End. eletrônico: edita@rnasser.com.br Fax: 55.61.3225.5511 Coluna 3213
07.agosto.2013
Salão de Frankfurt terá VW Golf e Peugeot 308
Briga de cachorro grande, a faixa de mercado onde
estão o VW Golf e o Peugeot 308 é a de melhor equilíbrio entre porte,
importância e rentabilidade. Nela, Ford Focus, Fiat Bravo, Audi A3 Sportback,
Hyundai, Kia e muitos outros concorrentes de peso. Um erro e as contas e o
futuro se complicam no cenário de briga-de-foice-no-escuro que é o mercado mundial de automóveis.
Ter um bom produto e resultados é o sonho das fabricantes. Nele o Golf é líder e
a Peugeot era segunda até 6 meses, caindo após.
Salão de Frankfurt, o IAA, é referência temporal,
econômica e geográfica para lançamento de produtos. E, em sua casa, a
Volkswagen fará festa grande para obter enorme divulgação com seu Golf, para os
chegados Golf 7, indicando a sétima geração do produto. Líder, parâmetro, terá
a responsabilidade de manter a liderança, fazendo-o mundo a fora. Como a Coluna informou
em outubro passado, a empresa, em seu projeto de liderança mundial, quer passar
o traço da atualidade em seus produtos. Nada de carros ou motores antigos
fazendo trabalho de espeleologia mercadológica para descobrir algum buraco no
mundo onde possa vender carros peculiares com motores de projetos antigos. O
Golf feito pela VW há largos anos no Paraná é da geração 4 e 1/2: Quatro do
quando tinha similaridade com o modelo alemão, meio indica a intervenção
estética liderada pela área de design da VW do Brasil para
revitalizar o automóvel.
O Golf 7 vem sobre a plataforma MQB, permitindo
variar a distância entre eixos, mesma base do Audi A3 Sportback, importado
recém-lançado no país. A motorização deve ter a mesma base, 4 cilindros, em
alumínio, cilindrada de 1,4 e 2,0, 16 válvulas e turbo.
A campanha de publicidade, em tradução livre
dirá Sempre imitado, nunca igualado. E anúncio gaiato, mostra
uns amadores descompromissados tentando cantar My Way, com gravação
de Frank Sinatra mostrando claramente o que é original e o que é cópia.