google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: autor
Frente semelhante, mas a perda da tampa de vidro atrapalhou o visual da traseira


O titulo deste post já está meio errado: o VW up! europeu não é alemão, mas eslovaco, uma vez que é feito na fábrica de Bratislava, capital da Eslováquia. Mas, como eu conheci o up! durante seu lançamento na Alemanha, vale a liberdade poética. Foi em julho de 2012, quando foi lançado o modelo quatro-portas em um castelo-hotel (chique, não?), o Castelo Bensberg (Bensberg Schloss), cerca de 40 quilômetros de Colônia, que os alemães chamam de Köln. Lá foi o inverso do que ocorreu no Brasil, o modelo de duas portas apareceu primeiro, em 2011. Foi um evento memorável, não só pelo up!, mas pelo fato de terem levado vários carros do museu da VW em Wolfsburg, inclusive um SP2 com o qual me diverti muito rodando por estradinhas alemãs com um carro brasileiro. Mas, isto é outra história.

Rodando com um SP2 pela Alemanha
Coincidentemente, o Bob estaria no mesmo lugar dois meses depois, em setembro, para atividades ligadas a carros clássicos, as quais geraram dois posts seguidos (primeiro e segundo).

Tampa traseira do up! brasileiro, semelhante à do Seat e Škoda

Nos quatro dias que fiquei na Alemanha, rodei com o up! como meu carro de transporte diário, indo para o supermercado, passeando, inclusive indo e voltando para Colônia e, claro, comprando Água de Colônia (vulgo Kölnisch Wasser, já que os alemães, inocentes, não sabem que o nome correto de sua cidade é Colônia e não Köln). O carrinho me impressionou bem, por razões que se reproduzem no Brasil com a versão nacional. Mas, ele mudou para enfrentar nossas ruas e estradas e também para substituir o Gol G4, uma tarefa complicada. 
ACA completa 110 anos








O Automóvil Club Argentino, um dos mais antigos do mundo, fundado em 11 de junho de 1904, comemorou esta semana 110 anos de existência e segue firme no país vizinho, onde ocupa um espaço que em nosso país é preenchido em grande parte pelas seguradoras de automóveis.

O imponente prédio do ACA na Av. del Libertador, 1850, em Buenos Aires

Com uma sede majestosa em uma das áreas mais valorizadas de Buenos Aires, o prédio da entidade oferece não apenas serviços ao motorista comum como também uma ampla biblioteca com ênfase em registros do automobilismo de competição e um imponente museu. Nesta seção estão expostos desde modelos do século 19 até vários dos carros de corrida usados por pilotos argentinos no Exterior e outros usados em provas nacionais com acesso livre ao público.


Exposição de carros de corrida no ACA


Além de uma gestão baseada na prestação de serviços o ACA consegue ainda hoje manter o apoio — institucional, é verdade — a pilotos argentinos que tentam carreira internacional e também promove competições clássicas e incentiva o esporte de maneira prática. Um desses eventos é o Grande Prêmio Histórico da Argentina, que reúne mais de 230 carros em suas edições menos concorridas. Um exemplo que bem poderia ser seguido entre nós…

WG


Renault reassume controle da Alpine

Alpine desenvolve a Berlineta do Século 21 (Foto Renault Media)

Nada como um dia após o outro.  Depois de ter assumido o controle da Alpine em 1973 e ter vendido 50% das ações da empresa para o Grupo Caterham, em 2011, a Renault confirmou esta semana que retomou o controle acionário da Societé des Automobiles Alpine-Caterham, que obviamente deixará de exibir a marca do empresário malaio Tony Fernandes em sua razão social. Empresário de sucesso, Fernandes administra uma linha aérea de baixo custo no sudeste asiático, é dono da equipe Caterham de F-1 (o que explica a presença das marcas Airbus e GE nos monopostos de Kamui Kobayashi e Markus Ericsson) e do time de futebol Queen´s Park Rangers. Frente ao insucesso de sua equipe de F-1 e a necessidade de aumentar seus investimentos no QPR recém-promovido à Premier League inglesa, Fernandes não teve dúvidas em abrir mão de sua participação na joint-venture com a Renault. A marca francesa confirmou que prosseguirá sozinha no desenvolvimento da Berlineta do Século 21, modelo que será lançado em 2016. As duas empresas admitem que novos projetos conjuntos poderão ocorrer “em função das estratégias futuras das duas empresas”. 

Bernard Ollivier segue presidente da Alpine após a saída da Caterham (Foto Renault Media) 


WG
Propaganda do Maverick nos EUA, (acervo particular do autor)


Lançado em 1969 nos Estados Unidos, o Ford Maverick foi posicionado no mercado como um veículo compacto, barato e econômico para os padrões do país.

Com disponibilidade de dois motores de 6 cilindros, de 2,8 e 3,3 litros, a propaganda o anunciava como uma veículo para os jovens e também como o segundo carro da família.

Somente em 1971, dois anos após seu lançamento, foi introduzido o motor V-8 de 302 polegadas cúbicas (4.942 cm³), dando um caráter mais esportivo ao veículo. Era o mesmo motor que equipava também algumas versões do Mustang, 





Anúncios do Maverick nos Estados Unidos (acervo particular do autor)