google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Fotos: arquivo pessoal.

Chevette 4-portas, lançado numa época em que os carros de duas portas eram os preferidos – vendeu pouco, mas hoje o modelo é raridade procurada por colecionadores

Ao falar em Ford Corcel, muita gente torce o nariz, vem à cabeça de muita gente aquele carrinho surrado de um pedreiro ou o automóvel de “tiozinho”, aqueles que usam o automóvel pouquíssimo e dirigem com o corpo colado ao volante, normalmente devagar e atrapalhando a via local. O mesmo pensamento é estendido aos Dodges 1800, Polara e Chevrolet Chevette.

Acontece que os pequenos dessa fase são veículos bastante inteligentes, econômicos e em alguns casos carros muito “espertos”. Particularmente não tenho muitas experiências com os Chevettes, mas sempre andei nos carros do amigo Fabiano Tilli que é grande fã dos modelos quatro-portas, mas preferia andar com a picape Chevy 500, um carro muito íntegro, original e que gostava de acelerar. Mas é fato que o motor 1,4 e 1,6 serviram de base para muitos projetos mais modernos da fabricante que até faz referências à economia com “novos” projetos que não tem a autonomia dos modelos velhinhos.


Pessoal, tudo bem com vocês? Espero que 2013 seja bem especial para vocês e suas famílias. E que também seja de muito autoentusiasmo.

Em 2012 tive um ano muito agitado, mas muito rico. Tive que me dedicar de corpo e alma a outras atividades que exigiram muito trabalho físico e mental. Viajei demais também. Por isso acabei me afastando dos posts regulares apesar de estar sempre por dentro e em contato direto com o Bob, Arnaldo e outros colunistas. 

Vivi muitas experiências autoentusiastas que infelizmente não viraram posts ainda. Mas não quis perder a oportunidade de marcar 2012 como um ano excelente e decidi fazer essa coletânea de fotos. Cada uma delas tem uma boa história por trás. 

Inicialmente eu imaginei esse post um pouco mais organizado e ao menos com legenda nas fotos. Mas acredito que a grande maioria de vocês não terá dificuldade alguma para identificar os carros.

Um forte abraço,

PK
Foto: autor



Há pelo menos um mês – pode ser mais que isso – essa carreta (esquerda) e esse semi-reboque encontram-se estacionados diante da 27ª Delegacia Policial, no bairro do Campo Belo, zona sul de São Paulo. A rua onde os veículos estão é a Barão do Triunfo e o prédio da delegacia faz esquina com a rua Demóstenes.

O incrível é que ambos fecham a maior parte dos acessos ao estacionamento de vagas perpendiculares à fachada do prédio.

Minha curiosidade é tanto como ser possível esse veículos ficarem alí tanto tempo, com se fosse um depósito, quanto qual é a carga deles. Obviamente trata-se de uma apreensão por qualquer motivo, mas, tanto tempo no "depósito"?

De tanto passar pelo local – sempre uso essas duas ruas para acessar a av. Ibirapuera vindo da av. dos Bandeirantes – a curiosidade cresce, e resolvi registrar com uma foto do celular e compartilhá-la com os leitores.

Atualização: Passei hoje (18/01/13) pela rua e o cavalo-mecânico não estava mais lá, só os dois semi-reboques.

Nova atualização:  Hoje (27/01/13) continua igual.


Folhas ao redor das rodas: longa inatividade

O mistério continua...

Nova atualização: Passei lá esses dias (18/2)  e os semi-reboques finalmente se foram.

BS
Acho importante dar conhecimento aos leitores de um e-mail que o AE acabou de receber e compartilhar a enorme satisfação que me deu:

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"Olá!

Gostaria de agradecer ao blog, e principalmente ao Bob Sharp por ter divulgado esta matéria:

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/12/outra-da-cet_19.html

Graças à informação contida nela, ao qual eu desconhecia completamente, resolvi escrever um email para a NITtrans, uma espécie de CET da cidade de Niterói/RJ, onde resido, solicitando a retirada de tachões que instalaram na rua da minha faculdade no início do segundo semestre de 2012.
Niterói, como qualquer outra cidade brasileira, tem seu pavimento rodoviário urbano repleto de buracos e calombos asfalticos. Ou seja, não há a necessidade de por calombos artificiais nas ruas. Lembro que quando colocaram esses tachões eu fiquei muito chateado com aquilo, afinal, eram seis topadas (três na ida e três na volta) que os pneus do meu carro davam cada vez que eu quisesse ir a faculdade de carro.

Em menos de 10 dias eles retiraram os tachões.

A Nittrans não é exemplo a ser seguido na maioria dos casos, mas dessa vez surgiu uma ponta de esperança de que mudanças para melhor são possíveis.

Muito obrigado AUTOentusiastas! Que vocês tenham um próspero 2013!

PS: Logo abaixo está o único email da Nittrans e a solicitação que fiz."

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"Boa tarde Sr. Victor.
Encaminhamos sua solicitação ao setor responsável, assim que tivermos retorno informaremos.
Att.
M.Peluso
Ascom-Nittrans"
 
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Em 20/12/2012 às 14:53, "Victor Gomes" escreve:
Gostaria de saber de que forma posso socilitar a retirada de três conjuntos de tachões instalados na Rua Gastão Gonçalves no bairro de Santa Rosa.
Eles foram instalados no segundo semestre de 2012 com o provável objetivo de diminuir a velocidade dos carros na via. Porém, a instalação é ilegal pois em 25 de novembro de 2009 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) emitiu a Resolução nº 336, em que proibiu a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública como sonorizadores ou dispositivos redutores de velocidade.

Como dito no corpo da resolução, ela causa defeitos ao pavimento (que já é deteriorado por constantes vazamentos de água e esgoto) e aos veículos automotores.

A via já tem velocidade bem limitada visto que há carros estacionados dos dois lados da rua, buracos e grande movimentação por haver uma faculdade onde grande parte dos alunos utilizam automóveis e motocicletas.
 
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Com este episódio, o AUTOentusiastas cumprimenta efusivamente a Nittrans, que mostrou responsabilidade, consciência do dever e capacidade administrativa.

E ficou comprovado também, e principalmente, que o nosso país tem jeito. Basta haver pessoas sérias nos lugares certos.

BS