google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Atenção aos leitores: o objetivo deste post é apenas de discutir o assunto em pauta. Em momento algum o Ae estimula os leitores a fazerem experiências alterando as regulagens previstas pelo fabricante para os faróis de seus carros. A regulagem correta é especificada após o estudo de muitos fatores que determinam níveis mínimos de iluminação em certos pontos e níveis máximos de ofuscamento contidos nas regulamentações governamentais. Mantenha sempre os faróis do seu carro em bom estado e regulados de acordo com as especificações do fabricante.

O BS, em alguns posts, como este, já reclamou da fama dos faróis ruins do Fiat 147, causada pela regulagem incorreta destes. A Fiat indicava uma queda de 1,3%, mas por erro, regulava-se os faróis destes carros com apenas 1% de queda, como era comum em outros carros da época. A pergunta que fica é: por que em outros carros se regulava com 1% e não se reclamava de seus faróis, como se fazia com o Fiat 147?





                                                         
Coluna 2314 05.julho.2014                           rnasser@autoentusiastas.com.br        

Audi ocupa espaços — e planta dúvidas
Será desorientado olhar a Audi como mais uma importadora disseminando pequenas quantidades de seus veículos no Brasil. País mudou, mundo idem, hoje sua compra é seletiva análise entre os muitos concorrentes. Audi tem projeto de crescimento e sedimentação. Nas mãos de Jörg Hoffmann, constrói fábrica; definiu futuros produtos — A3 e utilitário esportivo Q3; dinamiza o mercado; abre leque de opções; foca-os nas preferências dos clientes, como os sedãs.

Começou bem o ano, recordes de vendas contínuos, publicidade intensiva, e coroou as ações com a apresentação de versão do líder A3 sedã em apto equilíbrio de características e preços a liderar vendas da marca.

Tem novidade, o A3 sedã motor 1,4 TSFI, a partir de R$ 94.800. R$ 99.800, versão mais completa, e menos R$ 13.800 em relação à versão com motor 1,8.
Na prática do A3 1,4, o amplo torque de 20,5 m·kgf acelera com brio, pouco mais de 9 s de 0 a 100 km/h, e velocidade final em torno de 210 km/h, consome pouco. Confortável, atualizado, bom de sensações, a ele faltam poucos itens, como a câmera de ré — traz sensores e, a quem gosta, ignição sem chave.               

Venderá muito e auxiliará a marca a atingir as desejadas 10 mil vendas neste ano — ultrapassou a metade em cinco meses.
Adicionalmente cria consciência crítica, e instiga consumidores quanto a preço. Por que este automóvel, importado, com todos os custos deste processo e mais imposto alfandegário, custa quase o mesmo que Toyota Corolla na versão Altis, fabricado em São Paulo — e sem o estabilizador eletrônico ESP?


Fotos: Paulo Keller



Há menos de um mês tivemos o post do New March, que conhecemos por ocasião do seu lançamento, mas, como é comum nessas ocasiões, falta um contato mais prolongado, digamos mais íntimo, com o carro, o que só é possível dirigindo-o por vários dias tanto no ambiente urbano quanto numa estrada. Embora o carro de agora seja parecido com o da primeira vez, cor azul Pacific, é outra unidade, placas LUP-5749, enquanto o outro era o LUP-5753, ambos licenciados na cidade-sede da fábrica, Resende, estado do Rio de Janeiro, lembrando que na ocasião era um 1,6 SV, e este é um 1,6 SL.

Suas grandes qualidades, evidenciadas no uso, são agilidade e desempenho, combinados com baixo consumo de combustível e facilidade de dirigir. Agilidade tanto pelo comprimento de apenas 3.827 mm quanto, principalmente, pelo incrível e pequeno diâmetro mínimo de curva, apenas 9 metros. Pode parecer exagero, mas dirigir um carro com essa capacidade, na cidade, arranca sorrisos de quem o dirige, tudo parece, e fica, mais fácil. Se quem já dirigiu um Chevette apreciava esse diâmetro, 9,8 metros num carro com entreeixos de 2.395 mm, então transpondo 9 metros para o New March de 2.450 mm (coincidência: a mesma do Porsche 911 atual) entre eixos dá uma idéia da excelência do nipo-fluminense nesse aspecto.

Comportamento dinâmico que agrada

Uma pequena galeria de fotos, principalmente de detalhes, do Encontro Paulista de Autos Antigos de 2014.
 
 

  Se preferir pode ver a galeria diretamente no Flickr: Antigos em Campos do Jordão.

Abraço, PK