Salão de Genebra, 6 a 16 de março, tem posição mercadológica bem
definida para sobreviver na disputa entre a poderosa meia-dúzia que se impõe ao
setor: novidades européias e pesquisas para os novos tempos com os automóveis —
menores consumo, e emissões, integração com eletrônica, novos combustíveis.
Novidades
De veículos comuns, motores de ciclo Otto – combustível
vaporizado e velas de ignição —, ainda tem seu lugar e serão, por tempos,
maioria das vendas.
Ford Focus - No setor, é a novidade mais palpável a consumidores
brasileiros, exibindo as próximas mudanças a ser aplicadas no produto feito na
Argentina. Mudança maior, frontal, grade mais elevada, trabalho no grupo
óptico, idem para o traseiro. Dentro, trabalho em materiais como o cromo
satinado, no console, porta-luvas, para mudar, melhor operar, oferecer sensação
de aconchego e refinamento. Mudança maior, embora culturalmente difícil ao
mercado brasileiro, é a opção de um novo motor: três cilindros, 1,0, 12
válvulas, injeção direta e turbo, 123 cv e uns 15 m·kgf de torque. Este motor
será produzido no Brasil, inicialmente com aspiração atmosférica, marcando o
sucessor do Ka. Caixa de seis marchas, suspensão, direção e freios reacertados.
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Ford Focus, refrigério nas linhas |