google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Será no próximo sábado (15 de fevereiro) a primeira etapa do Torneio Interlagos de Regularidade de 2014, o Rallye organizado com sucesso pelo amigo Jan Balder.

A prova é aberta a Veículos Clássicos, aqueles produzidos até 1989, e a Veículos Modernos, produzidos após 1989, com duração de 50 minutos.cada.

Poderão participar automóveis (sedãs, conversíveis, roadsters e hatchbacks), peruas (station wagons) e utilitários esporte. Picapes não são admitidos.

Os carros deverão estar com pneus de até 3 mm de profundidade de sulco e os pilotos e eventuais copilotos deverão usar capacete. Pilotos deverão estar com a Carteira de Habilitação em dia.

Horários

Veículos Clássicos
Briefing às 10h00
Largada às 11h30

Veículos Modernos
Briefing às 15h00
Largada às 16h15

Inscrições

As inscrições estão abertas e deverá ser enviada ficha de inscrição para jbalder@ig.com.br, onde há orientação para pagamento via banco. Baixe a ficha de inscrição aqui, do Dropbox. Se você ainda não tem conta neste útil serviço, crie-a seguindo as instruções, é fácil e instantâneo. Em caso de dificuldade, envie e-mail para envio direto do arquivo, autoentusiastas@autoentusiastas.com.br

A taxa de inscrição é de R$ 400,00 para concorrentes individuais e de R$ 500,00 para duplas. No dia da prova será aceita apenas até o horário do briefing de cada categoria.

Até hoje (8 de fevereiro) os concorrentes poderão gozar de desconto promocional, R$ 350,00 para concorrentes individuais e R$ 450,00, para duplas. Aqueles que pretenderam participar das duas categorias terão desconto de 10%.

A partir de 14 horas deste sábado, estendendo-se até às 18 horas, Jan Balder e equipe estarão na Orange Motorsports, na rua Henri Dunant, 245, no bairro de Santo Amaro (próximo ao consulado americano), onde as inscrições poderão ser feitas pelos preços promocionais acima.



Os veículos serão numerados de acordo com a ordem de inscrição, sendo de 1 a 50 para os Veículos Clássicos e de 51 a 100 para os Veículos Modernos.

É o próprio Jan Balder quem diz: "Venham descobrir as verdadeiras qualidades do seu veículo longe de radares e outros inconvenientes, com toda a segurança na pista que hospeda a Fórmula 1".

Ae



Fotos: autor
A imagem tem clima californiano, mas é no Brasil, em Santa Catarina

Meu destino era a pequena cidade de Tijucas, em Santa Catarina, para ser preciso o Celeiro do Carro Antigo, uma oficina de restauração especializada em carrocerias de madeira, as populares woodies. Eu já havia produzido algumas matérias envolvendo os automóveis que saíam de lá, também já tinha visto ao vivo algumas das máquinas do Gilberto Rufino, um homem que vem se dedicando a estudar a marcenaria dos carros.


Em frente ao Celeiro do Carro Antigo uma dupla de Fords à minha espera

Por mais que já tenha visto coleções e oficinas diversas, nunca poderia imaginar que encontraria naquela pequena cidade do interior catarinense algo que — para mim — seria referência. Teria a minha disposição dois automóveis, um Ford 1948 original, sem restauração (apenas alguns retoques ao longo da vida) e também um Ford 1946, automóvel completamente restaurado pela equipe da empresa. Seria o suficiente admirar aqueles belos automóveis, mas "quis o destino" que o dono da oficina, em sua tamanha hospitalidade, me reconhecendo com um verdadeiro irmão, me ofertou a direção dos carros. Ora, o que mais eu poderia querer? Escolhi o modelo de 1948 por ser o mais curioso, a versão standard dos Ford, conhecida como Super 6. 

O centro histórico de Tijucas combina com os automóveis, que formam um "diorama natural"




Coluna  0614   5.fev.2014                  jrnasser@autoentusiastas.com.br           
up! – a Volkswagen quer retomar a liderança
Letras minúsculas, pretensões maiúsculas. Com o up!, em inglês referenciando o que está em cima, acima ou para cima, a VW quer cumprir seu desiderato, decisões e providências: ser a maior do mundo, projeto de seu acionista e mandão maior Ferdinand Piëch. Prenome homenageia o avô Porsche. Do ramo. Cumpre o escrito. Neste ano, terceira, 1% abaixo da GM, segunda, 3% da líder Toyota. Para o mercado brasileiro, projeto assemelhado, retomar a liderança. Assim era, disparada produtora de lucros. Tantos, a abandonaram a soluções e criações domésticas, sem atualização, condução à base do vai levando. Quando percebeu, era tarde, tudo envelhecera. Fábricas, processos, produtos.
Mandou para cá executivo provado, corajoso no mudar processos produtivos e fazer o melhor VW aqui visto, o Polo. Guerra interna na matriz, foi-se Herr Demel, substituído por bom rapaz, antes gerente de locadora de automóveis. Após, por engenheiro em final de carreira. Pessoal da Fiat, assumindo insólita liderança nunca prevista por nenhum oráculo, jogo de búzios e outros métodos, brindava às substituições — possivelmente com coquetéis Belini, sobrenome do condutor do grupo Fiat no Brasil, o dr C.
- Pó pará!

A Anfavea informou hoje os resultados do primeiro mês do ano.

Licenciamentos
Os licenciamentos de automóveis e comerciais leves novos nacionais em janeiro foi de 235.520 unidades, queda de 12,5% sobre dezembro, 269.291, mas 1,2% melhor que janeiro de 2013, quando foram licenciados 232.836  de veículos dessa categoria.

Nos importados, mesmo segmento, queda de 3,5% sobre dezembro, 64.582 contra 66.939 unidades, com ligeiro ganho sobre janeiro de 2013, 0,4%, apenas 230 veículos mais.

Considerando nacionais e importados, foram licenciados 300.102 veículos, menos 10,7% em relação a dezembro (336.230), mas com 1% mais (2.914 unidades) que em janeiro de 2013.

Os importados representaram 20,7% do mercado de automóveis e comerciais leves em janeiro, contra 19% em janeiro e 18,8% no ano passado.

Produção
Foram produzidos 221.183 automóveis e comerciais leves em janeiro, 716 veículos menos que em dezembro, 0,3% de queda. Mas a produção despencou comparando este janeiro e o último, que fora de 276.493 unidades, tombo de 20%.