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Aerodinâmica e seus mistérios: faróis verticais no 919 Hybrid |
Ao retornar à LMP1, a categoria-topo do Campeonato Mundial de Longa
Duração (World Endurance Championship, WEC), a Porsche tem grandes desafios pela frente. Primeiro, o novo 919 Hybrid, de corrida, é
o carro híbrido mais complexo que a fabricante de Stuttgart/Zuffenhausen já fez.
Segundo, ao contrário dos concorrentes, a Porsche não tinha experiência ou
dados dos anos anteriores em que se basear. Terceiro, a Porsche deu ordem aos seus engenheiros para desenvolverem um protótipo para a categoria
LMP1 (de Le Mans Prototypes, "1" designa carros de fábrica), uma meta bem difícil, mas que no longo prazo seria mais promissor do
que comprar componentes já existentes de outras empresas.
Durante a
empreitada, Alexander Hitzinger, o diretor técnico para a categoria LMP1, e sua
equipe, estão seguindo um caminho que é tradição na Porsche: encontrar soluções
que possam vir a aplicadas nos carros de produção no futuro.
A busca pela eficiência ideal de conversão de energia está tendo uma influência
enorme sobre todos os aspectos do Porsche 919 Hybrid. A aerodinâmica do carro para
Le Mans, bem como o peso dos componentes individuais, foram otimizados.
Entretanto, os sistemas de recuperação de energia e de propulsão extremamente
avançados são duas das características excepcionais no carro. O novo e
revolucionário regulamento técnico determinado pela FIA para a temporada de 2104 do WEC deu aos engenheiros da Porsche uma ampla margem de manobra.