google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Hyundai Tiburon (Hyundai Coupé no Brasil)

Dia desses, uma notícia no Automotive News Online me chamou a atenção. A notícia tinha a ver com algo que sempre comento aqui, que na segurança veicular a peça mais importante é o(a) motorista, contrariando a opinião de muitos leitores que prezam as estrelas dos NCAP e fazem coro com a opinião generalizada de que os carros fabricados aqui são inseguros. A reportagem fala da condenação cível da Hyundai por lesões cerebrais em um motorista que se acidentou quando dirigia um Tiburon (Hyundai Coupé no Brasil).

Gostaria que o leitor lesse a matéria, no final teço alguns comentários.

"HYUNDAI CONDENADA A PAGAR US$ 14 MILHÕES POR TRIBUNAL DA VIRGÍNIA

Cenário do acidente e o estado em que ficou o Tiburon (foto gentilmente enviada pelo leitor Lucas Genz)

Um júri americano condenou a Hyundai Motor Co. a pagar US$ 14 milhões a um homem de Virgínia que sofreu danos cerebrais traumáticos num acidente de carro (foto acima) em que as bolsas infláveis laterais de seu cupê Hyundai Tiburon não abriram quando deveriam.

Um porta-voz da Hyundai disse que a fabricante pretende apelar.

Fotos: Vera Lambiasi
O impecável Jaguar C-type recriação de William e Renata Halberstadt

O Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasileiras, uma realização do MG Club do Brasil, mais uma vez reuniu bons carros clássicos. E quando digo bons é porque são bons mesmo, já que quando um automóvel antigo encara 1.602 quilômetros de prova é porque está bom de tudo, mecânica perfeita, e não está só bonitinho de se olhar. Esse é o terceiro rali de mil milhas que o clube organiza, um clube que admiro, pois já tem organizado mais de oitenta ralis e provas diversas. O que os move é realmente curtir seus carros, botá-los na estrada e nas pistas. São verdadeiros autoentusiastas.




PNEUS, MELHOR PASSAR A BORRACHA

A trilogia Pneus, Redondos e Furados continua vendendo bem nas bancas de jornal (sim, elas ainda existem...) e telas de internet pelo mundo afora. No fishn’chips de Silverstone a fritura dos peixes contaminou as batatas, ingrediente igualmente consumido em larga escala nas mesas tedescas, onde a F-1 se apresenta neste fim de semana. 

A questão agora é se é possível corrigir o tempero do Eisbein a tempo de salvar as batatas; por mais internacional que seja o cardápio da Pirelli, cotechino – embutido típico da “Bota” feito com carne de porco de segunda –, é um prato consumido regionalmente e menos consagrado que massas e molhos.

A receita do que aconteceu no fim de semana passado é das mais complexas: demandou muitos ingredientes, muito tempo de preparo e cozimento, trilogia com explosivo poder de desandar o ponto ideal do prato. E não deu outra. 



No primeiro quesito destacam-se o ondulado asfalto de Silverstone, detalhe que faz os pneus trabalharem mais que o normal para absorver essas imperfeições. Além disso, as já citadas zebras, que atuaram como lâminas típicas de sushiman que se preze, e o falido postulado de que a ordem de montagem dos pneus não altera o produto contribuíram substancialmente para o prato do dia honrar o grau de sofisticação da gastronomia inglesa.

Muitos de nós, quando vamos comprar um carro, nos preocupamos bastante com quantos quilômetros ele consegue percorrer com um litro de gasolina. Compreensível este cuidado, uma vez que combustíveis nunca foram algo barato aqui por estas bandas ao sul do equador, graças à interminável cadeia de impostos que incidem sobre eles. O problema é que muitas vezes acabamos dando importância exagerada ao consumo em detrimento de outras coisas. Pode-se até chegar ao extremo de se descartar um carro por se considerar seu consumo elevado demais e acabar se contentando com uma segunda opção, que não era exatamente o que se desejava, por conta desta variável.

Cheguei a esta conclusão após analisar os gráficos do aplicativo que uso para controlar as despesas do meu carro, o My Cars do Android. Olhando o gráfico tipo "pizza", reparei que, entre os custos diretos (combustível, manutenção e despesas), apenas metade era combustível. Ou seja, para cada real gasto em gasolina, outro real foi gasto em manutenção, IPVA, licenciamento, seguro etc. Pelo gráfico, vi que, de forma grosseira, a manutenção representava um sexto dos gastos totais, enquanto que as outras despesas representava mais um terço. Combustível, como falei antes, era metade.

Sendo meu caso muito particular, resolvi fazer a simulação em um carro de maior volume no mercado para tentar tirar a prova. Escolhi um Fiesta Rocam 1 litro 0-km, que pode ser comprado por 30.000 reais. Optei pelo Fiesta porque encontrei no site da Ford a tabela com os preços fixos das revisões. A idéia era comparar o custo de se rodar 60.000 km em 3 anos com o Fiesta e descobrir qual a participação do combustível nos custos dele. Para comparar com um carro maior, coloquei o Focus 1,6 litro hatch, com o mesmo critério.