google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Para 1992, a Audi lançou o modelo V8 com cilindrada aumentada para 4,2 litros no motor ABH, e foi reportado que finalmente, após três anos do lançamento do modelo, em setembro de 1988,  o carro recebia um motor que conseguia lidar bem com os  1.712 kg em ordem de marcha. O carro era identificado apenas como “V8”, para fazer propaganda do novo tipo de motor que a marca de Ingosltadt estava lançando no mercado, e me lembro de ter ouvido falar de um exemplar  no Brasil. Foi comprado usado, pelo dono da empresa em que meu pai trabalhava. Infelizmente ficou pouco tempo com ele, e eu nem mesmo consegui marcar um dia para dar uma volta. Devem existir mais alguns poucos por aqui, estimado em três ou quatro unidades. Oportunidade adiada, oportunidade perdida.

É um carro com aparência de tanque blindado de combate vestido com um smoking daqueles de casamento.  Um desenho que pode ser chamado de burocrático, mas de extrema classe e equilíbrio mesmo assim.  Tão burocrático que a diferença principal entre os carros com motor maior e menor eram apenas os emblemas, e os 30 cv entre eles.



Fotos: Divulgação VW
Fox Rock in Rio

A Volkswagen apresentou na semana passada mudanças na sua linha nacional ano-modelo 2014 que abrange Gol, Voyage, Polo, Golf, Fox e CrossFox. Ficaram faltando Saveiro e SpaceFox, além do óbvio em razão da certa – ainda por anunciar – aposentadoria: a Kombi. Na ocasião, realizada em Curitiba, foi mostrada uma nova versão do Fox, a Rock in Rio.

As mudanças de ano-modelo foram mais aumentar os conteúdos de série e uma muito importante, a chegada do ABS 9, apenas no Fox/CrossFox, a nova geração de sistema antitravamento de rodas que vem ao encontro das necessidades "do nosso chão" caracterizado por irregularidades e ondulações.

Falei sobre o assunto num post em 17/06/11, após dirigir na Alemanha, no campo de provas da Bosch, um Citroën C4 com essa geração de ABS e constatei que ela não deixava mais se enganar pelos pisos ondulados, minha perene reclamação como muitos leitores sabem e motivo do meu posicionamento contra o ABS no Brasil, onde não neva e não há formação de gelo nas ruas e estradas.
Fotos: Divulgação Audi


O novo Audi S7 Sportback (acima) me proporcionou um dos melhores momentos que já tive ao volante de um automóvel. Aquele trecho da estrada estava completamente vazio, o que me permitiu, finalmente, acelerar aquele “avião de carreira”, aquele "Boeing” de 420 cv até à velocidade que ele foi feito para viajar,. para cruzar nas Autobahnen, as atraentes autoestradas da Alemanha sem limite de velocidade, daí que o caro leitor já pode calcular que essa tal velocidade em que vínhamos era elevada. 

Uma curva à direita se aproximava, uma curva de alta. Conheço bem aquele trecho. Por ali passara havia uma semana, com o MINI Cooper S Roadster, mas passara só meio rápido, dentro do normal, e de tão aberta que a curva é que nem força G se sente.

Mas acontece que eu vinha rápido o bastante para que sentísse, sim, um bocado de força G, e tudo seguia tranqüilo. Havia uma certa expectativa, já que eu ainda não estava perfeitamente habituado com o carro e os seus limites são muito altos, mas tudo seguia sob absoluto controle. A tração nas quatro rodas tem muito a ver com isso. E não só a tração, mas também o gerenciamento dessa tração, perfeitamente dosada e distribuída entre as quatro rodas, além da suspensão primorosa. 
Fotos: Divulgação Peugeot
 


Mal saio da área de desembarque do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e já encontro o pessoal da Peugeot e um grupo de jornalistas. Quando o grupo se forma, vamos para uma sala do hotel do aeroporto, onde tomamos um breve café da manhã e assistimos a uma rápida preleção de como será feita a apresentação do Peugeot 208, em um hotel em Armação dos Búzios, a mais de 160 quilômetros de distância dali, para onde precisaremos nos deslocar.

Vamos para lá de van, certo? Errado! No estacionamento do aeroporto, uma frota de 208 nos aguarda, um para cada dupla de jornalistas. No GPS da central multimídia de cada carro há um trajeto com pontos marcados até nosso objetivo final e... cada um por si! Nada de comboios ou artificialismos que limitem a experiência. Perfeito. No caminho, estão marcados um posto de combustível para tomarmos um café e trocarmos de motorista e, mais para frente, um restaurante em Cabo Frio, mais perto de Armação dos Búzios.

Estilo da traseira moderno porém sem exagero

Para este deslocamento/teste, não poderia pedir companhia melhor. Fui com nosso colega entusiasta Fernando Calmon. Mas antes de tomarmos contato, precisamos entender que carro é esse. A origem do Peugeot 208 está no sucesso que foi o 206, o mais vendido da marca em todos os tempos, e na sua substituição não tão bem-sucedida pelo 207.