Estava faltando andar no Jetta 2,0 TSI em uso normal, só o havia dirigido quando foi lançado, no final de março de 2011. Pouco
depois, em maio, pedi à fábrica o 2,0 Comfortline com câmbio manual de cinco marchas
(link), uma vez que no dia da apresentação eu só havia dirigido a versão com
câmbio automático epicíclico de seis marchas e queria ver como ele andava com o
modesto motor 2-litros de apenas 120 cv sem as perdas associadas a esse tipo de
câmbio. Finalmente pus as mãos no 2.0 TSI e usei-o na cidade e andei um pouco
na estrada.
O que posso dizer, sem nenhum exagero, é que o Jetta 2,0 TSI
é um dos carros mais agradáveis e precisos que já andei, embora não tenha
dirigido todos que estão oferecidos no mercado brasileiro. Dá prazer andar com
ele, tanto faz se devagar ou rapidamente. Manobra bem, com 11,1 metros de diâmetro
mínimo de curva, ajudado pelo entreeixos relativamente curto de 2.651 mm, que não tira
espaço no banco traseiro e nem afeta o porta-malas – de dobradiça da tampa tipo
“pescoço de ganso” – que acomoda ótimos 510 litros.