google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)



Qual o segredo dos automóveis que marcaram para sempre a sua existência, se tornando ícones na mente dos consumidores? A resposta a esta pergunta é muito mais difícil do que parece e na realidade é o que todas as fabricantes perseguem na ocasião de um novo projeto.

O grande desafio  é a regra dos "3B", ou seja, fazê-lo bom, bonito e barato, aplicável a qualquer categoria de veiculo.

Vamos juntos compartilhar, post por post, os meandros do desenvolvimento veicular.

Meu primeiro post é introdutório e de caráter geral, para brevemente ilustrar o processo de desenvolvimento de um novo veiculo.




Como falei anteriormente, o desenvolvimento de um novo veículo segue a regra básica  "3B":





Coluna 1814 30.abr.2014                        rnasser@utoentusiastas.com.br        

up! tira portas, baixa preço e tem opção robotizada
É o mais barato dos Volkswagen no Brasil? Ou é o mais barato com câmbio robotizado? O up! duas-portas, recém-lançado, responde às duas questões.

Ele amplia o leque do produto mais moderno e seguro de seu segmento, e tanto a redução de preço em R$ 2 mil e a combinação do esperto motor tricilíndrico com a caixa robotizada busca aumentar vendas e diminuir o susto na queda de comercialização de sua fabricante, notada com a retirada de produção do antigo Gol G4, seu mais barato.

Embora sem explicitar, o que a Volkswagen pretende com o up! parece ser retomar slogan antigo, o Bom senso sobre rodas. O up! é o mais atualizado, inovador, econômico e performático de sua classe, mas tantas boas características encontram dificuldades de escolha por ser produto inteiramente novo.
A robotização do câmbio SQ100, sem tensor ou cabos, e seu gerenciador são evolução no campo. Agora a posição D analisa o uso e seleciona os melhores pontos para troca de marchas buscando economia no uso. Se o motorista quiser controle pleno, use a posição M.

Preços do up!


2-portas
4-portas
(I-Motion)
Manual
I-Motion
Manual
I-Motion

take up!
26.900

28.900


move up!
28.300
30.990
30.300
32.990
2.690
high up!


34.990
37.760
2.770
black up!


39.390
42.160
2.770
red up!


39.390
42.160
2.770
white up!


39.390
42.160
2.770


Alan Mullaly e Mark Fields

A Ford Motor Company nomeou hoje Mark Fields com substituto de Alan Mulally, de 68 anos, como presidente executivo em 1º de julho. “Desde o primeiro dia em que conversamos sobre a transformação da Ford oito anos atrás, Alan e eu concordamos que desenvolver a próxima geração de líderes e garantindo uma sucessão ordeira do presidente executivo estava entre nossas mais altas prioridades,” declarou o presidente executivo do Conselho de Administração, Bill Ford. “Agora, Mark está pronto para liderar nossa companhia no futuro como presidente executivo”.

Fields, de 53 anos, despontou como provável sucessor de Mulally quando foi promovido a executivo-chefe de Operações em dezembro de 2012. O veterano de 25 anos de Ford foi levado a ser o segundo maior executivo da Ford depois de conduzir as operações da fabricante na América do Norte e tirá-las de prejuízos enormes, passando-as a obterem lucros recordes.

“Obrigado por nos deixar este presente de uma Ford transformada que nos permitirá continuar a fazê-la crescer daqui para frente,” disse Fields a Mulally numa coletiva de imprensa hoje. “Sou abençoado por estar cercado por uma talentosa equipe de direção.”

O cargo de executivo-chefe de Operações não será preenchido.

“Sou apaixonado por produto,”, acrescentou Fields. “Manteremos e aceleraremos essa paixão por produto à medida que caminhemos para frente.” (Automotive News)
Fotos: autor
Já à venda na Europa



Era uma vez em 2007. Um carro elétrico, o Think, estava nas minhas mãos. Durante muitos anos eu tinha escutado sobre esse projeto cheio de problemas, na época a marca estava com a Ford. Depois de alguns anos, em 2003, a Ford vendeu o projeto, que voltou para donos na Noruega.

Eu estava muito curioso para saber como poderia ser dirigir este carro que estava na fase de desenvolvimento desde 1991. A
primeira sensação de dirigir um carro sem barulho de motor eu já tinha tido alguns anos antes com um Toyota Prius.  Engatar Drive, colocar o pé no acelerador  e sair na rua sem barulho nenhum. Só que com o Prius o barulho do motor a combustão começou bastante cedo porque o motor elétrico e a bateria eram bastante pequenos.

O Think era movido a eletricidade pura, e eu saí dirigindo. Depois de um quilômetro pensei: Ai, que carro mais ruim, quem vai querer um carro desse? Certo, o carro andava,  mas era barulhento e avaliando qualquer item, o Think era bem pior de que qualquer carro normal que havia para comprar na época. Lembro que pensei: Boa sorte. Mas uma hora qualquer marca normal vai fazer um carro elétrico, que com certeza vai ser melhor de que isso, e assim ninguém vai comprar o Think.

Em 2008 começaram as vendas dos Think, e em 2012 a empresa fechou. Não sei quantos foram produzidos, só sei que foram  mais de 1.000 carros. Vendo hoje anúncios na Noruega, pode-se comprar um Think usado por uns 20 a 30 mil reais. Há também protótipos do ano 2000 para comprar e vários estão com a bateria estragada.


Anúncio recente de um Think na Suécia