google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: Paulo Keller



Há menos de um mês tivemos o post do New March, que conhecemos por ocasião do seu lançamento, mas, como é comum nessas ocasiões, falta um contato mais prolongado, digamos mais íntimo, com o carro, o que só é possível dirigindo-o por vários dias tanto no ambiente urbano quanto numa estrada. Embora o carro de agora seja parecido com o da primeira vez, cor azul Pacific, é outra unidade, placas LUP-5749, enquanto o outro era o LUP-5753, ambos licenciados na cidade-sede da fábrica, Resende, estado do Rio de Janeiro, lembrando que na ocasião era um 1,6 SV, e este é um 1,6 SL.

Suas grandes qualidades, evidenciadas no uso, são agilidade e desempenho, combinados com baixo consumo de combustível e facilidade de dirigir. Agilidade tanto pelo comprimento de apenas 3.827 mm quanto, principalmente, pelo incrível e pequeno diâmetro mínimo de curva, apenas 9 metros. Pode parecer exagero, mas dirigir um carro com essa capacidade, na cidade, arranca sorrisos de quem o dirige, tudo parece, e fica, mais fácil. Se quem já dirigiu um Chevette apreciava esse diâmetro, 9,8 metros num carro com entreeixos de 2.395 mm, então transpondo 9 metros para o New March de 2.450 mm (coincidência: a mesma do Porsche 911 atual) entre eixos dá uma idéia da excelência do nipo-fluminense nesse aspecto.

Comportamento dinâmico que agrada

Uma pequena galeria de fotos, principalmente de detalhes, do Encontro Paulista de Autos Antigos de 2014.
 
 

  Se preferir pode ver a galeria diretamente no Flickr: Antigos em Campos do Jordão.

Abraço, PK
Foto:terrordonordeste.blogspot.com


Notícia de hoje no jornal O Estado de S. Paulo informa: a Prefeitura de São Paulo planeja construir 400 km de ciclovias segregadas na cidade até 2016 a um custo de R$ 80 milhões (nosso grifo).

Diz a reportagem que como essas canaletas para bikes (termo do jornal, um absurdo completo) ocuparão principalmente o lado esquerdo das vias, coladas à calçada, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, estima que entre 30 mil e 40 mil vagas de estacionamento, entre as quais as de Zona Azul, sejam suprimidas.

O plano, segundo o jornal, e que o Ae considera diabólico, foi divulgado na manhã desta quarta-feira por Tatto no Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT), em que o secretário disse: "Vamos tirar vagas dos carros para uma ocupação do espaço público pelas bicicletas", que disse prever reclamações dos motoristas. "É uma mudança para valer na cidade. Se fosse fácil já teriam feito," acrescentou.
Ford Escort MK1 (material do acervo particular do autor)


O início do Escort na Ford do Brasil foi nos idos de 1973 quando importamos um MK1 duas-portas da Europa com a finalidade de conhecer a fundo o modelo e quem sabe disponibilizá-lo para o mercado brasileiro.

O MK1 que importamos tinha motor 1,3 litro OHV (overhead valves) com comando no bloco, conceito bem semelhante ao motor do Corcel com varetas acionadoras dos balancins das válvulas. O MK1 era 40 cm menor  que o Corcel em seu comprimento total com a altura praticamente a mesma. 

Logo fomos avaliar o MK1 que tinha tração nas rodas traseiras com cardã e motor dianteiro longitudinal. Era aproximadamente 50 kg mais leve que o Corcel e seu motor 1,3-l empurrava bem o veículo devido também ao seu câmbio com relações de marchas bem reduzidas.

Após inúmeras avaliações funcionais feitas por nossa engenharia, o MK1 foi totalmente desmontado e seus sistemas e peças analisados comparativamente com o Corcel,  também desmontado, o chamado processo de teardown. Todos os dois veículos passaram por esse processo, com análise do peso das peças, conceitos de projeto e também conceitos de manufatura.  Quem fez todo o trabalho de teardown foi a nossa equipe da engenharia avançada no Centro de Pesquisas da Ford em São Bernardo do Campo.

Corcel 1973 versus Escort 1973 (foto do acervo particular do autor)

Equipe do teardown, engenheiros ainda de gravata (foto acervo particular do autor)