End. eletrônico:edita@rnasser.com.br Fax: +5511 61 3225 5511 Coluna 2513 19.junho.2013
O Salón dos argentinos e as novidades para nós
Argentinos verão, até 30 de junho, a
sexta edição de seu Salón del
Automóvil. Iniciativa interrompida pelas corcoveantes crises econômicas do
país, nesta série, viabilizada pelo apoio da Adefa, a associação dos
fabricantes, expõe muitas novidades. Duas, em especial, relacionadas ao mercado
brasileiro, o Citroën C4 Lounge e o novo Ford Focus. Outra, Chevrolet Tracker – aqui,
Trax. Mexicano, com posterior montagem local importando componentes coreanos.
Mercado doméstico de automóveis na
Argentina varia tanto quanto suas crises econômicas. Entretanto, nada parece
relacioná-las, pois o país está num destes períodos, com inflação subanunciada, proibição oficial de compra de dólares, um incentivo para entesourar
a moeda estadunidense. Efeito no varejo, cotação 50% acima do oficial, lojas
oferecem descontos para recebê-lo a 1 por 8,5 pesos, criando mercado informal,
à prova de incidência de impostos. Parece crise, sugere desvario na condução
econômica, mas prevê-se venda recordista de 800 mil unidades – Brasil deve
arranhar 4M.
Dado interessante, o mercado argentino
é 1/5 do brasileiro, mas o número de modelos e versões é maior. De GMs, por
exemplo, importam Corvette, Camaro e Malibu. De Fiat, Alfa, Abarth, Panda 4x4,
500 L, Dodge Viper. Fossem brasileiros fariam panelaço contra a acomodação do
consumidor por não exigir opções em nosso mercado.
Novidades
Apesar da diferença, fazer o Salón em
ano ímpar oportuniza apresentar modelos comuns a ambos os mercados...
Citroën – Uma das maiores referências para nós, novo sedã C4 Lounge. Bem
composto, ótima administração de espaço interno, confortável aos ocupantes do
banco posterior, bom porta-malas, opções de motor 2,0, flex, 151 cv e 1,6
turbo, câmbios manual cinco-marchas e automática com seis.
Concorrente a Honda Civic e Toyota, e entusiasmada previsão de preços entre R$
60 mil e R$ 80 mil;
Novo C4 Lounge substitui o Pallas |