Volkswagen fará carros de baixo preço
Em seu projeto de liderar a produção mundial de automóveis até 2018, a Volkswagen terá uma
família de veículos menos elaborados e com preço menor. Atualmente a empresa
encontra-se numa furca, ante duas opções: transformar a Seat, sua espanhola
sempre em dificuldades em manter-se e crescer, ou criar nova marca, a 13ª de
seu portfólio, a ser identificada como de baixo custo.
Para países nascendo para a interação entre consumidor e automóvel. O
ponteiro da bússola aponta para as peculiaridades da Índia, amplo, plano e
mercado de carros simples ou antigos, porém mandatoriamente de baixo custo.
Junto com a China fazem a dupla da expectativa para vendas em volume. Os outros
membros dos BRICS — Brasil, Rússia, África do Sul, além de leste europeu,
também com espaço para o mercado de entrada estão na mira.
Nada cria, a Renault assim o faz com a romena Dacia; a Nissan exumou a
marca Datsun; a Toyota opera com Daihatsu há décadas.
Hoje a proposta é referida internamente como BB – Budget Brand , na
realidade do balcão, para quem tem orçamento contado, e anda na corda bamba.
Questão básica é responder se o carro será low cost e low price, o que
usualmente não ocorre. O Projeto BB baliza preço ao máximo de US$ 8 mil –— R$
20 mil.
A mesa diretora da VWAG deverá bater o martelo pouco antes das férias de
verão, no meio do ano.
Fórmula e produção simples, exercício de conhecimento e criatividade
para montar carro novo a partir do resgate de componentes e grupos mecânicos já
existentes, amortizados, sem custos. Hipotética produção em 2016 ou 2017.
Ciclo interessante. A volta à essência da marca antes identificada Carro
do Povo, muito se afastou deste conceito



