google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
A Mercedes-Benz caminha para uma produção anual de mais de 1,49 milhão de unidades este ano, novo recorde. De janeiro a novembro foram vendidos 1.322.500 carros de passageiros (mais 10,7%) e o número de vendas do ano passado já foi atingido.

A Mercedes destacou o desempenho do novo Classe S, à venda na Europa desde meados de julho, na China desde o final de setembro e nos EUA, em meados de outubro. A empresa disse ter lançado seu modelo-capitânea nos três maiores mercados do Classe S em menos de doze semanas, fazendo deste lançamento o mais rápido da história da fabricante. Disse também que isso só foi possível devido à produção do sedã de luxo ter acelerado em tempo recorde na fábrica-sede em Sindelfingen. Além disso, foram acrescentados turnos especiais para atender a base global de produção para máxima flexibilidade no mix de modelos no atender à demanda.

A Mercedes anunciou também estar planejando investimentos importantes na Alemanha e fábricas internacionais.. Um quinta linha de modelos será acrescentada à fábrica americana em 2015. Algumas reportagens sugerem que a Mercedes estaria pensando em construir sua segunda fábrica nos EUA. (Just-auto/Dave Leggett)
Reboque com freio-gerador usado nos testes de arrefecimento (nhtsa.gov).

Este texto, que compartilho com os leitores com a devida autorização do autor, mostra um pouco do lado romântico mesclado com entusiasmo e comprometimento com a profissão de engenheiro de testes. Renato Zirk passou sua vida profissional praticamente toda na Willys, na Simca/Chrysler e na General Motors, onde se aposentou. Ele escreveu sobre os percalços e peripécias de seu tempo na Simca, quando precisava testar o sistema de arrefecimento do V-8. A foto acima é apenas para ilustrar o que ele comenta no trecho, recurso de que não dispunha e precisava encontrar outra maneira de fazer os testes. Espero que gostem, com eu gostei.
Bob Sharp
Editor-chefe
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TESTES DE ARREFECIMENTO

Por Renato Zirk

Como preâmbulo, devemos lembrar o que aprendemos no antigo curso colegial:

Refrigeração = abaixamento de temperatura partindo da temperatura ambiente para outra temperatura mais baixa. É o que fazem os sistemas de ar-condicionado e os refrigeradores (vulgarmente chamados erradamente de "geladeiras", pois tinham este nome os antigos armários herméticos com barras de gelo renovadas diariamente para a conservação de alimentos)

Arrefecimento = "cooling" em inglês = abaixamento de temperatura partindo de temperatura mais elevada para outra mais próxima à temperatura ambiente. É o que fazem os radiadores automobilísticos e os ventiladores.

Com relação ao que noticiamos em 21 de novembro sobre um acidente envolvendo um Mazda CX-5 numa demonstração de concessionário Mazda sobre a segurança do veículo, que bateu numa mureta ferindo duas pessoas e gerou pedido de desculpas do presidente da empresa Masamichi Kogai e o pesar pelas duas vítimas, a Mazda Motor Corporation emitiu hoje (26) uma informação à imprensa a respeito do acidente:

"Acidente ocorrido durante teste para demonstração de itens de segurança (segundo relatório)

A Mazda Motor Corporation, que havia informado previamente que em 10 de novembro de 2013, na cidade de Fukaya, no Japão, na região de Saitama, havia ocorrido um acidente num teste organizado para demonstrar itens de segurança utilizando um Mazda CX-5, novamente vem expressar de coração sentimentos pelo ferimentos sofridos por um cliente e um funcionário do departamento de vendas da empresa. Além disso, a Mazda pede sinceras desculpas pelos problemas e preocupação causados aos nossos clientes e outras partes envolvidas.
Após o acidente, por solicitação da polícia, a Mazda cooperou totalmente com a investigação das causas. Os resultados da investigação confirmaram que não havia defeito ou mau funcionamento no veículo envolvido."



Picapes Chevrolet 1955 a 1957. Os "Marta Rocha"

Quando lançados ao início de 1955, montadas no Brasil, os novos picapes Chevrolet — e sua linha camional GMC — fizeram impacto. Novidade não vista, motores de seis cilindros em linha, comando no bloco de ferro, válvulas no cabeçote do mesmo material, quase quatro litros de deslocamento e uns 100 cv sobre quatro mancais. Evolução do engenho apresentado em 1929, portavam grande novidade: abandonavam a lubrificação por unhas apostas às capas de biela, por onde recolhiam do cárter o óleo da lubrificação e, em substituição, bomba de óleo.

Maior referência era visual. Eram impositivos, marcavam evolução de estilo, abandonando as formas arredondadas e as soluções herdadas à estética pré-II Guerra Mundial, para adotar a voluptuosidade de linhas assinaladora do meio daquela década. Deixavam a aparência de partes arredondadas, ao elevar os pára-lamas contendo os faróis  circulares, simples, de 7 polegadas — quase 18 cm —, à proximidade do topo do capô e, na caçamba para carga os pára-lamas projetados para fora pareciam esculpidos, expressando volume com elegância e sugerindo dinamismo. Pelo pequeno estribo lateral foram chamadas posteriormente, quando iniciaram ser tratadas como objeto de coleção, como Step Side. Havia versão luxuosa, com caçamba reta, a Cameo — sem o charme do estilo.