google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: Car and Driver Brasil



— Acelera! Vamos! Acelera até o talo e aenta a mão! 

Estou acostumado a dizer isso. Estou acostumado a ficar insistindo para que não tenham medo e pisem no acelerador até bater na tábua. A expressão “pé na tábua”, por sinal, vem do tempo em que a parede de fogo não protegia contra fogo nenhum porque era feita de tábua. Era assim em carros até o começo da década de 1930, então quando o sujeito acelerava tudo batia o pé nessa tábua. É legal escutar esse barulho “toc” de bater o pé na tábua. Fica claro que a coisa está no talo.

— Pé na tábua, então! Acelera tudo, caramba! Está com medo de quê? Está tudo livre e só estamos em 2ª marcha! Em 2ª esse carro não passa de uns oitenta! Então, vamos! Acelera aí!

Com carro carburado não é essa moleza de acelerar os carros modernos, com injeção eletrônica, acelerador eletrônico, monitores de nossos atos ao volante. Com os carros modernos, se você quiser arrancar o mais forte possível, basta acelerar direto ao talo que a programação do acelerador faz a coisa certa, dosa da melhor maneira e vai acelerando na mais rápida progressão possível, mas com carburado não é assim, não, pois com eles, estando em giro baixo, meter o pé direto ao talo muitas vezes é contra-producente, o motor engasga, pois a mistura ar-combustível sai errada, muito ar para pouco combustível, dá falta e em vez dele acelerar ele empaca. 

Fotos: divulgação fabricantes



Não há como negar: um modelo de automóvel ser líder de mercado há 26 anos consecutivos é um grande feito. Não menos significativo é uma marca, a Fiat, liderar o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves por 11 anos.

No caso da marca alemã, há a considerar ainda o domínio do Fusca por 24 anos (1959-1982), o que soma 50 anos de produto mais vendido. A Volkswagen só perdeu para a General Motors em 1983, com o Chevette, e em 1984, 1985 e 1986, anos em que o Monza foi o campeão. Em 1987 o Gol retomou o cetro e nunca mais o perdeu.

Desde o lançamento em maio de 1980, mais de 7 milhões de Gol já deixaram a linha de montagem, fábricas Anchieta e Taubaté combinadas. O modelo fechou 2012 com 293.293 unidades vendidas, 37.455 à frente do segundo colocado, o Fiat Uno (fonte: Fenabrave).

Fotos: Portuga Tavares e arquivo pessoal.

Um antigo galpão de fábrica, hoje funciona como estacionamento, é o "dormitório"dos Galaxies.

No Natal li um SMS do amigo Bob Sharp onde desejava um Feliz Natal, com a frase: “Ave Maria Cheia de Galaxies...”. A brincadeira, com pano de fundo religioso, me fez lembrar de um texto feito em 2011. Na ocasião estava com apenas um Galaxie, hoje estou com três e mais dois Corcéis GT, o fato é que tem um dia da semana, ou melhor, uma noite que continua sagrada para mim: as noites de quinta-feira, quando ando com os carros.

Este é meu jeito de manter as máquinas em pleno funcionamento, bom... chega de conversa e vamos ao texto que explica melhor como transformo um dia comum e algo especial.

A Bíblia diz que Deus fez o mundo e descansou no sétimo dia, o ser humano já emendou mais um e criou o final de semana – é um sacrilégio desperdiçar esses dias. Esse foi o pontapé inicial para que o brasileiro fizesse da noite de sexta-feira "o dia oficial do happy hour", nada mais religioso que aquela cerveja gelada com petiscos no botequim!


O Jan Balder escreveu agora à tarde ao AUTOentusiastas informando mudanças no próximo Torneio Interlagos de Regularidade. São elas:

  • Será realizado no dia 19 de janeiro (sábado) apenas
  • Clássicos, tanto duplas quanto individuais:
    Briefing 10h30
    Largada 11h50
    Premiação 14h00
  • Modernos, tanto duplas quanto individuais
    Briefing 16h00
    Largada 17h25
    Premiação 19h00
Mais informações e inscrições em http://www.torneiointerlagos.com.br/

BS