Esta matéria é de autoria de Alexander Gromow, um autoridade em Volkswagen no Brasil e personalidade no mundo antigomobilista até no exterior. Foi originalmente publicada na sua coluna
"Volkswagen World", do Portal Maxicar (www.maxicar.com.br), e ele gentilmente nos autorizou a publicá-la no Ae.
Bob Sharp
Editor-chefe
____________________________________________________________________
Six wheelers, ou carros de seis rodas
Navegando na internet volta e meia se encontram exemplares
"estranhos" de Fuscas e Kombis com seis rodas, certamente uma
interessante curiosidade com resultados nem sempre do agrado de todos, como se na foto de abertura.
Estes exemplos, com certeza, não foram feitos com alguma
finalidade prática específica que não seja a de fazer um carro diferente e que
chame atenção. Mas será que na história dos carros de seis rodas sempre foi
assim?
Certamente que não! E há uma história muito curiosa
envolvendo carros de seis rodas, seja para competição, seja para uso digamos
"normal" e até "off-road"; sem esquecer dos carros-conceito. Uma história que continua até os dias de hoje. Vamos dar uma
mergulhada na história e ver o que temos para conferir...
Hans Stuck, piloto automobilístico alemão, quis quebrar o
recorde mundial de velocidade em terra para a Alemanha. No final dos anos 1930, ele
trabalhou para montar uma equipe para alcançar este objetivo. Em 1937, ele
convenceu Wilhelm Kissel, presidente da Daimler-Benz AG, a desenvolver e
construir o veículo, que o Dr. Ferdinand Porsche tinha concordado em projetar.
Ele também obteve de Adolf Hitler a aprovação para o projeto, que viu o recorde
como mais uma ferramenta de propaganda para demonstrar suposta superioridade
tecnológica da Alemanha.
 |
Daimler-Benz T80, idealizado por Hans Stuck e projetado para mais de 600 km/h pelo Dr. Ferdinand Porsche (imagem Mercedes-Benz) | |