Os gráficos acima são os pontos
básicos deste post. O primeiro, extraído do Automotive Handbook editado
pela Bosch, em conjunto com a VDI Verlag, representa a força de tração e
velocidade de um automóvel hipotético. O segundo, extraído de uma prova de engenharia
automobilística de trem de força da Universidade de Bolton, na Inglaterra,
representa os "dentes de serra" ou as rotações do motor no eixo das
ordenadas e as do veículo, no eixo das abscissas.
É possível afirmar que
no projeto de trem de força de todo veículo ambos os gráficos foram empregados
nas análises dos engenheiros, ao conceituar e definir quais relações de marcha
do veículo teria. Segundo o livro mencionado acima, os elementos de definição
do trem de força devem respeitar os seguintes pré-requisitos:
- Permitir a saída do veículo
- Converter torque em velocidade (do motor às rodas)
- Permitir seguir adiante ou de ré
- Transmitir forças de tração para locomoação do veículo
- Permitir rotações diferentes da rodas motrizes nas curvas (função do
diferencial)
- Garantir operação ótima do motor em termos de desempenho de combustível e
de emissões gasosas




