google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: hooniverse.com
Fangio em seu Ferrari-Lancia em Silverstone, numa perfeita derrapagem de potência, sob total controle

        
Essa é uma questão muitas vezes levantada e para nunca se chegar a um consenso.

Qual o melhor piloto de todos os tempos?

Não será desta vez que vamos chegar ao tal consenso, nem isso o post pretende.

Cada piloto pegou uma época e cada época tinha suas demandas. Podemos, sim, comparar pilotos de uma mesma época, que corriam com carros similares, mas não podemos comparar pilotos da Fórmula 1 dos anos 1950 com os pilotos atuais, pois a pilotagem dos carros demandam muitos atributos diferentes, tanto física como tecnicamente.

Um Stirling Moss poderia ser um piloto medíocre pilotando os carros atuais e um Fernando Alonso poderia ser um bração pilotando um Mercedes W196. 


Mercedes-Benz W196, com carroceria aerodinâmica e de rodas descobertas


Fotos: Arquivo pessoal e Museu do Caramulo
Ford Especial V8, carro de corrida desenvolvido em Portugal  e que originou o  EDFOR

Eis minha primeira postagem no AUTOentusiastas. O autoconvite veio durante um bate-papo com o Bob Sharp em Curitiba, em um evento da Renault, conversávamos sobre grandes nomes do automobilismo. Com base nessa conversa decidi o assunto da minha primeira publicação, já que a idéia é escrever sempre sobre carros antigos. Então, para começar bem, vamos falar de grandes entusiastas de automóveis que estão pelo mundo. Um deles, em especial é o motivo desta postagem, o nome do criador é Eduardo Ferreirinha e a criatura é o EDFOR, um raro automóvel que nasceu com DNA das corridas.

EDFOR 1937 – carro criado por Eduardo Ferreirinha (piloto e gênio da mecânica)


Dia 29 de agosto de 2012, dois antes de expirar a redução de IPI para automóveis, eletrodomésticos e outros, o Ministro da Fazenda anunciou uma extensão variável desse benefício de acordo com o setor, sendo o de automóveis por mais sessenta dias, isto é, até 31 de outubro. O para materiais de construção vai até dezembro de 2013.

Para uns, uma medida já esperada, a correria às lojas iniciada em junho, primeiro mês da redução de IPI arrefeceu um pouco em julho e se intensificou em agosto, na expectativa que os preços voltariam aos patamares de imposto cheio em setembro. Não voltarão.

Medida esperada, por que os retrospectos dizem que extensões do prazo de benefícios tributários no Brasil ocorrem quase dez entre dez vezes. Os números resultantes dessa redução temporária do imposto foram divulgados pela Anfavea: as vendas aumentaram 25,5% na comparação da média de emplacamentos diários dos períodos antes e depois da adoção do IPI zero para carros de motor até 1.000 cm³ – IPI de 6,5% para automóveis de motor entre 1.001 e 2.000 cm³. Em junho de 2012 uma redução de preços finais ao consumidor de cerca de sete por cento alavancou vendas em mais de três vezes e meia.
Fotos: Wikipedia e outras fontes



Há determinados carros que passam pelas nossa vidas pelos quais, mesmo sem nunca ter dirigido um, nos apaixonamos. No meu caso, um desses é o Honda S2000. Aliás, nunca escondi minha admiração por este fabricante japonês surgido em 1948 – mesmo ano em que nasceram marcas importantes como Porsche, Land Rover e Holden. Admiração também, e muito especial, por seu fundador e líder, Soichiro Honda, sobre o qual uma pequena história quero contar antes de passar ao tema deste post, o S2000.

Terminada a Segunda Guerra Mundial na região Ásia-Pacífico com a rendição incondicional do Japão em 14 de agosto de 1945, um japonês que estava aqui bem antes do início do conflito, chamado Murakami – que conheci, trabalhava na Honda daqui – recebe uma carta de um amigo no Japão. Na carta, o amigo fala de um país arrasado, sem futuro e do qual desejava sair, e pergunta se haveria trabalho para ele no Brasil. A carta foi respondida e Murakami lhe disse para ficar no Japão, havia que reconstruir a pátria e ele poderia ajudar com sua capacidade e conhecimento tecnico. O amigo decidiu ficar. Acho que o leitor já percebeu de quem se trata: Soichiro Honda. O resto da história todo mundo sabe.

Um fato que me tocou fundo foi durante a apresentação da pequena motocicleta Honda Pop 100, aqui em São Paulo faz alguns anos, a exibição de um filme institucional da empresa no qual eram mostrados seus vários produtos e realizações, entre eles o jato executivo HondaJet. Ao final do filme, tendo o avião como foco, uma frase que nunca vou esquecer: "Nós sempre tivemos asas. Agora podemos voar". Para quem não se lembra, o logotipo da Honda para motocicletas é uma asa de pássaro sobre o nome Honda, símbolo de asas da liberdade (Liberty wings) da locomoção individual. Desnecessário dizer que fui tomado pela emoção.

O Honda S2000 – o "S" é de carro esporte e o número, a cilindrada; houve os pequenos S360 e S800 na década de 1960 – foi lançado em abril de 1999, depois de apresentado como conceito no Salão de Tóquio de 1995. Ficou em produção até junho de 2009.