Fotos: Paulo Keller
Parece que o Ae vinha “cantando a bola”, quando ao longo de posts sobre alguns “modelos mil” (1.000 cm³) preconizamos que um câmbio robotizado ou automático seria bem-vindo nesses modelos, já que potência, na prática, não lhes falta; o que falta é quem saiba extraí-la do motor. Em outras palavras, tem muita gente que não sabe reduzir marcha para subir giro, sendo que outro tanto acha que “o motor vai estourar” se ele funcionar em rotação alta, o que não tem nenhum fundamento. O leitor do Ae, cujo perfil é de um entusiasta que entende como funcionam os automóveis, difere de grande parcela dos motoristas. Todos nós temos parentes, amigos, conhecidos, que só acham que um carro “anda bem” se ele responder rápido mesmo estando em giro baixo, quando, na verdade, um carro anda mal ou bem se na sua faixa teoricamente boa ele não tiver a resposta que se espera.
Faltava avaliarmos o VW up! I-Motion, de câmbio robotizado. Por ocasião do lançamento no final de abril, o Bob o dirigiu num breve teste e escreveu post a respeito, no qual são dados todos os detalhes do câmbio, e agora, decorrido pouco mais de um mês, chegou o momento ver como se comporta esse câmbio no uso diário, inclusive na estrada. A versão que a Volkswagen cedeu ao Ae para teste é um red up! I-Motion 4-portas.
Parece que o Ae vinha “cantando a bola”, quando ao longo de posts sobre alguns “modelos mil” (1.000 cm³) preconizamos que um câmbio robotizado ou automático seria bem-vindo nesses modelos, já que potência, na prática, não lhes falta; o que falta é quem saiba extraí-la do motor. Em outras palavras, tem muita gente que não sabe reduzir marcha para subir giro, sendo que outro tanto acha que “o motor vai estourar” se ele funcionar em rotação alta, o que não tem nenhum fundamento. O leitor do Ae, cujo perfil é de um entusiasta que entende como funcionam os automóveis, difere de grande parcela dos motoristas. Todos nós temos parentes, amigos, conhecidos, que só acham que um carro “anda bem” se ele responder rápido mesmo estando em giro baixo, quando, na verdade, um carro anda mal ou bem se na sua faixa teoricamente boa ele não tiver a resposta que se espera.
I-Motion, simples de usar |