google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
A vida dos donos de veículos licenciados em São Paulo será facilitada na transferência de titularidade entre particulares. A nova regra entrará em vigor no próximo 24 de julho.  

Segundo o decreto nº 60.489, os cartórios estaduais deverão informar à Secretaria da Fazenda quando houver esse tipo de transferência. Com a norma, o proprietário fica dispensado de comunicar a venda ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Sendo assim, essa ação evita que, em caso de atraso na transferência de propriedade, o antigo dono receba multas ou cobranças de impostos gerados após a venda do veículo. 

É um exemplo a ser imitado pelas demais unidades da Federação.


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Aerodinâmica e seus mistérios: faróis verticais no 919 Hybrid


Ao retornar à LMP1, a categoria-topo do Campeonato Mundial de Longa Duração (World Endurance Championship, WEC), a Porsche tem grandes desafios pela frente. Primeiro, o novo 919 Hybrid, de corrida, é o carro híbrido mais complexo que a fabricante de Stuttgart/Zuffenhausen já fez. Segundo, ao contrário dos concorrentes, a Porsche não tinha experiência ou dados dos anos anteriores em que se basear. Terceiro, a Porsche deu ordem aos seus engenheiros para desenvolverem um protótipo para a categoria LMP1 (de Le Mans Prototypes, "1" designa carros de fábrica), uma meta bem difícil, mas que no longo prazo seria mais promissor do que comprar componentes já existentes de outras empresas. 

Durante a empreitada, Alexander Hitzinger, o diretor técnico para a categoria LMP1, e sua equipe, estão seguindo um caminho que é tradição na Porsche: encontrar soluções que possam vir a aplicadas nos carros de produção no futuro.

A busca pela eficiência ideal de conversão de energia está tendo uma influência enorme sobre todos os aspectos do Porsche 919 Hybrid. A aerodinâmica do carro para Le Mans, bem como o peso dos componentes individuais, foram otimizados. Entretanto, os sistemas de recuperação de energia e de propulsão extremamente avançados são duas das características excepcionais no carro. O novo e revolucionário regulamento técnico determinado pela FIA para a temporada de 2104 do WEC deu aos engenheiros da Porsche uma ampla margem de manobra.




Este post aborda a Autolatina pela visão de um engenheiro, no caso eu, que participou de grande parte desta história.

Lembro-me como se fosse hoje, nos idos de 1986, quando ouvíamos pela "rádio peão" que a Ford estava para ser vendida à Volkswagen. O pessoal achava engraçado o boato e ninguém acreditava nele, até que no dia 25 de novembro de 1986 soubemos do acordo de cooperação mútua firmado entre a Ford e a VW no Brasil, dando origem à Autolatina.

Nosso pessoal da engenharia, a maioria formada de "Fordeanos de corpo e alma", ficou perplexo com o fato e um clima de ansiedade tomou conta do ambiente. Cultura alemã com cultura americana nunca vai dar certo, falávamos... até que soubemos que a VW seria majoritária com 51% das ações da Autolatina.

Incrédulos, fomos comunicados que toda a nossa engenharia iria para as instalações da VW em São Bernardo do Campo e o nosso Centro de Pesquisas seria desativado... desativado?!  E dito e feito, aos poucos toda a nossa engenharia, incluindo a oficina experimental, a construção de protótipos, laboratórios e banco de provas foi sendo transferida para a fábrica da VW.

Fotos: Divulgação Troller





A Troller, fundada em 1994 e desde 2007 pertencente à Ford Motor Company Brasil, com fábrica em Horizonte (CE), apresentou ontem em São Paulo a nova geração do utilitário T4. Totalmente renovado, o modelo foi exibido à imprensa e fãs do veículo num evento público na Av. Europa, um dos pontos de comércio de veículos de alto preço mais movimentados da cidade. Além das linhas completamente diferentes, o Troller T4 ganhou suspensão dianteira independente e, mais importante, potência: seu motor é o Diesel de 3,2 litros cinco-cilindros da picape Ford Ranger, de 200 cv, combinado com câmbio manual de seis marchas.

O modelo havia sido apresentado como conceito no Salão do Automóvel de 2012 e chamou bastante a atenção pelo porte e linhas arrojadas. De lá para cá passou por extenso desenvolvimento, inclusive no campo de provas da Ford em Tatuí, interior de São Paulo.

Preços e dados técnicos não foram divulgados e vendas começam em julho.

BS

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