google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Para quem ainda não sabe, o AUTOentusiastas começou a partir de um grupo de discussão entre amigos. Foram vários formatos de grupos com muitos participantes e muitas discussões, mas sempre tratando de temas relacionados com o mundo do automóvel e com muito entusiasmo. O conteúdo discutido sempre foi de alto nível e em um determinado ponto achamos que esse conteúdo poderia e deveria ser compartilhado com outros autoentusiastas. Então fizemos o blog AUTOentusiastas com essa idéia e passamos a ampliar as discussões com a participação ativa de muitos leitores através dos comentários também de alto nível que sempre recebemos. Com isso multiplicamos o autoentusiasmo.  

Alguns dos colunistas e ex-colunistas ainda participam de um grupo, agora bem mais descontraído mas nem por isso menos autoentusiasta. 

O Marea 2,4 ELX 2002

 Para matar as saudades dos meus leitores! Historinha de como fui me meter nessa de Fiats e Alfas.

Por culpa do meu amigo Alexandre Cruvinel, temos aqui uma Elba 1996 1.5 i.e. em casa, com a qual rodamos 311 mil km sem sequer tirar o cabeçote fora. Funciona bem ainda, mesmo que já queimando um pouco de óleo. Como funciona, não mexo.Ou seja, um carro invisível, que serve sempre a todos muito bem, sem despesas, sem crises e sempre numa boa. Requer quase nenhuma manutenção e é até um carro bem decente de se usar. Uma boa experiência nos anima a outras no mesmo gênero.

Tempos depois dela, a excelente experiência com ela me levou a pegar um Marea 2.4 ELX 2002 de um amigo de Belo Horizonte, que estava mesmo querendo vender o carro. Numa viagem que ele  fez a Brasília, o motor fundiu e ele me vendeu no estado, já que em teoria eu poderia consertar ele e ainda ficar com o carro num preço razoável. Como eu achava que o Marea 2,4 deveria ser um carro legal, resolvo encarar. No fim o custo ficou meio empatado, mas como ficou bom pra ambos, e o carro ainda ficou com um motor zero-km, diria que valeu bem a pena.

Mas vamos na ordem em que as coisas aconteceram. Primeiro, levei o Marea para oficina de um amigo e desmontamos para ver o que tinha rolado. Na desmontagem, primeira observação importante: o cárter estava sem óleo. Ou tinha vazado todo, ou tinha sido consumido. Sem vazamentos aparentes, ficamos com a hipótese do consumo, com um agravante: uma semana antes da viagem, ele tinha feito uma boa revisão nele e tinha trocado óleo e filtro. No decorrer da desmontagem achamos boa quantidade de óleo no escapamento, indicando mesmo consumo de lubrificante.
Fotos: autor


Um cavalo-vapor (cv) corresponde a 735,5 watts (W). O motor da Win Elektra desenvolve potência 1.000 watts (1 kW), o que corresponde a 1,36 cv. Pouco, não?

Sim, é pouco, mas o suficiente para levá-la a 60 km/h, segundo a Kasinski. De acordo com a fabricante, essa velocidade só é possível sob condições ideais, o que seria com um motociclista pesando 75 kg numa estrada plana e sem vento. Cheguei, eu pesando pouco menos que isso, a 58 km/h, pelo velocímetro.

A fabricante — que a monta em Manaus com parte das peças importadas e parte fabricadas aqui — também divulga que nessas mesmas condições ideais, e mantendo 30 km/h, é possível atingir uma autonomia de 80 quilômetros. Consegui 40 km no mundo real, e mesmo evitando solicitá-la muito, tocando, sempre que possível, na maciota, ao redor de 40 km/h, velocidade em que eu “temperava” entre o máximo de autonomia, mas mantendo um mínimo viável de velocidade. De vez em quando enrolei o cabo, sim, devido às necessidades do tráfego ou gradiente da via. 

Fotos: Autor, Thais Roland, Paulo Mondoni e arquivo pessoal.
Galaxata 2013: a nona edição do passeio que o Galaxie Clube do Brasil organiza sempre no final do ano.

O dia primeiro de dezembro, a organização por conta do Galaxie Clube do Brasil, o evento da Galaxata, o tradicional passeio de Galaxies que se realiza todos os anos, para encerrar o ano com chave de ouro. Como diretor da associação, sócio fundador e com uma paixão especial pelo maior automóvel fabricado em nosso país, é natural pensar que eu iria com um dos meus Galaxies. Pois é... também pensei que seria assim.

O sábado foi dedicado a cuidar dos Galaxies, o plano era simples, ir a Galaxata de Galaxie
Lavei o carro, "deixei o menino tinindo", com direito a um trato especial nos detalhes.