google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: divulgação VW e autor


Quando o up! surgiu em setembro de 2011, no grande palco mundial chamado Salão de Frankfurt, o menor carro do portfólio da Volkswagen na Europa era o...Fox, exportado daqui para lá. Um carro que havia sido lançado em 2003 era o que Wolfsburg tinha para oferecer a talvez ao mercado mais disputado do mundo em questão de número de marcas. Em seguida vinha o Polo, carro que apesar de atualizado pela última vez um ano antes, era de 1975. Pois esse vazio haveria de ser preenchido com um projeto totalmente novo, que acabaria resultando no up!, que desse modo assumia a função do Fusca (o de motor traseiro) e de seu sucessor Golf — pelo menos esse era o plano da VW, mas o Golf, como que acometido de acromegalia, foi crescendo sem parar e não pôde continuar a desempenhar seu papel.

Para o novo carro não havia muito o que inventar. Dimensões compactas em carroceria hatchback, lugar para quatro pessoas ou, com compreensão, cinco, um bom entreeixos para seu porte —  2.421 mm, mera coincidência que seja praticamente o mesmo do Fusca 1303, aquele de suspensão dianteira McPherson, 2.420 mm, e por acaso o mesmo do Fiat Palio — e grupo motopropulsor transversal acionando as rodas dianteiras. Por isso mesmo haveria de ser leve, com o duas-portas começando em 855 kg e o de quatro com o acréscimo habitual de 30 a 40 kg.

A versão de topo high up!

Para movimentá-lo decidiu-se pela cilindrada odiada por muitos no Brasil, 1 litro, 999 cm³ para ser mais preciso. E na onda de buscar máxima eficiência em motor — leia-se menor consumo — para fugir da bruxa do CO2, de quatro cilindros habituais se passaria a três com o objetivo maior de reduzir perdas por atrito, com menor peso vindo na esteira.

Ficou boa a solução da porta de carga convencional

Fotos: autor


Não faz muito tempo, julho do ano passado, dirigi o A3 Sportback e gostei muito. Mas esse "3" sedã não fica atrás, me cativou, apesar de os dois serem praticamente iguais em trem motriz e desempenho. A novidade chega ao Brasil pouco depois de iniciadas as vendas na Europa e antes até dos Estados Unidos (primeiro trimestre de 2014), apesar de seu lançamento mundial ter ocorrido no último Salão de Nova York, em abril. O modelo é produzido na moderna fábrica de Györ, na Hungria.

Bom estilo da traseira

Começa sendo vendido por R$ 116.400 e terá como concorrentes diretos o Mercedes-Benz CLA 200 (R$ 150.500) e o BMW 316i (R$ 119.950). Uma bela briga de alemães por aqui, a exemplo do que ocorre no mundo! O Audi está bem nessa disputa ao dispor de maior potência — 180 cv do motor 1,8-litro contra 156 cv do Mercedes e 136 cv do BMW, esses dois 1,6-litro; todos são turbo. E o Audi e o BMW (320i flex) serão produzidos no Brasil no ano que vem — em São José dos Pinhais, PR e Araquari, SC, respectivamente —, havendo remota possibilidade de o Mercedes também ser, já que o Classe C e o GLA serão feitos aqui proximamente na nova fábrica em Iracemápolis, SP. Por enquanto, olhos da Daimler para o CLA estão voltados para o México ou os Estados Unidos.

Fotos: autor
Uma antiga revista e um nova compra, pequenas indulgências

Adepto da filosofia que diz que é preciso saber viver e viver não é apenas existir, queria conversar com vocês sobre as possibilidades que temos de aproveitar bem a vida sem necessitar de muito para isso.

Para não parecer que é um texto de auto-ajuda, e que você está no blog errado, vamos colocar uma pitada de mundo do automóvel no contexto.

Vou começar fazendo uma paródia com o ato de escolher um carro novo (seja ele 0-km ou usado).

Para alguém que pode escolher qualquer modelo sem se preocupar com um teto-limite para o investimento, a tarefa é sem graça, basta chegar na loja da marca preferida e pedir o modelo mais caro. Sem suor, sem esforço e sem criatividade. O momento é simplificado e não ficará registrado na memória com importância.

A maior coleção de miniaturas do mundo

Os aficionados e compulsivos colecionadores vão morrer de inveja ao verem a maior coleção de carros em miniatura do mundo, de acordo com o Guinness Book. O libanês Nabil Karan montou um museu em Beirute com aproximadamente 30.000 modelos e 400 dioramas. 

Antes desse recorde ele já tinha uma coleção que foi perdida durante a guerra civil libanesa e claro que ele ficou muitíssimo triste em perder tudo o que tinha levado anos para juntar. Mas de alguma forma isso o motivou a refazer a coleção. Billy, como é chamado, também é piloto de rali correndo no Líbano. Sua coleção de dioramas, também a maior do mundo, tem todos os carros em que ele já competiu com reproduções dos melhores momentos de suas corridas. 

Como fã da Porsche, ele tem entre 7.000 e 10.000 (ele não sabe com exatidão) miniaturas de todos os modelos da marca, organizados por cor, além de um lindo diorama do Museu Porsche em Stuttgart.  De acordo com ele, a coleção e a montagem de dioramas o ajudam a permanecer jovem e ele tem a intenção de continuar com as atividades enquanto seu bolso agüentar.

 
 
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