido com a apresentação de um de meus filmes favoritos: "As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Muito Louco" (Trafic, 1971), escrito, dirigido e estrelado por Jacques Tati.

Quarta e última obra de Tati a apresentar o hilário Monsieur Hulot (e seu inseparável cachimbo), o filme retrata a tentativa do fictício fabricante francês Altra de apresentar um novo modelo no Salão do Automóvel de Amsterdã. As trapalhadas de Hulot, a insolência do motorista Marcel, as barbeiragens da relações-públicas Maria ao volante de um curioso conversível e uma série de imprevistos acabam por atrasar todo o cronograma, tornando a missão quase impossível.

O filme agrada não apenas pelas situações cômicas, mas também pelo argumento ainda atual e pela fina ironia de Tati presente em cada situação. Garante boas risadas e também uma reflexão sobre o culto ao automóvel na sociedade moderna.

Não chega a ser obrigatório na videoteca do entusiasta, mas vale a pena ser visto: o filme apresenta logo na abertura cenas maravilhosas da linha de produção da Renault no início da década de 70, bem como uma infinidade de automóveis da época.

FB

O ano de 2009 chegou ao fim. Nesses dias de descanso no final do ano aproveitei para fazer uma bela limpeza e organizar meu HD. Haja memória para tantas fotos!

Como bom engenheiro organizo tudo por data e assunto. Tudo o que está relacionado ao AUTOentusiastas está numa pasta dividida por ano e em ordem cronológica dos eventos. Então ficou fácil fazer um apanhado geral de todo o trabalho feito em 2009.

Aliás, esse trabalho foi muito gostoso de ser feito, trazendo um grande senso de realização que é difícil de se conseguir com o nosso ganha-pão (que está mais para obrigação). Como vocês devem saber, todos os colunistas do AUTOentusiastas vivem de outras atividades.

Abaixo está um resumo do que aconteceu na minha vida nestes últimos 12 meses. Muitos eventos viraram posts, outros matérias para Car and Driver, e alguns ficaram guardados no meu HD. Tive que limitar a duas ou três fotos por evento para que o post não ficasse gigantesco.

Espero que gostem.

JANEIRO

Arnaldo Keller ajudou o Polati a acertar a suspensão do Motiva (Projeto Raptor). O post só saiu em maio de 2009, veja aqui: Projeto Raptor.




No mesmo dia em que andamos no Motiva, o Cleber da Americar estava em Interlagos também para o Arnaldo andar no carro. Fizemos dois posts, um sobre o GTA 40 e outro sobre a Americar.





No dia 25 foi comemorado o Dia Nacional do Fusca. Veja o post Dia Nacional do Fusca e mais fotos nesse álbum.





Ainda fui ao encontro do Sambódromo, que não gerou nenhum post e nenhum álbum.






FEVEREIRO

Foi um mês fraquinho. Só registrei um encontro na Estação da Luz, que pode ser visto no álbum: Estação da Luz.






MARÇO

Participei de um passeio muito legal pelo Caminho do Mar em São Paulo junto com o pessoal da Mille Duke, organizado pelo Clube VolksPorsche. Não teve post, apenas álbum: Passeio VolksPorsche.





Também visitei rapidamente o encontro de antigos de Poços de Caldas. Tive que fazer um bate-e-volta para buscar meu sogro que quebrou o braço enquanto estava lá. Não deu para curtir o encontro. Não houve post e nem álbum. Fiz apenas umas poucas fotos e nem tão boas. Mas o Maserati 1947 réplica estava impecável.




ABRIL

Mês do encontro de Águas de Lindóia. Normalmente passo o feriado lá em Lindóia e me divirto muito. Mas em 2009 só deu para fazer uma visita rápida. Mesmo assim pude fazer dois posts; um geral e outro sobre os Mopar que estavam lá.



Fizemos um post a oito mãos, eu , Bob, Arnaldo e Juvenal, sobre o Mini Cooper S. Relembre o post aqui e veja o álbum aqui.




MAIO

Talvez esse tenha sido o melhor mês do ano.

Eu e o AK trabalhamos para a Car and Driver. Primeiro fizemos o Kougar Jaguar que saiu na edição de junho. Agora percebi que não tenho nenhum álbum desse carro, mas teve um pequeno post.



