Estávamos em Campos do Jordão, e na casa do Sandrão tínhamos
umas seis motos para escolher com quais sair. Cunhados e amigos deixam suas
motos trail na casa do Sandrão, já que ele é um feliz morador das montanhas.
Campos de Jordão é ótimo para trail, é um mundão infindável.
Como eu morava na fazenda e tinha uma Honda XL 250
normalzinha de fábrica, peguei uma XL com motor preparado, aliviada de
supérfluos e com pneus biscoitudos para sentir a diferença e ver se valia a
pena fazer o mesmo na minha. No asfalto esses pneus eram simplesmente
horríveis, conforme o esperado; roncavam e tinham pouca aderência. Porém na
terra eles agarravam bem acima do que eu esperava, já que não estava acostumado
com esses pneus de utilização específica para a terra. Fiquei impressionado. A
XL era outra coisa com esses pneus. Mudaram radicalmente a moto. Piorou um
bocado no asfalto e melhorou muito na terra.
Quando o Fiat Doblò foi lançado, dei uma boa guiada nele, já que era amigo do dono da concessionária de Pirassununga, e fomos juntos
dar um passeio. Em seguida, quando o Doblò Adventure foi lançado, de novo fomos
dar um passeio. A versão Adventure vinha, e vem, com pneus de duplo-propósito,
ou seja, conforme propagandeiam, para uso na terra e também no asfalto. Já eu
os considero como sendo de "duplo-despropósito", pois não são bons
nem pra um nem pra outro.




