JAC T8, o primeiro carro da Copa
Ano de turistas, veículos
para atendê-los. Parece a motivação do importar o JAC T8 — T de transporte, 8 dos usuários. Com ele a fabricante chinesa, por seu sócio
brasileiro, quer disponibilizar deslocamento confortável a hóspedes de hotéis e
pousadas, meio termo entre automóveis e as vans
diesel Mercedes Sprinter e Fiat Ducato, líderes no segmento, maiores, mais caras.
O mercado já o apelidou, pelo engenheiro/jornalista Josias
Silveira: Jacão — JAC grande,
coerente com seus 5,10 m
de comprimento — candidato a suprir o ocioso espaço do fim do utilitário VW.
A JAC o classifica Multivan, como o faz a marca alemã com o
sucessor da Kombi, o T6 — transporte, 6ª. geração... Nada a ver com a extinta.
É maior, espaçoso, tratado com identificação em automóvel: tapetes felpudos, revestimento
interno em couro, bancos individuais à frente, na segunda fila, aí poltronas
girando 360 graus. Confortáveis, teto solar a servi-las. Exibe o DNA chinês, de
pouca vivência no setor. Virados para trás, os cintos de segurança não vêm
junto, não funcionam, inviabilizando seu uso. Ao fundo, na cozinha, banco único, encosto não reclinável, cinto subabdominal
para o passageiro central. 2ª. classe.