E depois fizemos o comparativo do E-Type versus Sting Ray que só saiu em outubro. Veja a matéria aqui e o post com fotos adicionais aqui. Nesse dia alguns amigos do Arnaldo apareceram em Interlagos, um de Jaguar C-Type recreation e outro de Corvette Stingray C3.




JUNHO

Iniciei o mês no encontro da Estação da Luz (que acontece todo o primeiro domingo de cada mês). Não teve post mas teve álbum.



O AK participou da tradicional prova de subida de montanha no Pico do Jaraguá com o GTA 40 da Americar. O evento foi bem legal, mas eu não estava num dia bom. Não gostei das fotos desse dia à exceção dessa do Porsche.




JULHO

Mês das férias em Orlando. O Camaro acabara de ser lançado. Um dia eu deixei a família no hotel e saí para visitar concessionárias. Encontrei Camaros expostos, com ágio. Isso gerou um post: Camaro com ágio. E também um álbum.



Visitei uma galeria de carros exóticos enquanto minha esposa se divertia num shopping. Veja o post aqui e o álbum aqui.




E ainda pude visitar o Old Town em Kissimmee, onde todo sábado tem encontro de antigos e hot rods. Veja o post e o álbum.





De quebra ainda andei de Pontiac G6 sobre o qual eu falei no post Pontiacs que tive e fiz um álbum.






AGOSTO

Em agosto comecei um trabalho que está difícil de terminar por pura falta de tempo. Estive em Interlagos para fotografar uma das etapas do campeonato Históricos V-8 5000, de Mavericks com motor 302.





Mais uma vez eu e o Arnaldo fizemos um trabalho paraa  Car and Driver. Fotografei um Auto Union  1000Sp, o Thunderbird alemão. Um pequeno post com o link para a matéria pode ser visto aqui.





E nesse mês teve um dos encontros mais legais em que já fui, o Mopar Nationals. Estreei uma nova lente que gerou reações tipo "ame ou odeie". Veja mais fotos em dois posts: Parte 1 e Parte 2. Curioso que ainda não usei essa lente desde então.






SETEMBRO

Outro mês bem cheio. Fizemos mais uma avaliação, a 6 mãos. Eu, Arnaldo e Bob andamos num Porsche 944S2 1991 impecável. Veja o post aqui.






E por fim fui ao encontro de Galaxies que aconteceu durante o lançamento do livro "Galaxie, um grande brasileiro".






OUTUBRO

No mês do Dia da Criança não poderia ter recebido um presente melhor. Mais um post a 8 mãos com o Bob, Arnaldo e desta vez também com o MAO. Andamos de Audi R8 para comemorarmos nosso milésimo post. A foto abaixo gerou alguma polêmica. Na realidade o MAO tentou fazer sexo com o R8.





Enquanto acontecia o Autoclassica na Argentina tive que me contentar em visitar o Encontro de Picapes de Águas de São Pedro. O encontro foi bacana, mas em 2010 quero estar no Autoclassica, de preferência com o Arnaldo.





NOVEMBRO

O final do ano foi chegando e o gas acabando. Em novembro dei uma relaxada e não trabalhei muito. Eu e o Arnaldo fizemos um comparativo entre um Camaro 67 RS e um Mustang 68 GT. Está na Car and Driver de dezembro (nas bancas).




DEZEMBRO

Depois de um descanso em novembro tive um dezembro até que agitado.

Acompanhei mais uma etapa do Históricos V-8 em Interlagos. Nesse dia houve muitas outras corridas de diversas categorias. Alguns cliques estão aqui.





De novo com o Arnaldo, fizemos mais um trabalho para a edição da Car and Driver de janeiro de 2010, um Willys Interlagos 1966. A segunda foto mostra outros brinquedinhos do dono do Willys.





E pouco antes do Natal participei do agradável café da manhã na Chamonix junto com o Clube VolksPorsche.




Bem,

Foi realmente um ano muito bom e rico em entusiasmo. Fora toda essa atividade, blogar no AE e receber os comentários de vários leitores também foi muito enriquecedor. Obrigado a todos que deixaram comentários nos meus posts e peço desculpas aos que não consegui responder.

Me desculpem também por um post tão longo. Acho que o mais longo de todo o blog!

Feliz 2010!

PK