Uma invenção do começo do século 20, numa pequena cidade do
Meio Oeste americano, está entre nós até hoje. Ao dirigir um carro de câmbio
manual deve-se agradecer aos irmãos Packard pelo
padrão "H", patenteado em 1902 por James Packard e William Hatcher. Packard
foi o co-fundador da Packard Motor Car Co, com seu irmão William, e Hatcher era um engenheiro
projetista. Historiadores confirmam que eles foram os primeiros a usar o padrão "H".
A descrição no pedido da patente, assinada por Packard e
Hatcher, dizia “Inventamos algumas novas e úteis Melhorias no Mecanismo de
Controle para Veículos a Motor“, o que veio a se comprovar ser apenas parte do que era
realmente. E acrescentava: “Esta invenção compreende aperfeiçoamentos nos dispositivos
de controle do veículo; e ela é relativa aos meios pelos quais o veículo pode
ser parado, posto em movimento e dar ré, e sua velocidade controlada, pelo
simples movimento para frente e para trás de uma alavanca de controle”.