Fotos: divulgação Peugeot
O Peugeot 308 chega para substituir o 307 mais com aperfeiçoamentos do que com
novidade propriamente dito, sem que isso constitua algum demérito. Pelo
contrário, o hatchback médio francês melhorou em vários aspectos. Continua com
motorizações 1,6 e 2 litros,
mas na menor há a novidade do sistema de partida a frio não requerer mais
injeção de gasolina e o conjunto de reservatório e bomba, tudo graças a um
sistema desenvolvido pela Bosch, que será visto adiante.
O 308 foi lançado no Salão de Frankfurt de 2007, com vendas
no início de 2008. Em 2011, no Salão de Genebra, foi apresentada sua
atualização, cujo desenho é o mesmo do que agora chega ao Brasil. A principal
mudança é a grade dianteira menor – o “bocão” não proporcionava mesmo visual
dos mais agradáveis.
Para recordar, o 307 chegou ao Brasil importado da França em
2002 e dois anos depois começou a vir da Argentina, da fábrica Peugeot em El
Palomar, perto de Buenos Aires.
As dimensões permaneceram próximas do 307, com ganho de 74 mm no comprimento e 69 mm na largura, porém com
redução de 12 mm
na altura. O volume do porta-malas não se alterou, 348 litros quando medido
com blocos VDA (tanto a Peugeot quanto a Citroën costumam informar volume medido
pelo método de água, no caso 430
litros, mas que é irreal).