google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto:policiamilitardesaopaulo.blogspot.com
Início da subida, lombada antes

O fato ocorreu em São Paulo, mas poderia ser em qualquer cidade do Brasil. Há uma rua conhecida aqui, no bairro do Morumbi, a Dr. Francisco Thomaz de Carvalho, mais conhecida por "Ladeirão", que no seu trecho final e algo longo é bem íngreme. É comum carros ficarem parados aguardando o sinal abrir lá em cima, na esquina com outra via ainda mais conhecida, a av. Giovanni Gronchi. Praticamente ao lado do "Ladeirão" há uma favela, a Paraisópolis. A rua é de mão dupla.

Na tal subida, aproveitando-se dos carros parados e presos em fila, o que é bastante comum, assaltos são freqüentes ali. Esta semana um policial federal foi assassinado naquele ponto. No carro estavam a esposa e a filha pequena, que presenciaram tudo.

É assim que fica o "Ladeirão" o termpo quase todo (foto estadao.com.br)



Em 2001 escrevi minha coluna semanal "Do Banco do motorista" para o Best Cars intitulada "Uma (agradável) volta ao passado".

Tratou-se de uma experiência de serviço incrível que àquela altura fiz questão de compartilhar com os leitores e, por isso, recomendo lê-la antes de continuar esta leitura.

Ontem precisei ir a Resende, bate e volta, e o iniciar a viagem para São Paulo passei pela auto elétrica (por isso é que é bom ler a coluna no Best Cars antes), pois ela fica no caminho para pegar a Via Dutra. Eu quis dar um abraço no Toninho, que estava lá trabalhando, firme e forte. Foi uma alegria para ambos o breve encontro.

Depois, na viagem, pensei, "Que besteira a minha, poderia ter fotografado o Toninho, a oficina, e fazer um post a respeito", mas, paciência, ficaria para outra. "Não, espere, você pode escrever um post assim mesmo", e aqui está ele. É por isso que a foto da oficina auto elétrica, na abertura do post, foi reproduzida a partir do Street View do Google Maps (obrigado, Mr. Google!).

Agora vamos à "face oculta" da história, tal como a do nosso satélite.

                                                           
Coluna 0714    12.fev.2014            rnasse@autoentusiastas.com.br               
Três cilindros, 1,5-l, 400 cv! Nissan abre novo caminho
Nas entranhas das muitas regras da engenharia automobilística, duas instigam e balizam engenheiros e formuladores de produtos: uma, a potência específica. É a relação de cavalos-vapor produzidos a cada litro de deslocamento volumétrico. Na prática, ilustrado como cv por litro, escrito cv/l. Outra medida é um desafio — produzir 1 cv na menor medida de peso. O Ford modelo T, automóvel que deu mobilidade ao mundo, tinha motor de 4 cilindros, massa de ferro deslocando 2.900 cm³, pesando uns 200 kg e produzindo 20 hp, 20,3 cv. Seu sucessor, o Modelo A, ampliou a cilindrada para 3.300 cm³, peso assemelhado, fazendo o dobro em potência, 40 hp, 40,6 cv.
Há constante evolução neste campo. Nos sistemas melhoradores da operação do motor fazendo-o produzir mais potência e, no outro extremo, uso de materiais com menor peso, como as ligas leves, o plástico, o compósito de plástico com fibras com a de carbono. Por aí.
Agora a japonesa Nissan exibiu o produto de pesquisas e elemento importante de um projeto. Produto é um novo motor de 1.500 cm³, três cilindros. Pesa 40 kg e produz iniciais 400 hp, uns 405 cv. Chamou-o ZEOD RC Le Mans – acrônimo indica Zero Emissions On Demand, emissões zero quando solicitado. RC para Racing Car, e o circuito francês sede da mais famosa prova de resistência automobilística à base de velocidade, a 24 Horas, corrida em junho, onde estreará. Após, 2015, corridas.



 

CBA divulga calendário de 2014. Categoria GT Pro não será disputada






A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou ontem, em seu site, o calendário de competições para a temporada 2014, documento que estava em suspenso para acomodação das datas e locais por causa do atraso na conclusão da reforma do Autódromo Internacional de Goiânia. Em declaração ao Ae, anteontem, o presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA, Waldner de Oliveira, informou que essa circunstância não tinha prazo definido para ser completado. O calendário completo, que você acessa clicando aqui, porém, traz as mesmas datas que os organizadores das categorias F-Truck, F-3, Marcas, Stock Car e Turismo haviam divulgado anteriormente:

27/4, Stock Car e Turismo
4/5, Marcas, Mercedes-Benz Grand Challenge e F-3
8/6, F-Truck. 

Segundo informações de Fernando Campos, veterano jornalista goiano, "amanhã (sexta, 14) será iniciada a correção da Curva 1 e em seguida a aplicação da segunda e definitiva camada de asfalto com 3,5 cm de espessura.

Projeto GT Pro é abortado