google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: Divulgação e autor

Depois do "traseira-escotilha" (hatchback) lançado em abril, agora é a vez do New Fiesta sedã (notchback), ambos caracterizados pelo novo estilo frontal que remete aos Aston Martin, como no Fusion, e que tanto agradou. Só que este novo Ford é fabricado no México, em Hermosillo, e não em São Bernardo do Campo. Com esses dois produtos, o Brasil se iguala ao resto do mundo no universo Ford, o que é altamente louvável. O motivo de o sedã vir do México é conveniência, segundo a Ford, não se justificaria produzi-lo aqui em razão do menor volume, cerca de 10% da linha.

O estilo é sem a menor dúvida moderno e arrojado, porém sem exageros, e são seis janelas, conveniente por permitir melhor visibilidade para trás, especialmente no lado direito. Como a própria Ford define, é um "quase cupê".

Estilo bem inserido nos conceitos atuais

Lobo selvagem em pele de carneirinho de pelúcia

No Brasil pouco se conhece dos primeiros Ford Escort de tração traseira. Nós só embarcamos nesse mundo dos pequenos e simpáticos Ford na terceira geração do carro, lançado na Europa em 1981, já com tração dianteira, e que chegou aqui dois anos depois.

O carro tem projeto que nasceu na Inglaterra, e por lá é chamado de Mark I, uma designação britânica não só para carros. Nos aviões também usam essa designação de "marco", quando algo muda de forma e ser necessário diferenciar do anterior. É um termo que acho melhor do que “geração”, mas aí sou minoria. A Ford designava esse carro como Type 49.
Hyundai Tiburon (Hyundai Coupé no Brasil)

Dia desses, uma notícia no Automotive News Online me chamou a atenção. A notícia tinha a ver com algo que sempre comento aqui, que na segurança veicular a peça mais importante é o(a) motorista, contrariando a opinião de muitos leitores que prezam as estrelas dos NCAP e fazem coro com a opinião generalizada de que os carros fabricados aqui são inseguros. A reportagem fala da condenação cível da Hyundai por lesões cerebrais em um motorista que se acidentou quando dirigia um Tiburon (Hyundai Coupé no Brasil).

Gostaria que o leitor lesse a matéria, no final teço alguns comentários.

"HYUNDAI CONDENADA A PAGAR US$ 14 MILHÕES POR TRIBUNAL DA VIRGÍNIA

Cenário do acidente e o estado em que ficou o Tiburon (foto gentilmente enviada pelo leitor Lucas Genz)

Um júri americano condenou a Hyundai Motor Co. a pagar US$ 14 milhões a um homem de Virgínia que sofreu danos cerebrais traumáticos num acidente de carro (foto acima) em que as bolsas infláveis laterais de seu cupê Hyundai Tiburon não abriram quando deveriam.

Um porta-voz da Hyundai disse que a fabricante pretende apelar.

Fotos: Vera Lambiasi
O impecável Jaguar C-type recriação de William e Renata Halberstadt

O Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasileiras, uma realização do MG Club do Brasil, mais uma vez reuniu bons carros clássicos. E quando digo bons é porque são bons mesmo, já que quando um automóvel antigo encara 1.602 quilômetros de prova é porque está bom de tudo, mecânica perfeita, e não está só bonitinho de se olhar. Esse é o terceiro rali de mil milhas que o clube organiza, um clube que admiro, pois já tem organizado mais de oitenta ralis e provas diversas. O que os move é realmente curtir seus carros, botá-los na estrada e nas pistas. São verdadeiros autoentusiastas.