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| Ford Escort MK1 (material do acervo particular do autor) |
O início do Escort na Ford do Brasil foi nos idos de 1973 quando importamos um MK1 duas-portas da Europa com a finalidade de conhecer a fundo o modelo e quem sabe disponibilizá-lo para o mercado brasileiro.
O MK1 que importamos tinha motor 1,3 litro OHV (overhead valves) com comando no bloco, conceito bem semelhante ao motor do Corcel com varetas acionadoras dos balancins das válvulas. O MK1 era 40 cm menor que o Corcel em seu comprimento total com a altura praticamente a mesma.
Logo fomos avaliar o MK1 que tinha tração nas rodas traseiras com cardã e motor dianteiro longitudinal. Era aproximadamente 50 kg mais leve que o Corcel e seu motor 1,3-l empurrava bem o veículo devido também ao seu câmbio com relações de marchas bem reduzidas.
Após inúmeras avaliações funcionais feitas por nossa engenharia, o MK1 foi totalmente desmontado e seus sistemas e peças analisados comparativamente com o Corcel, também desmontado, o chamado processo de teardown. Todos os dois veículos passaram por esse processo, com análise do peso das peças, conceitos de projeto e também conceitos de manufatura. Quem fez todo o trabalho de teardown foi a nossa equipe da engenharia avançada no Centro de Pesquisas da Ford em São Bernardo do Campo.
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| Corcel 1973 versus Escort 1973 (foto do acervo particular do autor) |
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| Equipe do teardown, engenheiros ainda de gravata (foto acervo particular do autor) |







