google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Chevrolet Corvette, atual séria C7, sétima geração

Recém-lançado, 7a geração, C7 — óbvios para a indicação do carro e sua edição — o Chevrolet Corvette é bela peça de engenharia esportiva, fugindo do antigo carimbo estadunidense de aumentar desempenho por simplório incremento de cilindrada. Ao contrário, suas últimas três edições são bons trabalhos de engenharia para andar mais, como o uso de ligas leves na parte mecânica, o emprego estrutural de motor e câmbio, só para citar.

Mais recente, motor V-8, 6,2 litros, fazendo 455 cv de potência — ou 460 cv se equipado com escapamento esportivo (uma curiosidade, tal engenho, formulado, desenvolvido e testado por fabricante deste porte, oferecer pouco mais de 1% em ganho. Abaixo do equador sempre imaginamos conquista em torno de 5%).

Caixa automática de seis marchas. Ágil, faz da imobilidade a 60 milhas por hora (96,5 km/h) em 3,8 s. Velocidade final não divulgada, e é econômico, dado financeiramente desprezível a quem se interessar comprar nos EUA a partir de US$ 51 mil: entre 16 e 28 milhas por galão, de acordo com os critérios oficiais da agência estadunidense EPA, a do meio ambiente. Quer dizer, entre 6,8 e 11,9 km/litro de gasolina E10.

O preço do Camaro Z/28 2014 será de US$ 75.000, incluindo o frete de US$ 995, quando as vendas começarem. O cupê de alto desempenho será disponível para pedidos no final do mês e as primeiras entregas estão previstas para a primavera do hemisfério norte.
O Z/28 foi tão pensado para uso em pista que os engenheiros tiraram o máximo possível de peso do carro, conforme havia contado ao Automotive News, em março passado, o presidente da GM North America, Mark Reuss. Deixaram apenas um alto-falante no veículo — e isso só para o carro poder andar nas ruas, o motorista poder escutar o aviso sonoro de cinto de segurança desatado.

O Camaro tem apenas um opcional — um pacote de US$ 1.150 que inclui ar-condicionado e um total de seis alto-falantes. O único câmbio disponível é o manual de seis marchas. O motor 7-litros produz 512 cv e 66,5 m·kgf e é montado à mão na fábrica de Bowling Green, no estado de Kentucky.

O Z/28 andou no Nordschleife de Nürburgring em 7:37,47, quatro segundos mais rápido que o Camaro ZL1 do ano passado e o Porsche 911 Carrera S e Lamborghini Murciélago LP640, conforme os seus tempos de volta divulgados. (Automotive News)
North American P-51 Mustang: o desempenho lendário nasceu nas pranchetas

No mundo real, máquinas eficientes precisam também ser confiáveis para cumprir suas funções. Como elas são projetadas para atingir esse objetivo, é o foco deste artigo.

Noções de estabilidade e instabilidade de sistemas

Quando desenvolvemos qualquer tipo de máquina, quer seja um automóvel, um avião ou qualquer outra coisa, queremos que esta máquina seja estável, confiável e controlável. Outras características que desejamos é a velocidade de reação e a docilidade ao comando. Entretanto, como vimos na parte anterior, sistemas dinâmicos se tornam mais lentos quanto mais estáveis ficam e reagem mais rapidamente quanto mais próximos da instabilidade.

Cada sistema tem sua própria dinâmica, mas esse antagonismo entre estabilidade e velocidade de resposta dentro de um mesmo sistema é regra geral. Conseguir um sistema rápido e estável sempre depende de um projeto otimizado da dinâmica do sistema. Se mantivermos a mesma disposição dinâmica básica, quanto mais estável e amortecido mais o sistema se mostra preciso e lento, e quanto mais rápido o sistema responder, mais bravio e impreciso ao comando ele será.

Entretanto, se o sistema for extremamente estável ou instável, compromete-se a docilidade ao comando. Busca-se então ajustes desses sistemas dinâmicos que ofereçam um comportamento marginalmente estável.

Sistemas podem ter diferentes tipos de equilíbrio. Eles podem ser estáveis, instáveis, indiferentes. Há ainda sistemas metaestáveis (estáveis em condições restritas) e os metaestáveis com múltiplos estados de estabilidade.

Diferentes tipos de equilíbrio

A Bosch patrocina a "Driverless Car Experience", Experiência do Carro sem Motorista, no Consumer Electronics Show, em Las Vegas, Estado de Nevada, EUA, de 7 a 10 de janeiro. "A Bosch está orgulhosa de contribuir para o futuro do dirigir seguro por meio do desenvolvimento contínuo de tecnologias para um veículo mais inteligente e com visão do futuro", disse Mike Manuseth, presidente da Robert Bosch. "Prevemos condução totalmente automática para depois de 2020, contudo este evento permitirá que pessoas vejam de perto as tecnologias que marcam os primeiros passos nessa direção e que estarão disponíveis num futuro próximo".

Durante o evento, as tecnologias Bosch aplicada a dois veículos de demonstração incluirão estacionamento automático e proteção ao pedestre, baseados numa câmera de vídeo estéreo, que estão sendo mostrados pela primeira vez nos Estados Unidos.

Além de patrocinar a Driverless Car Experience, a Bosch destacará duas tabelas interativas na sua mostra, na qual usuários terão oportunidade de de ver como cada tecnologia de assistência ao motorista funciona — controle inteligente de faróis, assistência de controle de velocidade integrado, assistente de engarrafamento de tráfego, assistente de estacionamento automático e proteção ao pedestre. (Just-auto/Bosch)